Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Entenda como os microrganismos ajudam a melhorar a produção orgânica

É através desses pequenos seres vivos que a terra ganha suas propriedades produtoras.


Todo ecossistema necessita do equilíbrio entre os seres. De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, na agricultura, seja ela orgânica ou convencional, essa necessidade não é diferente, por isso é tão importante falar sobre os microrganismos que compõem o solo.

A saúde do solo, essencial para um bom cultivo, depende diretamente da quantidade de microrganismos ali presentes. É através desses pequenos seres vivos que a terra ganha suas propriedades produtoras, deixando de ser um composto de rocha para se tornar o solo fértil que poderá ser utilizado.

Qualidade do Solo

Os microrganismos sempre estiveram presentes e são, em sua maioria, seres que vivem em contato direto com a terra e que, por fazerem daquele ambiente seu habitat, acabam influenciando de maneira positiva na qualidade do solo daquele espaço.

Os diferentes tipos de microrganismos no solo

Os microrganismos podem ser divididos entre diversos seres vivos, desde bactérias e fungos, até algas. Cada solo possui suas principais características e a forte presença dos microrganismos faz com que o uso de produtos químicos seja facilmente dispensável, uma vez que o equilíbrio do solo é atingido de forma natural.

Fixação de microrganismos no solo

Alguns microrganismos auxiliam na prevenção de pragas e doenças, como é o caso do Azotobacter,  que age como um antibiótico orgânico, protegendo as plantas de fungos prejudiciais. Já outros microrganismos têm como função melhorar a fixação de micronutrientes no solo, em especial o Zinco, tanto o Bacillus subtilis como o Thiobacillus thioxidans são ótimos biofertilizantes, protegendo as plantas e mantendo a saúde do solo.

Flora equilibrada

Cada microrganismo tem uma função específica no solo, logo, as ausências podem causar graves deficiências no cultivo. Sendo assim, é importante observar constantemente as plantações para ter certeza de que sua flora microbiana está devidamente equilibrada. Quanto mais abundante e diversificada for a flora microbiana, melhor será a qualidade do solo.

Qual é a função dos microrganismos?

Em geral, os microrganismos são os seres que dão vida ao solo, realizando decomposições de matéria orgânica e transformando essa matéria em compostos inorgânicos, que poderão ser utilizados pelas plantas. Além disso, os microrganismos também agem como biofertilizantes, auxiliando na adubação orgânica e dispensando o uso de defensivos químicos.

Planta saudável

A presença de microrganismos no solo proporciona uma maior saúde às plantas ali cultivadas e também garante a manutenção constante dos nutrientes, uma vez que, o desgaste do solo é inevitável devido à utilização agrícola, mesmo sendo feita de forma consciente e orgânica.

Vantagens para o produtor orgânico

Os microrganismos oferecem diversas vantagens para o produtor orgânico urbano e rural. A presença de uma flora microbiana no solo previne o aumento de fungos prejudiciais e também garante o fornecimento de antibióticos orgânicos ao solo. Na produção de húmus, os microrganismos são responsáveis por realizar parte da compostagem e principalmente, por eliminar o forte odor dos materiais orgânicos.

Capacidade fotossintética das plantas

Os microrganismos aumentam a capacidade fotossintética das plantas, funcionando como adubo orgânico para a plantação e ajudando a decompor as matérias orgânicas depositadas na camada superior do solo.

Microrganismos e a agricultura orgânica

Na plantação orgânica a presença dos microrganismos é essencial, pois propiciam um equilíbrio de forma natural ao solo, sem a intervenção humana. Sua existência é fundamental para que a produção orgânica cresça com saúde, da mesma forma que a presença de microrganismos é fundamental para que um floresta tenha árvores fortes e saudáveis.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros