Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Polinizadores atuam em 75% dos alimentos

Os polinizadores, que são fundamentais para um terço dos alimentos que comemos, recebem uma atenção especial, após um histórico informe divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para o perigo que as atividades humanas representam para muitas das 20 mil espécies que transportam o pólen.

Esgotamento sanitário mais uma vez relegado a segundo plano no Brasil, artigo de Sucena Shkrada Resk

Bactérias, vírus e parasitas, coliformes fecais, produtos químicos, metais pesados…  Sinto muito dizer, mas 42% da população convivem com este contexto de saneamento, porque não têm acesso a um direito mínimo, que é a coleta de rede de esgoto. O endereço dessa realidade, em pleno século XXI, é o nosso país – Brasil.

Fenômenos climáticos extremos, como chuvas ou secas, podem ter um impacto devastador na produção agrícola

O aquecimento global pode provocar 500 mil mortes adicionais no mundo até 2050 devido às alterações na alimentação e no peso das populações, impulsionadas pela queda da produção agrícola, diz estudo divulgado ontem (3) na revista The Lancet.

Alertas do DETER/INPE estimam 226 km2 de corte raso na Amazônia entre novembro e janeiro

Nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, os alertas de alteração na cobertura florestal por corte raso e/ou degradação na Amazônia somaram 391 Km². Deste total, estima-se que 226 km² são de áreas de desmatamento por corte raso e 155 km² correspondem à degradação florestal, além de 10 km² de desmatamentos não confirmados, conforme registro do DETER, o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Samarco poderá desembolsar mais de R$ 20 bilhões pelo desastre em Mariana

Os recursos prometidos nesta quarta-feira (2) pela mineradora Samarco para revitalizar a Bacia do Rio Doce vão variar conforme as necessidades de reparação, e não possuem um valor máximo de desembolso. As estimativas constam no acordo assinado entre a empresa, os governos de Minas Gerais, Espírito Santo e a União, e vão se somar ao cálculo já feito das medidas compensatórias, que custarão R$ 4,1 bilhões.

OMS define novos parâmetros para alimentos processados

Agência da ONU publicou critérios para definir o que seriam quantidades excessivas de sal, açúcar e gordura em produtos industrializados. OPAS/OMS quer alertar os países e a população das Américas para os riscos do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, responsável por taxas crescentes de diabetes, câncer, doenças do coração e obesidade.

MPF cobra reparação total de danos ambientais do Porto do Açu (RJ)

O Ministério Público Federal (MPF) se opôs, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos recursos especiais do estaleiro OSX e do Porto do Açu Operações, responsáveis pelo complexo logístico portuário em construção em São João da Barra, no Norte fluminense.

Saneamento e a escassez qualitativa da água, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Quando Pero Vaz de Caminha chegou ao litoral brasileiro, além da admiração pelos índios e índias, pela exuberância da floresta litorânea, ele fica deslumbrado com a quantidade de águas. Vai escrever ao rei: “águas são muitas; infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das aguas que tem! ”. Frase que depois, falsificada, fica reduzida a “nesse país em se plantando tudo dá”.

Brasil terá que desenvolver modelo próprio de controle biológico de pragas agrícolas

A exemplo do que fez na agricultura, em que se tornou um dos maiores produtores agrícolas mundiais ao desenvolver uma série de tecnologias e adaptar sistemas de produção de cultivos de regiões temperadas para os trópicos, o Brasil também terá que desenvolver um modelo próprio de controle biológico.

Agricultura urbana: Andernach, a cidade alemã que virou uma horta, artigo de Roberto Naime

Andernach, no oeste da Alemanha, enche canteiros, terrenos baldios e até rotatórias de trânsito com frutas e verduras. Enquanto moradores aproveitam a fartura, o vandalismo diminui e os turistas aparecem em grande número para conferir a experiência.

Agroecologia é alternativa para cultivo agrícola mais sustentável


A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros