Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aplicativo monitora energia e evita desperdícios em casas e escritórios

O app ainda pode ser conectado às tecnologias que produzem energia solar e eólica, para controlar o uso e produção.


Todos os detalhes do consumo energético de uma residência ou escritório aparecendo em tempo real em uma televisão. Essa é a praticidade oferecida pelo aplicativo Comfort Click. Aliada a um sistema europeu de automação, a ferramenta permite o monitoramento constante, a identificação de pontos com maior gasto energético e a aplicação de comandos automáticos que evitam o consumo desnecessário.

Além de combater o desperdício de energia elétrica, o aplicativo pode se conectar a placas fotovoltaicas ou geradores eólicos, quantificando a eletricidade produzida e controlando o uso de maneira inteligente.

O equipamento funciona de maneira simples. Sensores fazem a leitura da geração de energia através das placas e da torre eólica, por exemplo. Esses mesmos sensores entregam essa informação para o aplicativo Comfort Click, que interpreta os dados e monta um gráfico, facilmente analisado pelos moradores na própria tela da TV. Assim, é possível ter total controle da geração e dos gastos de energia, fazendo os devidos ajustes sustentáveis, quando necessário.

As funções não param por aí. Paralelamente ao monitoramento, o próprio sistema de automação também ajuda a economizar energia, podendo ser programado para apagar as luzes quando os moradores deixam um dos cômodos ou durante o dia, por exemplo.

“A integração entre essas tecnologias evita qualquer desperdício, garantindo o máximo de eficiência na gestão energética”, declara Junior Miranda, diretor da AZ Energy, empresa que desenvolve projetos de inteligência energética.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros