Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

1a escola agrícola urbana dos EUA está sendo construída na Califórnia

A escola oferecerá uma oportunidade única as criaças crescerem tendo contato direto e intenso com a natureza.

A Golden Bridges School deve ser a primeira escola agrícola norte-americana localizada em um centro urbana. Projetada para o bairro de São Francisco, na Califórnia, a escola oferecerá uma oportunidade única para alunos do ensino fundamental crescerem tendo contato direto e intenso com a natureza.

O projeto arquitetônico é do escritório Natoma Architects, que desenhou um verdadeiro edifício vivo, com diversas preocupações sustentáveis e a proposta de preservar e atrair a biodiversidade local ao mesmo tempo em que oferece toda a estrutura necessária para o funcionamento de uma escola.

Como o contato com a terra é fator primordial em uma escola agrícola, o prédio ocupará uma área de apenas 30% do terreno escolar. Todo o restante será de áreas verdes, com espécies nativas e hortas produtivas. Para ficar ainda melhor, o edifício contará com um telhado e uma parede verde, que o envolvem como se ele estivesse dentro de uma colina.

Todos os detalhes da construção foram pensados para reduzir ao máximo o impacto ambiental da obra e do seu uso posterior. Assim sendo, o edifício conta com muitas janelas, para o aproveitamento da luminosidade natural, e o uso da vegetação em sua cobertura também ajuda a reduzir a temperatura interna, limitando o uso de refrigeração artificial. Este tipo de estrutura também ajuda a diminuir o ruído, evitando atritos com a vizinhança local.

O prédio ainda conta com sistemas para a captação e reaproveitamento da água cinza e da chuva, que deve ser usada para limpeza e, principalmente, para rega das áreas cultivadas.

A escola agrícola Golden Bridges já funciona, mas sem toda essa nova estrutura. A instituição segue a pedagogia Waldorf, com base na visão do filósofo Rudolph Steiner. A proposta é ter uma instituição de ensino que ajuda a desenvolver o indivíduo em sua totalidade, colocando em prática, além das atividades intelectuais, as habilidades pessoais, sociais e morais.

Todo o sistema de ensino está baseado em uma profunda relação com a terra e as estações do ano. Assim, as crianças aprendem sobre ecologia, entendem como é possível cultivar o próprio alimento orgânico e também a utilizá-lo na culinária. As atividades ainda incluem aulas de confecção de vestuário e trabalhos em madeira.

Como a escola tem uma proposta social, mesmo sendo uma instituição particular, a política é de que cada família pague aquilo que pode. Isso garante uma diversidade estudantil pouco comum em instituições particulares norte-americanas.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros