Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Amenizar o momento da morte: o papel da tanatopraxiaatopraxia

Você já ouviu falar em Tanatopraxia? A palavra vem do grego: thanatos – morte e práxis – o que se faz habitualmente, o que seria, de acordo com a origem da palavra, “o que se faz habitualmente diante da morte”.
A tanatopraxia permite uma completa desinfecção e conservação do corpo, eliminando possíveis riscos biológicos, por meio da injeção de um líquido conservante e desinfetante. Por meio dela também é possível realizar a restauração facial e corporal. A técnica é aplicada em três níveis que variam de acordo com o tempo necessário para a realização das cerimonias fúnebres até o sepultamento.

O momento da morte para muitas pessoas é repleto de negação e angústia. É cercado de tabus e muitas vezes encarado como um tema que deve ser evitado. Mas a morte é inevitável para todos nós. Faz parte da condição humana e deve ser encarada com serenidade e naturalidade. Para tentar tornar esse momento mais ameno existem diversos profissionais que trabalham diariamente com a morte, entre eles está o tanatopraxista.

Essas pessoas desempenham um trabalho nobre e fundamental para a sociedade e encaram a profissão como algo gratificante. Dois bons exemplos disso são Marivaldo Amaro e Luzinete, tanatopraxistas do Grupo Vila no Rio Grande do Norte e Pernambuco, respectivamente. Na profissão há 12 anos, Marivaldo a descreve como indispensável e solidária. “Para mim o meu trabalho é um ato de carinho e respeito com as pessoas que não estão mais entre nós. É gratificante quando a família se sente satisfeita com o nosso serviço”, explica.

No Rio Grande do Norte e em Pernambuco, o Grupo Vila é a única empresa que realiza a tanatopraxia, que na prática tem como função o tratamento e a conservação do corpo falecido até o momento do sepultamento ou cremação. Mas a sua função vai muito além disso, pois por meio dela se consegue dar uma aparência mais natural ao corpo, como antes da morte, o que comprovadamente atenua o sofrimento da família e facilita na adaptação da ausência do ente querido, o que psicologicamente tem um valor incalculável. Além de possibilitar o prolongamento dos atos fúnebres, a tanatopraxia permite que familiares distantes participem do funeral e até a realização de traslados nacionais e internacionais para velório e sepultamento em outras cidades.

Fonte: Grupo Vila

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros