Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cemitério do Bonfim de BH começa a receber visitas guiadas

Foi na manhã deste domingo, 24 de junho de 2012 a primeira visita guiada ao Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. O projeto é um sonho antigo de muitos admiradores do espaço, e pretende se tornar  um atrativo permanente da cidade.


Para a turismóloga da Fundação de Parques Municipais Gisele Mafra, o Bonfim é mais do que um local de mortos. “O acervo cultural, as lendas e as histórias fazem dele mais que cemitério, é um local dinâmico”. Para Mafra, o fato de o espaço ainda funcionar para velórios e enterros dá um aspecto de atualidade àquela história. Um  projeto em parceria com a Fundação Municipal de Cultura propõe a implantação de sinalizações nos corredores do Bonfim com informações para turistas. São painéis que vão contar parte da história do cemitério e informar os visitantes. O projeto está em fase de aprovação pelo Ministério da Cultura.


A história do cemitério se confunde com a da fundação de Belo Horizonte. Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, mesmo ano da fundação da capital mineira,  acumula nos seus 160 mil metros quadrados e 17.360 sepulturas, um grande acervo de esculturas decorativas de túmulos e mausoléus com obras de arte em diversos estilos que vão da belle epoque ao art deco , passando pelo modernismo.
Segundo a professora  Marcelina das Graças de Almeida, idealizadora do projeto,  a visita guiada será de cerca de 2h30. Os turistas também vão conhecer a história do cemitério.

Os interessados em participar do passeio devem encaminhar email para o endereço agendaparques@pbh.gov.br e informações podem ser obtidas através do telefone 31 3277-5398. As vagas são limitadas.

Fonte: Turismo Cemiterial Blogspot

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros