Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Falta clareza à promessa climática

O Brasil apresentará na 21ª Conferência do Clima, em Paris, seu plano de controle de emissões de gases estufa até 2025, a INDC. Ela consiste em um conjunto de medidas e metas para cortar a quantidade dessas substâncias que o país produz, e que acumuladas na atmosfera levam ao aquecimento global.

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

O uso de pneus para a construção de muros de contenção em comunidades carentes de todo o país está sendo estimulado pela Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), órgão da Secretaria Municipal de Obras da prefeitura do Rio de Janeiro, que elaborou um manual de orientação para os moradores, a fim de que, em um sistema de mutirão, eles possam executar a obra usando a tecnologia.

Cidades suspendem abastecimento de água após lama do rompimento das barragens em Mariana tingir o Rio Doce

Em Governador Valadares (MG), cidade mais afetada pela interrupção no abastecimento de água depois que a lama proveniente do rompimento das barragens em Mariana chegou ao Rio Doce, a população faz filas para comprar água mineral e reclama da falta de uma solução para o problema.

África Oriental tem 32 milhões afetados pela fome por causa do El Niño

Os conflitos, as chuvas e as secas em consequência dos efeitos do El Niño fizeram aumentar “dramaticamente” o número de pessoas com fome na África Oriental (32,1 milhões), afetando sobretudo a Etiópia, informa na quinta-feira (12) relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Amazonas registra recorde de queimadas em outubro, aponta Inpe

O Amazonas registrou novo recorde de incêndios neste ano. O número de casos de queimadas em floresta e vegetação em outubro chegou a 2.494 focos. O índice é o maior já registrado no período pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registra os dados via satélite há 17 anos.

‘Oásis’ garantem água e deixam parte da Grande SP distante da crise hídrica

Mesmo se os seis principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo entrassem em colapso e ficassem sem água, moradores de regiões distantes e bairros de alto padrão, como Alphaville e Aldeia da Serra, em Santana de Parnaíba, passariam imunes pela crise hídrica.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Novas sacolas plásticas: a vez da educação

Ao curso de uma interminável discussão sobre quem deve pagar pelas novas sacolas plásticas reutilizáveis para descartar o lixo na cidade de São Paulo (a verde para o materiais recicláveis secos e a cinza para materiais não recicláveis), os consumidores paulistanos continuam sem receber orientações adequadas.

Da lama ao caos: o País que não queremos, artigo de Maurício Guetta

Tragédia ambiental em Mariana (MG) acontece justamente no momento em que governo e poder econômico pressionam pela flexibilização das regras do licenciamento ambiental, que pretendem evitar desastres como esse. Leia artigo de opinião de Maurício Guetta, advogado do ISA

Embrapa cria plástico biodegradável que pode ser produzido em minutos

A Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP) desenvolveu um plástico biodegradável que pode ser produzido em escala e em poucos minutos. Feita à base de açúcares e sem aditivos químicos, a nova película se parece com a tradicional, mas demora apenas um mês para ser decomposta, não mais 100 anos.

Parque do DF recebe plantio de 180 mudas de árvores do cerrado

Foram plantadas nesta segunda-feira (9) 180 mudas de árvores do cerrado na área que abrigará o Museu da Educação do Distrito Federal, no Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia. Foram semeadas cagaita, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-roxo, ipê-verde, jequitibá, pau-rosa, sucupira-branca e sucupira-preta.

Força crescente do El Niño ameaça a vida de crianças, alerta Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimou na terça-feira (10) que 11 milhões de crianças estejam em risco de fome, doenças e falta de água na África Oriental e Austral em consequência da força crescente do fenômeno meteorológico conhecido por El Niño.

Reciclagem de resíduos da cadeia produtiva do pescado poderá viabilizar coprodutos

A professora Marilia Oetterer, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, coordena pesquisas que procuram reciclar resíduos do processamento de pescado visando obter coprodutos com valor agregado.

Mudanças climáticas: hora de (re)agir, artigo de Heitor Scalambrini Costa

O maior e mais completo estudo já realizado sobre impactos da mudança climática no Brasil foi divulgado no final de outubro. Trata-se do “Brasil 2040 – Alternativas de Adaptação às Mudanças Climáticas”, encomendado pela Secretaria de Estudos Estratégicos da Presidência da República a grupos de pesquisa do país.

Rompimento de barragens ameaça vida marinha do Espírito Santo, diz biólogo

Milhares de quilômetros do litoral do Espírito Santo serão contaminados pelos metais tóxicos liberados pelo rompimento de duas barragens de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). A afirmação é do biólogo André Ruschi, diretor da escola Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz, Santa Cruz, no Espirito Santo.

Ecologistas recorrem contra projeto na Grande Barreira de Corais

Ecologistas australianos apresentaram nesta segunda-feira (9) um novo recurso à justiça depois que o governo de Canberra autorizou um polêmico projeto de mineração do grupo indiano Adani, que os ativistas consideram não levar em consideração o impacto à Grande Barreira de Corais.

Pesquisadores de SC descobrem que flor de hibisco pode inibir câncer

Pesquisadores de Itajaí descobriram que uma espécie de hibisco pode inibir o avanço de câncer do cólon. O experimento foi feito em ratos e apresentado no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, em agosto. Os pesquisadores, agora, verificam os resultados de novas experiências, feitas com o chá da planta.

Promessas de corte de CO2 não são metade do que é necessário, diz ONU

A soma das promessas de cortes de emissões de CO2 que 146 países estão levando à cúpula do clima de Paris em dezembro não é metade daquela necessária para frear o aquecimento global “perigoso”. Essa é a conclusão do novo relatório do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que avalia o avanço das políticas de clima.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros