Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Cadastro Ambiental Rural (CAR) é prorrogado por mais um ano para pequenos produtores

O governo prorrogou para maio de 2017 o prazo para que pequenos produtores rurais e agricultores familiares façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas terras. A prorrogação assegura que os mais de 1 milhão de proprietários e posseiros de pequenas terras que ainda não fizeram o cadastro não sejam prejudicados no acesso aos benefícios previstos no Código Florestal.

Greenpeace Brasil lança estudo sobre como a energia fotovoltaica pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos


Já pensou sobre o que mudaria no seu dia-a-dia se você pudesse gerar sua própria energia, ter mais independência, mais escolhas e menos gastos? Agora imagine como seria nosso país se a energia solar fotovoltaica estivesse na casa de muitas e muitas pessoas. Que tipo de benefícios veríamos na nossa economia? E como essa fonte favoreceria o meio ambiente?

‘População está decepcionada com Belo Monte’, diz líder de movimento em Altamira

A inauguração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), não trouxe alegria para a população de Altamira, onde o empreendimento está situado, segundo a coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antônia Melo, moradora da cidade. Segundo ela, até quem apoiou a construção da usina hoje está decepcionado.

A bioenergia deve ser sustentável, artigo de Reinaldo Dias

A publicação da Lei no 13.263, no dia 24 de março deste ano, que altera os percentuais de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado no Brasil pode ser considerada um passo importante para o avanço das políticas públicas relacionadas aos biocombustíveis. Estabelece a obrigatoriedade de adição de biodiesel com aumento gradativo pré-estabelecido no texto legal. Serão adicionados 8% nos primeiros doze meses após a publicação da lei, passando a 9% após 24 meses e 10% após 36 meses.

Unidades de Uso Sustentável no SNUC, artigo de Antonio Silvio Hendges

A Lei 9.985/2000 estabeleceu no Brasil o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, regulamentando o artigo 225 da Constituição em seus incisos I, II, III e VI. Unidade de Conservação é “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”. Lei 9.985/200, artigo 1º, inciso I. Estão classificadas em dois grupos com características específicas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, com suas respectivas sub classificações.

Ecobarreira se rompe e toneladas de plantas subaquáticas atingem praias do Rio

Toneladas de gigogas apareceram neste final de semana na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio e ontem (3) também na Praia de Ipanema, na zona sul carioca. As plantas subaquáticas estão sendo retiradas da areia por equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e, até agora, foram recolhidos mais de 53 toneladas de resíduos das praias. As gigogas foram levadas para o mar após o rompimento de uma ecobarreira instalada na Lagoa da Tijuca, na Barra da Tijuca, devido à ressaca do mar.

Campanha Global ‘Vamos nos LIBERTAR dos combustíveis fósseis!’

De 2 a 15 de maio de 2016, uma onda global de ações em massa terá como alvo os projetos mais perigosos relacionados a combustíveis fósseis para manter o carvão, petróleo e gás no subsolo e acelerar a transição justa para 100% de energia renovável. É o movimento LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, ou BREAK FREE 2016 em inglês.

Desastre de Mariana pode ter afetado animais marinhos pouco conhecidos

Além de diversas espécies já conhecidas, o desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, pode ter afetado uma enorme variedade de outros organismos marinhos ainda pouco estudados que ocorriam em regiões atingidas pela lama tóxica vazada da barragem de rejeitos de minério de ferro, que rompeu no início de novembro.

Unidades de Proteção Integral no SNUC, artigo de Antonio Silvio Hendges

A Lei 9.985/2000 estabeleceu no Brasil o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, regulamentando o artigo 225 da Constituição em seus incisos I, II, III e VI. Unidade de Conservação é “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”. Lei 9.985/200, artigo 1º, inciso I. Estão classificadas em dois grupos com características específicas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, cada qual com suas respectivas sub classificações.

Investimentos verdes são a chave para a economia de baixo carbono, artigo de Nina Braun

Debates em torno de uma economia verde e de baixo carbono têm sido recorrentes em todas as partes do mundo à medida que as mudanças climáticas já começaram a causar diversos efeitos físicos com sérias consequências para as empresas e investidores.

Ministra do Meio Ambiente diz que é inaceitável flexibilizar licenciamento ambiental

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse, na sexta-feira (29), que considera inaceitável a flexibilização do licenciamento ambiental para a realização de obras. Uma das tentativas neste sentido tramita no Senado, na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65/2012, que permite o início do projeto apenas com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo próprio empreendedor.

Licenciamento ambiental sob ataque severo do poder econômico, artigo de Eduardo Luís Ruppenthal

Eles não sossegam! Depois do retrocesso com a flexibilização do Código Florestal Brasileiro (atual lei 12.651, de proteção à vegetação nativa), que tem a sua constitucionalidade ainda discutida no Supremo Tribunal Federal (STF) através de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade, o alvo da vez é o licenciamento ambiental.

Modelo matemático auxilia a planejar operação de reservatórios de água

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-Unicamp) desenvolveram novos modelos matemáticos e computacionais voltados a otimizar a gestão e a operação de sistemas complexos de suprimento hídrico e de energia elétrica, como os existentes no Brasil.

Educadores ambientais viram referência

Pelo país afora, agentes populares de educação ambiental se multiplicam para disseminar práticas sustentáveis na agricultura familiar. Apoiados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), projetos em diversos estados dedicam-se a capacitar os interessados em atuar na área. Nesta quinta-feira (28/04), gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) avaliaram os programas em execução por meio de edital do Fundo destinado à formação desses agentes.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros