Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Xixi é usado como combustível para iluminar banheiros públicos

O mictório utiliza uma célula de combustível microbiana para transformar a urina em eletricidade.


Pesquisadores da Universidade de West England, no Reino Unido, desenvolveram um banheiro que utiliza o xixi para gerar energia. Apesar de ser uma técnica já aplicada em circunstâncias semelhantes, o modelo criado por eles foi pensado, principalmente, para ajudar comunidades isoladas no continente africano.

O mictório utiliza uma célula de combustível microbiana para transformar a urina em eletricidade. A tecnologia funciona a partir da utilização de micróbios vivos, que se alimentam da urina para o seu próprio crescimento e manutenção, transformando diretamente o xixi em energia.

Além de ter um funcionamento simples, o banheiro ajudaria a levar luminosidade às regiões afastadas na África, ajudando a evitar os ataques a mulheres em campos de refugiados.

Um protótipo do mictório já está em fase de testes na universidade e tem se mostrado bem sucedido. A energia produzida é suficiente para manter as luzes acesas sem o auxílio de tecnologias caras e complexas. A eletricidade também seria suficiente para abastecer um aparelho celular.


O xixi já foi usado como combustível alternativo no Brasil também. Em 2013, o trio elétrico do AfroReggae, no Rio de Janeiro, instalou mictórios adaptados, onde a urina dos foliões era usada para movimentar um dínamo e gerar energia. Veja aqui os detalhes desta experiência.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros