Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

Coral Vivo lança livro sobre pesquisas em recifes coralíneos

O primeiro livro de divulgação científica sobre recifes de coral em português acaba de ser lançado. Com o título “Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisas Coral Vivo“, ele apresenta uma compilação de estudos sobre a biodiversidade desse frágil e importante ecossistema. Está dividido em 25 capítulos assinados por cientistas de dez universidades e institutos que atuam de forma integrada. A obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas e estará disponível para download no site www.coralvivo.org.br, no todo e como capítulos isolados.

“Buscamos usar uma linguagem clara e acessível para aproximar os estudantes de iniciação científica e o público em geral da beleza e importância dos recifes de coral”, explica o biólogo marinho Clovis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. “Por estar em português, acredito que seja uma oportunidade de alcançar um número maior de pessoas, visto que as publicações sobre o tema no Brasil, até então, somente eram publicadas em inglês”, completa a editora do livro, a bióloga Carla Zilberberg, que é professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFRJ.

Além de Zilberberg, “Conhecendo os Recifes Brasileiros” tem como editores os pesquisadores Douglas Pinto Abrantes, Joseane Aparecida Marques, Laís Feitosa Machado e Laura Fernandes de Barros Marangoni, que atuam na Rede de Pesquisas Coral Vivo. Os capítulos têm a autoria de pesquisadores associados da Rede e seus alunos de universidades públicas e particulares de diferentes estados.

Criada oficialmente em 2011, a Rede de Pesquisas Coral Vivo foi iniciada a partir dos trabalhos realizados de forma colaborativa pelo Projeto Coral Vivo, desde 2003. Os integrantes trocam conhecimentos complementares e de fontes distintas sistematicamente. A obra de divulgação científica faz parte da Série Livros Museu Nacional/UFRJ e tem 360 páginas.

Dados sobre o livro

Título: “Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisas Coral Vivo”.

Editores: Carla Zilberberg, Douglas Pinto Abrantes, Joseane Aparecida Marques, Laís Feitosa Machado e Laura Fernandes de Barros Marangoni.

Série Livros Museu Nacional. 360 páginas. Distribuição gratuita para bibliotecas e conteúdo disponível na seção Publicações do site do Projeto Coral Vivo. Acesse: http://coralvivo.org.br/publicacoes/conhecendo-os-recifes-brasileiros-rede-de-pesquisas-coral-vivo

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, comunicação e políticas públicas para a conservação e o uso sustentável dos ambientes recifais do Brasil. Ele faz parte da Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e realizadas pela Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN) e pelo Instituto Coral Vivo (ICV). Mais informações no site www.coralvivo.org.br.

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros