Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

A biodiversidade do dia-a-dia

Você já observou do que é feita sua casa? Quantas espécies fazem parte de seu cardápio? Sabe do que é feita sua roupa? Qual é o caminho da água até você abrir uma torneira e desfrutar deste valioso recurso? O que mantém o ar fresco todos os dias? Já parou para observar o estado de tranquilidade que sua mente fica ao contemplar uma bela paisagem natural ou escutar o relaxante som das ondas ou de uma cachoeira?

Desmatamento para plantio de soja contribui para inundações na América do Sul

O fenômeno do El Niño trouxe mais chuvas que o habitual ao sul da América Latina, mas por si só não explica as enchentes que deixaram mais de 160.000 desabrigados no Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. A mudança climática torna mais extremo o fenômeno que causou o transbordamento nos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, entre outros, mas há mais razões por trás.

66% dos índios em reserva Xavante sofrem de obesidade, diabetes e doença coronariana

O consumo de alimentos industrializados – principalmente refrigerantes – e o sedentarismo têm causado um aumento expressivo nos casos de Síndrome Metabólica entre os índios xavantes das reservas de São Marcos e Sangradouro/Volta Grande, ambas no Mato Grosso.

Mudanças climáticas versus interesses privados, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Contra fatos não existem argumentos, principalmente os falaciosos. Sem dúvida, hoje, os combustíveis fósseis, particularmente o petróleo (e seus derivados) é o principal responsável pelo aquecimento global, e as mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta. Os combustíveis fósseis são os maiores emissores dos gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento da Terra.

Chesf inicia teste para redução da vazão mínima do reservatório de Sobradinho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou na quinta-feira (7) os testes para redução gradual da vazão mínima do reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho (BA) para o Rio São Francisco. Desde o início da manhã, o volume de água que sai do reservatório está em 850 metros cúbicos por segundo (m³/s), índice que será mantido até o próximo dia 13. A partir do dia 14, a vazão deve passar para 800 m³/s.

Cientistas querem oficializar início de nova época geológica, o Antropoceno

Um novo estudo sugere que já há evidências suficientes de que as mudanças ambientais causadas pela humanidade na Terra deflagraram o início de um novo período geológico. Os vestígios deixados, sugere o trabalho, serão detectáveis em camadas no solo daqui a milhões de anos, mesmo que a humanidade acabe.

Energia solar em telhados gera renda e melhorias no sertão baiano

Com 9.144 placas fotovoltaicas instaladas nos telhados dos blocos com quatro ou seis apartamentos, os conjuntos vizinhos do Minha Casa Minha Vida, lar de mil famílias de baixa renda, têm potencial para produzir 2,1 Megawatts (MW), capazes de abastecer 3,6 mil domicílios por ano.

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas desenvolvem telha sustentável

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão desenvolvendo o protótipo de uma telha sustentável. Ela é feita, principalmente, com fibras naturais da Amazônia, como a malva e a juta, e com uma argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento.

Manaus/AM multa quem não previne reprodução do mosquito da dengue

Os donos de 70 imóveis de Manaus foram multados nos últimos três meses de 2015, porque as suas instalações apresentaram condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti. O mosquito transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. As multas podem chegar a R$ 37 mil. A definição do valor depende do número de criadouros e larvas do mosquito encontrados no local.

Com nanotecnologia, cientistas criam protetor solar que não penetra na pele

Com a ajuda da nanotecnologia, cientistas da Universidade Yale desenvolveram um protetor solar que é capaz de bloquear os raios ultravioleta sem penetrar na pele. A vantagem é que, dessa forma, o produto não entra na corrente sanguínea, evitando possíveis riscos para a saúde.

Governo vai ao STF para suspender pagamento de seguro a pescadores

A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quarta-feira (6) uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter suspenso por 120 dias o defeso, período em que pesca é proibida para preservar a reprodução dos peixes. Por consequência, o governo deixaria de pagar o seguro-defeso, benefício da Previdência concedido no período da proibição.

Horta orgânica de Terra Estrela, Várzea Grande (MT), artigo de Roberto Naime

PANTALEÃO et. al. (2014) descrevem e relatam a experiência agroecológica cuja origem se deu em função da adequação a uma alimentação saudável para o consumo familiar e se desdobrou em um negócio próspero e sustentável na horta orgânica de Terra Estrela, em Várzea Grande no estado do Mato Grosso.

Empresa desenvolve equipamento para aplicação automatizada de agrodefensivos

O uso de aeronaves é um dos meios mais comuns para a aplicação de agrodefensivos em cultivos, mas a realização manual do processo leva a desperdício de material e pode comprometer a precisão e a segurança. Para minimizar eventuais prejuízos, pesquisadores de uma empresa de São José dos Campos (SP) desenvolveram, com o apoio da FAPESP, uma linha de produtos customizados para automatização de processos da aviação agrícola.

Uso de sementes crioulas na resistência camponesa em ambiente agroecológico, artigo de Roberto Naime

SARAVELLE (2014) manifesta que a chamada “revolução verde” promoveu o uso de insumos e sementes modificadas, produzidos e comercializados por corporações internacionais, resultando na perda da autonomia alimentar, cultural e da agrobiodiversidade dos camponeses e agricultores.

Operação de limpeza prioriza áreas com altos índices do Aedes aegypti

A ação de limpeza e recolhimento de entulhos realizada pela Prefeitura de Rio Branco irá priorizar, em 2016, os bairros com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A operação começou nesta segunda-feira (4).

Belga propõe cidade submarina na orla do Rio feita de lixo do oceano e impressão 3D

Cientistas estimam que os oceanos recebam 8 milhões de toneladas de lixo plástico por ano – e grande parte destes e outros resíduos atirados ao mar ao redor do mundo costuma se acumular em regiões oceânicas específicas, devido ao movimento circular das correntes marítimas.

El Niño causará seca na Venezuela e aumentará racionamento de água, diz ministro

As autoridades venezuelanas estão se preparando para enfrentar as consequências do fenômeno El Niño, que, segundo as previsões, provocará altas temperaturas e intensa seca na Venezuela. Uma das consequências será o aumento no racionamento de água em algumas regiões do país.

Governo de Pequim investiga empresas para reduzir poluição

O governo de Pequim está investigando empresas de carvão e outros minérios, assim como companhias que fabricam produtos químicos perigosos, em um esforço para aumentar os padrões de segurança e levar empresas poluentes para fora da cidade, informou a mídia estatal chinesa neste domingo (3).

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros