Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Aquecimento global, gentrificação e o fim da praia de Ponta Negra em Natal, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A praia de Ponta Negra, em Natal, foi estreitada pela ganância e a especulação imobiliária, visando ampliar o espaço do lucro da construção de hotéis, bares, restaurantes e demais malfeitorias que enfeiam e poluem a praia do Morro do Careca, ponto turístico mais famoso da capital Potiguar.

Projeto coloca selos em casas sem focos do Aedes aegypti, em Luziânia

Mais de 180 imóveis sem focos de Aedes aegypti receberam o selo “Esta Casa Não Tem Dengue” em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A medida é uma iniciativa da prefeitura para motivar a população a combater o mosquito e, assim, reduzir os casos da doença.

Estiagem deixa 3 cidades do AM em alerta e ameaça isolar comunidades

Três municípios estão em situação de alerta e um está em emergência por conta da estiagem na calha do Rio Negro. A seca dos mananciais ocasionada pela falta de chuva ameaça isolar cidades e já compromete o abastecimento de água e alimentos. De acordo com a Defesa Civil do Estado do Amazonas, a mudança foi motivada pelo El Niño e ocorre durante o chamado “inverno amazônico”.

Vacina contra zika pode ficar pronta para testes em um ano, diz ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quinta-feira (11) uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para desenvolver uma vacina contra o vírus da zika. Segundo ele, a experiência das instituições pode encurtar o prazo de formulação do produto em laboratório para um ano. Depois, a vacina deve ser testada em animais e humanos por mais dois anos, antes de o imunizante ser aplicado em grande escala, de acordo com o ministro.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A ONU, o Zica Vírus e o Aborto

Ana Candida Echevenguá

O Alto Comissariado da ONU - Organização das Nações Unidos - solicitou – em caráter de urgência - a liberação de contraceptivos e do aborto em países com altas taxas de infecção provocada pelo Zika Vírus. Dentre estes, obviamente, está o Brasil. O alto comissário Zeid Rad’ad Al-Hussien pediu que “As leis que restringem o acesso a esses serviços sejam revistas em adequação com as obrigações dos direitos humanos, a fim de garantir o direito à saúde para todos”. 

Campanha da Fraternidade 2016 alerta para necessidade do saneamento básico no Brasil

“O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”. Com essa mensagem, o papa Francisco convida as pessoas a se mobilizarem, a partir de suas comunidades, para promoção da Justiça e do direito ao saneamento básico, na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

Tratado contra testes nucleares só no papel

Após nove anos no cargo, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, se retirará em dezembro, possivelmente sem conseguir um de seus objetivos políticos mais ambiciosos, o de garantir a entrada em vigor do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT).

Cientistas e institutos vão compartilhar informações gratuitamente sobre o zika vírus

Os pesquisadores e os institutos de pesquisa comprometeram-se a divulgar gratuitamente as suas futuras descobertas sobre o zika vírus, uma prática não habitual no meio científico, justificada pela urgência em saber mais sobre o vírus e conter a epidemia. 

Agrotóxicos sempre trazem riscos II, artigo de Roberto Naime

Luis Schiesari observa que apesar de existirem avanços na indústria, com produtos menos tóxicos e menos persistentes, uma diretriz não muda em relação aos agrotóxicos. São produtos formulados para matar organismos vivos indesejáveis para o cultivo, ou seja, são venenos.

Justiça congela plano de Obama para barrar emissões de CO2 por carvão

A Suprema Corte dos EUA suspendeu temporariamente um plano abrangente para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por usinas termelétricas a carvão, causando um abalo significativo nos esforços regulatórios do presidente Barack Obama para a mudança climática.

Educação Ambiental: infelizmente ainda está faltando muito, artigo de Luiz Eduardo Corrêa Lima

O Brasil é um país onde o setor primário, isto é, a agricultura, a pecuária e a mineração se constituem na base da economia. Além disso, o setor secundário é quase totalmente ocupado por empresas multinacionais e a grande maioria delas é totalmente despreocupada com as questões ambientais e menos preocupadas ainda com o Brasil e a população brasileira.

Rio recolhe 136 toneladas de lixo nos desfiles das escolas de samba e blocos

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu no segundo dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo A, no Sambódromo, da Avenida Marquês de Sapucaí e entorno, 23,76 toneladas de resíduos, além de 3,73 toneladas de material reciclável, do interior da passarela.

USP avalia 6 mil grávidas para estudar relação entre Zika vírus e microcefalia

A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) anunciou na quarta-feira (3) que começou a estudar a relação entre os casos de infecção do zika vírus e de microcefalia na gravidez. Coordenador da pesquisa, o virologista Benedito Lopes da Fonseca estima que 6 mil grávidas sem os sintomas da doença serão acompanhadas durante a gestação.

Agência da ONU de energia atômica discute combate ao Aedes em reunião no Brasil

Em resposta à epidemia do vírus Zika na América Latina, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realiza este mês uma reunião para tratar do uso de técnicas nucleares para o controle de mosquitos. O encontro deve acontecer nos dias 22 e 23 de fevereiro em Brasília, conforme anunciou o diretor-geral da entidade, Yukiya Amano.
domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cobrança Ilegal das Operadoras de Telefonia, artigo de Ana Echevenguá






Em qualquer lugar do Planeta, tem alguém pendurado num telefone celular... uso irrestrito pra qualquer idade, sexo, classe social... Sabendo dessa dependência, as  operadoras de telefonia esquecem de respeitar o usuário/consumidor! Assim, cometem várias ilegalidades... uma das mais corriqueiras é a cobrança de tarifas não contratadas. Seja nos planos ‘pré’ ou ‘pós’ pagos. Até cobrança de seguro aparece em algumas faturas... Se isso não ocorreu ainda com você, parabéns! Mas, fique antenado e de olho na sua conta!

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros