Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Captura de carbono não deve ser o único critério para preservar florestas

As florestas mais ricas em biodiversidade – variedade de espécies e habitats – nem sempre são as que mais retêm carbono, mas sua conservação é fundamental para o equilíbrio e para a sobrevivência do planeta foi o que revelou uma pesquisa publicada nesta terça-feira (17) na revista “Scientific Reports”.


O estudo foi dirigido pelo cientista Martin Sullivan, da Universidade de Leeds, e desenvolvido por especialistas de 22 países que estudaram a biodiversidade e a capacidade de armazenamento de carbono em 360 pontos de florestas temperadas da África, Ásia e a Amazônia, analisando um total de 200 mil árvores.

Seus resultados mostraram como as florestas tropicais africanas, que se estendem de leste a oeste pela faixa central do continente, são as que mais absorvem carbono, mas possuem menos variedade e riqueza de espécies do que as de outras partes do planeta. Ao contrário, as florestas da região amazônica e da Ásia, principalmente em Bornéu, contam com mais biodiversidade, mas armazenam menos carbono por hectare.

Até agora, as políticas de luta contra a mudança climática foram centradas na conservação das florestas e na capacidade delas de reter o gás carbônico.

“Se basearmos a conservação apenas nesse tipo de política não necessariamente protegemos as florestas mais ricas em biodiversidade. É preciso preservar também outras, inclusive porque abrigam um maior número de variedade de espécies”, explicou Sullivan.

O estudo lembrou, por exemplo, que as florestas tropicais mais primitivas do planeta cobrem metade do total de espécies do mundo e que conservá-los não é vital apenas para armazenar carbono e para que a temperatura do planeta não suba mais do que 2 graus com relação aos níveis pré-industriais, mas também para garantir a sobrevivência de milhões de espécies.

“Apesar de mais biodiversidade nem sempre significar mais armazenamento de carbono, conservar as florestas mais ricas em espécies é fundamental para o equilíbrio do planeta”, destacaram os pesquisadores.

O professor Simon Lewis, também da Universidade de Leeds e outro autor do estudo, ressaltou, por sua vez, que é preciso lembrar que as florestas não são somente depósitos de carbono.

“Lá também é o lar de comunidades e de todo tipo de espécies de plantas e animais, por isso é preciso protegê-los com uma visão integral que vá além da captura de carbono”, disse. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros