Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Corredor verde de mais de 7 mil km pode salvar África da desertificação

A ideia é criar uma enorme faixa verde entre os dois grandes desertos africanos, o Sahel e o Sahara.


O continente africano é uma das regiões mais áridas do mundo. A perda das florestas e a desertificação constante na África tornam a maior parte do solo de diversos países improdutivas, prejudicando diretamente a população local. No entanto, um projeto chamado de “Great Green Wall” (Grande Barreira Verde) pode mudar esta situação.

A iniciativa, que faz parte de um esforço entre os países que formam a União Africana, começou em 2007 e os primeiros resultados já podem ser vistos e colhidos. A ideia é criar uma enorme faixa verde entre os dois grandes desertos africanos, o Sahel e o Sahara. A previsão é de que o projeto consiga plantar árvores em uma faixa que percorre mais de sete mil quilômetros, percorrendo praticamente o continente de ponta a ponta.



Conforme o site oficial do Great Green Wall, são mais de 20 países envolvidos no projeto. Até o momento, 15% do plantio planejado já foi finalizado. Apenas no Senegal, por exemplo, o projeto já soma mais de 11 milhões de novas árvores e 15 milhões de hectares já foram recuperados na Etiópia. A ideia é que a barreira verde seja finalizada em 2030.

Mesmo ainda tendo muitos anos pela frente, o projeto já começa a ter resultados. O plantio inclui diversas espécies, inclusive com árvores frutíferas, que devem servir como fonte de alimento às populações locais. Essa diversidade na flora também atrai a diversidade de animais, colaborando para o resgate de todo o ecossistema.
O projeto pode ajudar a retirar da atmosfera mais de 250 milhões de toneladas de gás carbônico, ao mesmo tempo em que gera empregos e combate diretamente a desertificação, recuperando o solo e os recursos hídricos, impactando diretamente a população local.



Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros