Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Projeto “Criança e Consumo” comemora 10 anos

Conselheiros do projeto participam da conversa sobre consumo e infância. Debate é inspirado no livro comemorativo de 10 anos, que será lançado no evento.


Por Redação do Instituto Alana –

O Criança e Consumo, projeto do Instituto Alana, comemora seus 10 anos com a realização de um debate aberto ao público para discutir consumismo e publicidade infantil, no Tucarena, teatro da PUC-SP, dia 14 de abril às 18h30. O evento faz parte das celebrações de uma década de atuação no âmbito do consumismo infantil e lançará o livro ‘Criança e Consumo – 10 anos de transformação’, que traz uma retrospectiva das conquistas do projeto nesses anos, um olhar para o futuro e 15 artigos de autoria de especialistas em consumo e infância, que será lançado e distribuído gratuitamente aos presentes.

O debate terá a participação de alguns conselheiros do projeto e autores dos artigos da publicação, como Ana Olmos, Flávio Paiva, Inês Vitorino Sampaio, João Lopes Guimarães Junior, José Eduardo Elias Romão, Marcelo Sodré, Nádia Rebouças, Pedrinho Guareschi, Vidal Serrano Nunes Junior, entre outros nomes, com mediação da jornalista Maria Cristina Poli.

Se há 10 anos o consumismo infantil era um tema pouco debatido e o mercado avançava cada vez mais suas ações mercadológicas para o público infantil, agora o assunto está em pauta nas universidades, órgãos estatais, nas famílias e em novas organizações que surgiram nesse período para falar sobre o tema.

“Essa década representa um marco, pois conquistamos muitas mudanças. O consumismo na infância passou a ser discutido em diversas esferas da sociedade. Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou a Resolução 163, que define princípios aplicados à publicidade dirigida a crianças e adolescentes. Além disso, tivemos recentemente a decisão histórica do Superior Tribunal de Justiça proibindo a publicidade dirigida às crianças”, recorda Isabella Henriques, coordenadora do Projeto Criança e Consumo e diretora de Advocacy do Instituto Alana.

A abertura do evento terá cenas da peça Homo Shoppiens, do Grupo Teatro Livre, que retrata de maneira bem humorada situações do cotidiano em que o impulso de comprar substitui atividades essenciais e provoca os espectadores a refletir sobre quanto o consumismo desenfreado impacta na nossa saúde, relações pessoais e preservação do planeta.

Evento de 10 anos do projeto Criança e Consumo

Data e horário: 14 de abril, a partir das 18h30

Local: Tucarena (PUC- SP) – Rua Monte Alegre, 1024

Evento gratuito com vagas limitadas.

Para se inscrever, acesse aqui.

Sobre o Criança e Consumo

Criado em 2006, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros