Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Dançando para um Mundo Melhor!

Ana Echevenguá

"A atualidade espiritual do planeta na fase de transição caracteriza-se por expressivo número daqueles que retornam, missionários do bem e da verdade, do conhecimento e da beleza, da tecnologia e da ciência, da fé religiosa e da caridade, a fim de apressarem o processo evolutivo...” – Joanna de Angelis.

Cidade é forçada a se adaptar ao clima

Quando os habitantes de Puerto Morelos, ao norte do Estado mexicano de Quinta Roo, viram sua praia de areia branca ficar da cor do café, e diante da pouca efetividade das autoridades, decidiram que sua comunidade deveria agir com urgência e se organizaram para limpá-la. Mas a situação piorou.

Organizações querem que indústrias poluentes paguem por danos ao clima

Na sequência do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, representantes de mais de 60 organizações em todo o mundo lançaram na quarta-feira, 16 de dezembro, um pedido para que a extração de combustíveis fósseis seja taxada para ajudar a pagar os impactos do clima nos países mais vulneráveis.

Relatório vai mapear a gestão das águas em todo o país

O seu estado apresenta conflitos pelo uso da água? De que tipo? A água que você consome é de qualidade? Está disponível em quantidade adequada? Quais são os principais problemas dos rios da sua região? Qual a situação das nascentes? Qual é demanda real de água para uso urbano, industrial e rural no seu estado?

AC: Justiça Federal suspende licitação para exploração de gás e petróleo na região do Vale do Juruá

A Justiça Federal em Cruzeiro do Sul, a 600km de Rio Branco, capital do Acre, acolheu os pedidos do Ministério Público Federal e suspendeu, liminarmente, todas as atividades do processo de licitação referentes ao lote AC-T-8, que engloba terras na região do Vale do Juruá entre os estados do Acre e Amazonas. A decisão também suspende a outorga de contrato para a exploração e produção de petróleo e gás natural, por métodos convencionais ou não convencionais.

Lama de barragem da Samarco vai comprometer produção agropecuária, diz Embrapa

O solo das regiões atingidas pela lama que vazou após o rompimento de barragem da Mineradora Samarco, em Mariana (MG), não apresenta condições adequadas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias. Essa é a conclusão de um estudo elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pedido do governo de Minas Gerais.

“Forte como nunca”, El Niño pode causar caos global em 2016

O fenômeno do El Niño, uma ameaça natural de grande poder destrutivo e cujas severas alterações no clima podem criar desde inundações até seca, voltou a aparecer neste ano no oceano Pacífico com uma intensidade que faz temer um impacto semelhante ao do período 1997-1998.

A sociedade precisa de desenvolvimento! artigo de Junior Ruiz Garcia

As projeções indicam que a economia brasileira reduzirá pelo menos 3% em 2015. A partir dessas projeções, análises têm sido publicadas na mídia de massa e em cadernos especializados de economia sobre a importância do ajuste fiscal e da produtividade para reverter esse quadro.

Comunicação é estratégica para a agroecologia, artigo de Roberto Naime

Notícias do boletim de agroecologia registram que o coordenador geral da Organização Não Governamental (ONG), Centro Sabiá, organização que presta assessoria técnica rural na zona da mata e semiárido pernambucano, Alexandre Pires é um entusiasta da comunicação e dos movimentos culturais na agroecologia. Ele também integra o Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), e tem contribuído no fortalecimento destas inciativas dentro do movimento agroecológico no Brasil.

Plantio de espécies nativas da Mata Atlântica recupera biodiversidade em aldeias guaranis no Rio Grande do Sul

O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani completa quatro anos com o balanço de 50 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas, que recuperaram a biodiversidade de nove aldeias guaranis, no Rio Grande do Sul, beneficiando 437 indígenas.

Poluição atmosférica atinge nível perigoso em Xangai

A poluição atmosférica na metrópole chinesa de Xangai atingiu nesta terça-feira (15) seu nível mais alto desde janeiro, o que levou as escolas a proibirem atividades ao ar livre e as autoridades a limitarem o trabalho em locais de construção e fábricas, conforme o ar poluído se espalha por todo o país.

Cientistas da UnB encontram metais pesados em amostras do Rio Doce

Pesquisadores da Universidade de Brasília ligados a um grupo que avalia de forma independente os impactos ambientais provocados pelo rompimento da barragem de Mariana (MG) encontraram metais pesados nas amostras de água e lama coletadas do Rio Doce. Segundo a toxicologista Vivian Santos, foram registrados índices elevados de arsênio, manganês, chumbo, alumínio e ferro.

COP22 será para apoiar países vulneráveis, diz ministra marroquina

A ministra do Meio Ambiente marroquina, Hakima El Haite, disse nesta terça-feira em Rabat que a próxima Cúpula do Clima, a COP22, que acontecerá em Marrakech (Marrocos) no ano que vem, terá como foco os estudos de mecanismos de apoio aos países mais vulneráveis.

Gastar menos energia ‘suja’ é melhor ação contra aquecimento global

A meta internacional de manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC pode não ser cumprida se o foco das ações for apenas na implantação de tecnologias de emissões negativas de carbono. Procurar gastar menos energia “suja”, como petróleo, carvão, e priorizar o uso eólico, solar e de biomassa são as melhores alternativas.

Repelentes são seguros e podem ser usados por gestantes

Uma das formas de prevenção contra as infecções transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti – dengue, chikungunya e vírus zika, é o uso de repelentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que não há qualquer impedimento para a utilização destes produtos por mulheres grávidas, desde que estejam devidamente registrados na Agência e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo de cada produto.

Acordo de Paris é uma nova Revolução Industrial, diz especialista

“É como se fosse uma nova Revolução Industrial”, disse na segunda-feira (14) o coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, ao falar sobre o Acordo de Paris, primeiro acordo global sobre o clima, aprovado no último sábado (12) na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), na capital francesa, por 195 países e a União Europeia, para entrar em vigor em 2020.

MP denuncia Sabesp e DAEE por suposta falha em licença do Alto Tietê

O Ministério Público (MP) de São Paulo entrou com uma ação na Justiça por improbidade administrativa contra seis funcionários do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e contra três funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp) por irregularidades na renovação da outorga do Sistema do Alto Tietê em fevereiro de 2014.

Dilma diz que acordo global do clima é ‘justo e ambicioso’

A presidente Dilma Rousseff emitiu nota oficial neste sábado (12) para saudar a aprovação do acordo global sobre o clima, em Paris, que visa limitar o aquecimento climático do planeta. No texto, ela classifica o documento aprovado “justo e ambicioso, fortalecendo o regime multilateral e atendendo aos legítimos anseios da comunidade internacional”.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros