Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Prefeitura lança ações para aumentar vagas nos cemitérios

A administração municipal lançou um edital para fazer um levantamento dos jazigos que não possuem o título de Aforamento Perpétuo ou que estejam em estado de abandono nos cemitérios de Palhoça. Quem não regularizar sua situação pode sofrer a pena de desapropriação.


A previsão é de que esse levantamento seja concluído em 40 dias.

A falta de vagas nos cemitérios municipais de Palhoça está transformando a paisagem desses locais. Familiares precisam pisar entre túmulos para se locomover pelo terreno superlotado, pois os corpos estão sendo enterrados em locais onde antes ficavam os corredores. Um exemplo disso é o cemitério Bom Jesus de Nazaré, no bairro Passa Vinte.

Nos outros três cemitérios da cidade, localizados na Barra do Aririú, na Passagem do Maciambu e na Enseada de Brito, a situação não é diferente. O cemitério da Barra do Aririú também já começou a ter túmulos colocados nos canteiros. A Prefeitura não tem informações exatas sobre quantos jazigos vagos existem, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), a lotação já chega a 90% em todos os cemitérios.

Uma das dificuldades em levantar esses dados é o número de túmulos abandonados.

Prefeitura lança ações para aumentar vagas nos cemitérios Antes, era possível negociar o terreno e deixar a carneira pronta, assim, o espaço ficava reservado. Muitas famílias compraram o terreno e não usaram; esses locais poderiam ser usados por outras pessoas que buscam vagas nos cemitérios.

Projetos de expansão

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Edson Ghizoni, a ampliação dos cemitérios do Passa Vinte e da Barra do Aririú permitiria a abertura de pelo menos mil vagas.

“A Prefeitura já realizou a desapropriação de uma área de mais de 7 mil metros quadrados.

Após o processo administrativo para pagamento das parcelas, já poderemos dar início às obras”, afirma o secretário.

Além da ampliação, a Prefeitura pretende implantar um sistema de gavetas. “O projeto da área vertical já está pronto, estamos em fase de captar recursos para a implantação, mas a crise (econômica) está dificultando”, informou Ghizoni.

Crematório

Outra alternativa para a escassez de vagas nos cemitérios é a instalação de um crematório na região.

Na próxima edição, o Palhocense trará todas as informações sobre o crematório que será inaugurado em julho no Pachecos.

Fonte: Jornal Palavra Palhocense

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros