Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Canasvieiras e a defesa das praias, por Ana Echevenguá

O Portal ECODEBATE é um dos grandes parceiros do Instituto Eco&Ação quando se trata de defesa e preservação do meio ambiente. E, sempre divulgou meus textos gratuitamente.

Agora, com a crise socioambiental que assola nossas praias, estou relendo alguns textos que produzi sobre o tema e constato uma verdade dolorosa: não encontraram ainda a solução para o grave problema da falta de tratamento de esgoto. O Brasil, e talvez o mundo, ainda não despertou para a correlação de esgoto tratado e sadia qualidade de vida. Ainda ontem me perguntaram: - Ana, como estará a China, que possui maior número de habitantes? E a Índia? Não soube responder...

Canasvieiras - o esgoto no ventilador

Escrevi o texto abaixo em novembro de 2010. O Movimento SOS Canasvieiras reuniu vários documentos, inclusive abaixo-assinado com mais de 3.000 assinaturas de pessoas de bem (moradores e turistas), interessadas em preservar a beleza e balneabilidade da Baía de Canasvieiras.
Gente, estamos em janeiro de 2016 e os problemas recrudesceram. Apesar dos nossos esforços, a destruição e os vários crimes praticados pela Administração Pública avançam com passos largos... Até quando?

Entrevista Porto Gente

A jornalista Vera Gasparetto, que conhece e se interessa pela questão ambiental entrevistou-me em fevereiro de 2011 sobre os problemas advindos da falta de balneabilidade nas praias catarinenses... Provavelmente, um relatório da FATMA, à época, confirmava o que tentávamos levar ao conhecimento da mídia: o descaso da Administração Pública com o tratamento de esgoto.

Falta de saneamento afeta saúde infantil

Apesar de o índice de desenvolvimento humano no Estado indiano de Karnataka ser de 0,478, superior à média nacional de 0,472, persiste ali um déficit em matéria de água e saneamento com repercussões negativas para a saúde das meninas e dos meninos. Junto com o fenômeno climático El Niño de 2015, que dissipou as monções do sudoeste do país, o déficit em fornecimento hídrico fez com que as doenças transmitidas pela água se propagassem em Karnataka.

Ibama fecha zoológico do Rio e multa prefeitura

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu na quinta-feira (14) o acesso de visitantes ao Zoológico do Rio de Janeiro. Segundo o Ibama, a Fundação Rio Zoo, que administra o local, tem sido notificada desde 2012 sobre a necessidade de adequar suas instalações.

Justiça suspende licença de operação de Belo Monte

A Justiça Federal de Altamira, no sudeste do estado, determinou nesta quinta-feira (14), a suspensão da licença de operação da usina de Belo Monte até que a Norte Energia SA e o governo brasileiro cumpram a obrigação de reestruturar a Fundação Nacional do Índio (Funai), na região que atenderia os índios impactados pelo projeto.

Vazamento de gás no Porto de Santos/SP libera nuvem tóxica

Um vazamento de gás dentro do complexo do Porto de Santos liberou uma nuvem tóxica que atinge cidades do litoral de São Paulo. Até as 21h desta quinta-feira (14), 52 pessoas, dentre elas duas crianças, já haviam procurado atendimento médico em hospitais da região com irritação nos olhos e problemas respiratórios.

Temperatura já era muito sensível ao CO2 há 15 milhões de anos

A temperatura também era muito sensível ao dióxido de carbono há 15 milhões de anos, segundo um estudo que constata como os gases do efeito estufa regulam o clima e como o esfriamento do planeta dos últimos 15 milhões de anos -agora truncado- foi causado por uma baixa nos níveis de CO2.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

MPF/SC vai à Justiça para tentar o desbloqueio imediato da foz do rio do Braz, em Canasvieiras

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) ajuizou Ação de Atentado contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) com objetivo de desobstruir imediatamente a foz do rio do Braz, na praia de Canasvieiras, em Florianópolis. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela assessoria de comunicação do órgão.

Milhares de peixes aparecem mortos em praias da zona norte do Rio

Milhares de peixes apareceram mortos na quarta-feira (13) nas praias do Galeão e São Bento, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, próximo da entrada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Os peixes encontrados boiando na Baía de Guanabara são da espécie “boca-torta”, que, devido ao baixo valor de comercialização, comumente são descartados no mar por barcos pesqueiros.

2016 será o mais quente de todos, diz o Met Office, serviço meteorológico do governo britânico

Aparentemente a Terra não prestou atenção à Conferência de Paris e segue esquentando, apesar da promessa dos governos de resolver o problema em algum momento deste século. Segundo informou nesta segunda-feira o , as temperaturas globais devem bater novo recorde em 2016.

Por que a agroecologia vai substituir de vez a agricultura convencional?

A agroecologia não é um conceito fechado. Trata-se de um conjunto de práticas que buscam reverter as consequências do modelo destrutivo de agricultura adotado nas últimas décadas pela sociedade. Por que não resgatar conhecimentos dos nossos antepassados, em conjunto com novas tecnologias, para criar um sistema mais harmônico entre o ser humano e a natureza (já que boa parte de nós se esquece de que também somos natureza)?

2016 será o mais quente de todos

Aparentemente a Terra não prestou atenção à Conferência de Paris e segue esquentando, apesar da promessa dos governos de resolver o problema em algum momento deste século. Segundo informou nesta segunda-feira o serviço meteorológico do governo britânico, o Met Office, as temperaturas globais devem bater novo recorde em 2016.

Coleta de esgoto não chega a 70% da população do Semiárido

Das 14 milhões de pessoas que moram nas áreas urbanas dos 1.135 municípios do Semiárido brasileiro, cerca de 10 milhões (71%) não são beneficiadas com coleta de esgoto sanitário, destinando os dejetos gerados em fossas, sumidouros, valas abertas ou diretamente nos rios. A estimativa consta da publicação “Esgotamento Sanitário: Panorama para o Semiárido brasileiro”, lançada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Fundos para o clima, por favor

A busca por fundos para enfrentar o fluxo de recursos necessários para a adaptação à mudança climática e sua mitigação continua sendo um motivo de preocupação para os governantes do Caribe. Os líderes da região afirmam que os países ricos devem seguir à frente da mobilização para encontrar mais fundos para o clima a partir de diversas fontes, e assim evitar que ocorram desastres nos países insulares mais vulneráveis.

Campanha recolhe óleo de fritura

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) começa em casa as boas práticas de sustentabilidade para a conservação do planeta. Na próxima sexta-feira (15/01), serão inaugurados pontos de coleta semanal de óleo usado de cozinha no MMA, para que os servidores da pasta contribuam com a reciclagem. O material será encaminhado para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), para a fabricação de biodiesel.

Fumaça de queimadas toma conta do céu de Manaus

A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas informou que a fumaça acumulada no céu de Manaus é procedente de queimadas em municípios próximos. De primeiro de janeiro até esta segunda-feira, foram registrados 108 focos de incêndio em 28 cidades. O município de Barcelos concentrou a maioria das ocorrências, com 30 focos.

Responsabilidades socioambientais pós consumo, artigo de Antonio Silvio Hendges

Resíduos pós-consumo são uma característica da sociedade atual, mas existem alguns que são especiais em relação ao volume em que são produzidos ou por aspectos e propriedades específicas que exigem formas especiais de acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final após sua vida útil e/ou obsolescência.

Ministro da Saúde diz que vacina contra dengue é ‘muito cara’

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou neste segunda-feira (11) que a vacina contra dengue criada pela empresa francesa Sanofi Pasteur, que teve registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 28 de dezembro, é “muito cara” e que o país ainda estuda se vai adquirir o produto.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros