Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Estados e União assinam acordo para gestão da Bacia do Paraíba do Sul

Um acordo para a gestão compartilhada da Bacia do Rio Paraíba do Sul foi homologado ontem (10), no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Luiz Fux. Com o acordo, a administração será compartilhada pelos governos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais e pela União.

Indígenas protestam contra a PEC 215 em frente ao Planalto

Com cantos e danças, um grupo de indígenas protestou na quinta-feira (10) em frente ao Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação.

Plano contra a perda de biodiversidade

O Paquistão adotou um plano de conservação e proteção da biodiversidade a fim de recuperar ecossistemas e promover o uso sustentável dos recursos naturais para o bem-estar das gerações presente e futuras. Esta é uma boa notícia para os agricultores ZainbSamo e Aziz Hingorjo, que perderam sua rica terra de cultivo por causa da desertificação generalizada no distrito deTharparkar, na província de Sindh.

ONU pede acesso urgente a água segura em áreas atingidas por lama da Samarco

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito Humano à Água Segura e ao Saneamento Básico, Léo Heller, disse que o governo brasileiro tem obrigação, de acordo com a Lei Internacional dos Direitos Humanos, de intervir a favor da população afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos no município de Mariana, em Minas Gerais.

Por que o uso de antibióticos na criação de animais ameaça a saúde humana

Fazendeiros e criadores precisam cortar drasticamente o uso de antibióticos em seus cultivos e criações de animais, porque essa atividade está se tornando uma ameaça à saúde humana, segundo um relatório publicado no periódico Review on Antimicrobial Resistance.

Brasil tem apoio global para ação ambiental

Investidores mundiais aprovaram as políticas ambientais brasileiras. No último evento da série de Diálogos do Brasil na COP 21, realizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Paris, os representantes de grandes organizações classificaram como positiva a promoção do desenvolvimento sustentável no País.

América Latina pede financiamento e tecnologia antes de acordo sobre o clima

A América Latina se declarou nesta terça-feira, em Paris, a favor de um acordo juridicamente vinculante contra as mudanças climáticas e que limite a entre 1,5ºC e 2ºC o aquecimento do planeta , canalizando do Norte o financiamento e a tecnologia para alcançar essa meta.

Poluição aumenta fração de partículas sólidas na atmosfera amazônica

Um estudo publicado na revista Nature Geoscience, no dia 7 de dezembro, demonstrou que a poluição emitida pela cidade de Manaus (AM) altera o estado físico das partículas presentes na atmosfera amazônica, aumentando a fração de material particulado sólido mesmo em uma situação de alta umidade relativa do ar.

Dez países africanos querem restaurar 100 milhões de hectares de florestas

Uma coligação de dez países africanos e doadores anunciaram no domingo (6) uma iniciativa ambiciosa que prevê restaurar 100 milhões de hectares (um hectare equivale à área de um campo de futebol) de floresta degradada ou de área desflorestada até 2030. Intitulada Iniciativa de Restauração Africana (AFR100), o projeto pretende recuperar as grandes florestas do continente, permitindo a absorção de dióxido de carbono, um dos fatores da alteração climática em curso, e dando qualidade de vida e trabalho nos meios rurais.

Cidades pretendem reduzir quase pela metade emissões de CO2 até 2020

A despeito de crises econômicas e limitações orçamentárias, os governos locais e subnacionais (de municípios e estados) em todo o mundo continuam financiando ações de adaptação, mitigação e aumento da resiliência às mudanças climáticas, denotando que estão se dando conta da gravidade e da necessidade de enfrentar o problema.

Blumenau/SC proíbe produção de foie gras com patos e marrecos

A partir de agora, avicultores terão que se adequar à legislação municipal para produção de patos e marrecos em Blumenau, no Vale do Itajaí. Foi aprovada uma lei que considera infração gravíssima a utilização de métodos de alimentação forçada de animais para produção de patê de fígado.

Setor de transportes contribui com 25% das emissões de gases no mundo

O setor de transportes foi um dos focos da Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta quinta-feira (3). Foram apresentadas 10 iniciativas de redução da emissão de gás carbônico, CO2, além de um pedido pela promoção da mobilidade elétrica.

China promete reduzir 60% das emissões de centrais de carvão até 2020

A China prometeu modernizar de hoje a 2020 suas centrais de carvão com o intuito de diminuir as emissões de carbono em 60%, segundo anúncio feito nesta quarta-feira (2) pelo governo, em paralelo à Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) em Paris, na França.

Estudo indica que Zika vírus está cada vez mais eficiente para infectar humanos

Durante o caminho que percorreu do continente africano até a América – passando pela Ásia e cruzando o oceano Pacífico –,  o Zika vírus (ZIKV) passou por um processo de adaptação ao organismo humano, adquirindo certas características genéticas que tornaram cada vez mais eficiente sua replicação nas células do novo hospedeiro.

Brasil terá teste de farmácia para HIV no ano que vem, anuncia governo

Ainda no primeiro semestre de 2016, as farmácias brasileiras devem começar a vender autotestes para detecção de HIV. Até o momento, testes de HIV eram feitos somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel.

Lama na superfície é maior que no fundo do oceano no Espírito Santo

A extensão da pluma (mancha de lama) na superfície do oceano no Espírito Santo é maior do que a encontrada no fundo. Levantamento feito pela Marinha informa que os pesquisadores identificaram na água partículas finas em suspensão, entre 0,45 e 5 milésimos de milímetro. A dispersão da lama é complexa e influenciada principalmente pelos ventos, pelas correntes, marés e a batimetria (profundidade).

Humanidade pode ficar sem oxigênio com aumento da temperatura, diz estudo

Com um aumento de 5°C da temperatura global, a humanidade poderia ficar sem oxigênio, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (1º), à margem da Conferência do Clima de Paris (COP-21), embora esse cenário possa ser evitado pelas medidas tomadas pela comunidade internacional.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros