Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Terrorismo e lixo, os dramas nucleares

Ao se reunir no final da semana passada em Washington com 52 chefes de Estado para mais uma Cúpula de Segurança Nuclear (Estado, 30/3), o presidente Barack Obama estava diante de uma realidade incômoda: sete anos depois de pedir em Praga “um mundo sem armas atômicas”, o número de países que dispõem de materiais para armamentos nucleares caiu apenas de 32 para 24, segundo organizações não governamentais . E, também grave, estava ausente a Rússia, num momento de alta tensão com os EUA .

PF investiga empresa responsável por tratamento de águas e esgoto em Roraima

A Polícia Federal deflagrou ontem (7/4) a Operação Knossos, com o objetivo de apurar a prática de crimes ambientais pela CAER – Companhia de Águas e Esgotos de Roraima e seus gestores, em Boa Vista/RR. Há ainda indícios de reflexos na qualidade da água que é servida à população de Boa Vista/RR.

Ameaças ao processo de licenciamento ambiental: a quem interessa? artigo de Ricardo Luiz da Silva Costa

A Lei Complementar 140/2011, em primeiro plano, regulamenta o Art.23 da Constituição Federal e suas derivadas tendo em vista a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em ações administrativas de competência comum atinentes a proteção ambiental e ao patrimônio natural; ao combate à poluição em todas as suas formas; e a preservação das florestas, da fauna e da flora; e altera a Lei 6938/1981 que define a Política Nacional de Meio Ambiente.

Companhia de saneamento do Rio é investigada por falhas no processamento do esgoto e cobrança de taxas indevidas

A Polícia Federal deflagrou ontem (7) a Operação Feng Shui, destinada a apurar crimes ambientais decorrentes da emissão de esgoto, sem o devido tratamento, nas águas da Baía de Guanabara e lagoas da região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.

Vazamentos em barragem da Samarco motivam nova ação do Ministério Público

Cinco meses após o rompimento da barragem da Samarco, a lama de rejeitos continua escoando para o meio ambiente. A situação levou o Ministério Público de Minas Gerais a apresentar uma nova ação civil pública, nesta segunda-feira (4), solicitando que a mineradora seja obrigada a conter o vazamento em até cinco dias.

Sem operar desde 2011, Mundo Mineração é obrigada a desativar barragens em Minas

Uma liminar concedida pela Justiça Federal em Minas Gerais obriga a mineradora Mundo Mineração e sua subsidiária australiana Mundo Minerals a desativar barragens de rejeitos de exploração de ouro, localizadas nos municípios mineiros de Nova Lima e Rio Acima. A decisão, proferida pelo juiz Itelman Raydan Evagelista, no dia 28 de março, responde uma solicitação da procuradoria federal que atua junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Pantanal pode ter temperaturas elevadas em 7º C até 2100, indica estudo

O Pantanal, a maior planície alagada do mundo, corre o risco de, em 2100, ver as suas temperaturas médias anuais elevadas em até 7 °C. Tamanho aumento de temperatura implicaria uma redução sensível no regime de chuvas da região, principalmente no inverno. Tais mudanças climáticas teriam impacto sobre a evaporação da região e a própria existência do Pantanal como o conhecemos.

Comunidades debatem estratégias para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Representantes de estados, povos indígenas e comunidades tradicionais, especialmente da Amazônia, o setor privado, a sociedade civil organizada e a academia debateram na quarta-feira (6), no Ministério do Meio Ambiente, os próximos passos para redução dos gases de efeito estufa no país.

Regulamentação da Lei da Biodiversidade

O projeto de decreto que regulamentará vários artigos da Lei 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, entra em consulta pública a partir desta quinta-feira (07/04). O acesso já está disponível no site do Palácio do Planalto. Qualquer pessoa pode participar e encaminhar sugestões até o dia 2 de maio também por meio do portal Participa ou via correio eletrônico: patrimoniogenetico@presidencia.gov.br.

MMA lança estratégia de redução de emissões

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança nesta quarta-feira (06/04), em Brasília, a Estratégia Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável das Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (ENREDD+).

STF suspende fornecimento da pílula do câncer pela USP

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, determinou nesta terça-feira (5) a suspensão da distribuição da fosfoetalonamina sintética, mais conhecida como “pílula do câncer”, pela USP (Universidade de São Paulo). A instituição só poderá repassar o estoque que ainda resta da substância para pedidos antigos.

MP quer que a Justiça de MG obrigue Samarco a conter vazamento

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou na segunda-feira (4) com ação civil pública pedindo que a Justiça obrigue a Mineradora Samarco a conter em cinco dias a lama que está vazando desde o dia 5 de novembro de 2016 quando a barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, se rompeu. Nesta terça-feira (5) a tragédia completou cinco meses.

Cientistas suecos inventam madeira transparente que pode substituir vidro

Pesquisadores suecos acabam de criar a madeira transparente, que poderá substituir o vidro na fabricação de estruturas como janelas e fachadas – e principalmente reduzir de forma significativa os custos de produção de painéis solares. Dentro de alguns anos, será possível até transformar as próprias janelas e paredes de casas e edifícios em painéis solares.

Estudo do governo dos EUA mostra efeito de mudança climática na saúde

O governo dos Estados Unidos publicou na segunda-feira (4) os resultados de um extenso estudo realizado durante três anos por várias agências federais que concluiu que a mudança climática terá efeitos nocivos para a saúde pública dos cidadãos americanos nos próximos anos.

Neocolonialismo ecológico é ameaça global, artigo de Reinaldo Dias

Um dos maiores desafios para a implementação, a partir deste ano, dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (OS) é a permanência de relação perversa entre os países desenvolvidos (Norte) e os países em desenvolvimento (Sul) que pode ser caracterizada como de neocolonialismo ecológico.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros