Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de março de 2016

Emissões de gases de efeito estufa se mantêm constantes

A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou nesta quarta-feira (16) dados preliminares que mostram que as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) ficaram em 32,1 mil milhões de toneladas em 2015, se mantendo estáveis desde 2013.


Por Redação do WWF Brasil –

O grande responsável pelo não-aumento de emissões foi a energia renovável, que teve cerca de 90% da nova produção de eletricidade em 2015 (só a energia eólica foi responsável por metade dessa nova produção). Na China e nos Estados Unidos, os dois principais emissores, houve redução de 1,5% e 2% nas emissões relacionadas a energia, respectivamente.

Outro fator importante é que, pelo segundo ano consecutivo, enquanto as emissões se mantiveram constantes, a economia global cresceu mais de 3%, demonstrando que é possível crescer sem aumentar as emissões. Em toda a história de medições da AIE, as outras únicas três vezes em que as emissões não cresceram estiveram associadas à recessão econômica (1980, 1992 e 2009).

De acordo com o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Mario Barroso, os novos dados enfatizam a necessidade do Brasil continuar investindo em energia renovável. “Nos últimos 15 anos, as emissões brasileiras no setor de energia mais que dobraram. Recentemente, o Brasil deu importantes passos para a diminuição das emissões, com os acordos bilaterais com Estados Unidos e Alemanha, além da participação no Acordo do Paris. Agora, precisamos de mais políticas públicas federais que viabilizem o incremento de energias renováveis alternativas, como solar e eólica, para que o país continue sendo uma das nações com mais energia renovável do planeta, sem esquecer é claro o forte combate ao desmatamento”.

A análise completa será divulgada em um relatório especial World Energy Outlook sobre a energia e qualidade do ar, que será lançado no final de junho.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros