Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Agricultura comercial causou 70% do desmatamento na América Latina

Levantamento da FAO mostra que no Brasil, mais de 80% do desmatamento está associado à conversão de terras em pastagens, mas país é elogiado por iniciativa Bolsa Verde, de apoio a famílias pobres. Segundo a FAO, não é preciso acabar com as florestas para produzir mais alimentos.

Despoluir Baía de Guanabara custaria R$ 20 bi e levaria 25 anos, diz secretário

O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, André Correa, disse ontem (20) que não é possível deixar a Baía de Guanabara em condições adequadas em menos de 25 anos. Correa concedeu entrevista coletiva ao lado de uma ecobarreira no Rio Meriti e afirmou que a meta de “despoluir 80% da baía até a Olimpíada” era “muito ousada e mal colocada”, pelo que ele avaliou como um erro de comunicação.

Economia solidária e consciente, artigo de Roberto Naime

Quando se pensa no atual cenário da economia mundial, é provável que surjam na mente palavras como crise, competição, desigualdade e acúmulo de riquezas. Mas outros caminhos apontam para a construção de um modelo econômico bem diferente, no qual as palavras de ordem são a cooperação e a solidariedade.

A Mata Atlântica invisível nas cidades

A vista parece a de sempre, mas não é. Nesses dias de inverno, período mais seco do ano, uma faixa de poluição é visível e aumenta a cada dia, piorando o ar de São Paulo. Uma girafa mecânica mostra que a cidade continua sendo adensada aqui e em outras regiões. Tudo demais, verde de menos.

Economia Verde, artigo de Roberto Naime

DINIZ e BERMANN (2012) asseveram que a ideia de economia verde surgiu recentemente e ganha projeção cada vez mais acentuada. Para entender um pouco melhor, precisamos buscar a gênese do conceito, que se encontra na idéia de desenvolvimento econômico sustentável, também chamada de desenvolvimento sustentável.

Ibama e PF realizam Operação Hymenaea no Maranhão e destroem 21 serrarias

A Polícia Federal (PF) e o Ibama iniciaram na quinta-feira (14/07) a Operação Hymenaea, com o objetivo de combater grupo criminoso ligado à extração e comercialização de grandes quantidades de madeira da Terra Indígena (TI) Caru e da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Maranhão.

Quito é uma das cidades mais sustentáveis do mundo

Com uma ampla oferta de espaços verdes, diversidade de flora e fauna e inúmeras iniciativas eco-friendly, Quito continua se esforçando para se tornar uma das cidades mais sustentáveis do mundo e atrair cada vez mais turistas dispostos a descobrir este destino que se desenvolve em harmonia com o meio ambiente.

Produção de alimentos é suficiente, mas, com a desigualdade de renda e o desperdício, ainda há fome no país

A produção nacional de alimentos é suficiente para os mais de 204 milhões de brasileiros, mas a desigualdade de renda e o desperdício ainda fazem com que 7,2 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema da fome no país, revela estudo conduzido pelo professor Danilo Rolim Dias de Aguiar, pesquisador do Departamento de Economia do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos.

Pulverização aérea de agrotóxico provoca danos persistentes, dizem especialistas

Em 2006, uma nuvem tóxica oriunda da pulverização aérea em plantações de soja chegou à área urbana e provocou intoxicação aguda em crianças e idosos de Lucas do Rio Verde (MT). Já em 2013, quase 100 pessoas, entre professores e alunos, tiveram intoxicação depois que um avião jogou defensivos agrícolas sobre uma escola de Rio Verde (GO).

Ceará pode proibir pulverização aérea de agrotóxicos

“Os aviões faziam o retorno em cima da comunidade e passavam por cima da igreja. A comunidade ficava toda branca, como se estivesse nevando.” O relato da agricultora Socorro Guimarães, 42 anos, diz respeito à prática da pulverização aérea de agrotóxicos nas propriedades rurais próximas da comunidade Tomé, em Limoeiro do Norte, a 200 quilômetros de Fortaleza.

O custo ambiental de comer carne

Na medida em que as ciências ambientais avançam, é cada vez mais evidente que o apetite humano por carne animal agrava a maioria dos problemas ambientais, como o desmatamento, a erosão, a escassez de água potável, a contaminação atmosférica e da água, a mudança climática e a perda de biodiversidade, a injustiça social, a desestabilização das comunidades e a expansão das doenças”.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros