Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Sul-coreanos criam turbina portátil que gera energia hidrelétrica

O pequeno aparelho pode gerar eletricidade para carregar dispositivos eletrônicos ou funcionar como uma lanterna.


A empresa sul-coreana Enomad criou um dispositivo perfeito para quem gosta de aventuras, passa muito tempo na água e quer se manter conectado. O pequeno aparelho, chamado de Estream, é um gerador portátil de energia hidrelétrica.

O equipamento cabe praticamente dentro do bolso e consegue transformar o movimento da água em eletricidade, para alimentar dispositivos móveis, GPS e também servir como lanterna.

O grande diferencial deste para outros tipos de geradores portáteis é que ele aproveita a água corrente, um recurso que não para, independente das condições do clima, diferente do que acontece com os sistemas que transformam a energia do sol ou os ventos em eletricidade.

De acordo com os criadores, o Estream é capaz de gerar até 5W de energia, mesmo quando ele é inserido em um local com baixa corrente de água ou acoplado na traseira de um caiaque, por exemplo. Esta não é a primeira experiência em sistemas hidrelétricos de pequena escala dos criadores. Foram eles que criaram uma pequena usina instalada em um dos córregos mais famosos de Seul, o  Cheonggyecheon, que recebeu três mini-turbinas hidrelétricas.

O novo gerador tem 24 centímetros de comprimento, seis centímetros de diâmetro e pesa apenas 800 gramas. A bateria usada no equipamento é de 6400 mAh, recarregada totalmente em 4,5 horas. Ele tem uma saída USB padrão, portanto pode alimentar os mais diversos dispositivos, mas também possui uma lâmpada de LED, com quatro modos de iluminação.

A empresa está em busca de financiamento coletivo para produzir o equipamento em larga escala. 

Veja a apresentação do produto no vídeo.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros