Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

A história se repete com o anúncio da termelétrica suja em Pernambuco, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Quatro anos se passaram desde o anúncio conjunto, em setembro de 2011, pelo governo de Pernambuco e pelo grupo Bertin (grupo paulista com atividades no segmento da agroindústria) da construção da “maior termoelétrica do mundo”.

MMA faz capacitação de projetos ambientais

Nesta sexta-feira (23), a partir das 15h, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), promove webconferência em que serão esclarecidos os conceitos básicos do edital 01/2015, publicado para receber propostas destinadas à recuperação de nascentes ou de áreas que margeiam corpos d?água, que possam beneficiar 18 regiões metropolitanas no País, consideradas de risco de escassez de água.

Países de floresta tropical pedem reconhecimento em acordo climático

Uma coalizão de países com florestas tropicais exigem que, no acordo de mudança climática global atualmente em negociação, seja reconhecida a contribuição desses ecossistemas e a necessidade de uma maior cooperação global para sua conservação, informou em entrevista a ministro das Relações Exteriores do Panamá, Isabel De Saint Malo.

Crise hídrica e uma nova cultura de cuidado com a água. Um novo modelo é preciso

“A primeira coisa que precisa acontecer para resolver a crise hídrica é um gesto do governo de reconhecer a situação em que estamos, assumir a responsabilidade sobre medidas que não foram tomadas”, diz o membro da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade e da Aliança pela Água.

A água de cocô do Bill Gates e os ricos que não param de enricar, artigo de Beatriz Carvalho Diniz

A ideia é ótima: transformar cocô em água potável, boa de beber! O investimento do Bill Gates na máquina que faz fezes humanas virarem água foi super divulgado no início de 2015, quando estava funcionando um protótipo que ainda seria enviado para o Senegal.

Atual compromisso meio ambiental supera em 7 décimos o objetivo fixado

Os compromissos ambientais pactuados até o momento por mais de 150 países superam em 7 décimos o objetivo para que a temperatura não aumente mais de dois graus centígrados para o até 2100, advertiu nesta quarta-feira (21) a Agência Internacional da Energia (AIE).

Estudo mostra que retirada de água dificulta a recuperação do Cantareira

Um estudo feito por pesquisadores da USP e da Unesp e publicado em uma revista científica internacional afirma que a Sabesp retirou tanta água do Sistema Cantareira que ele não está mais conseguindo se recuperar. O estudo aponta que esvaziar demais os reservatórios muda a eficácia do sistema, segundo reportagem do SPTV.

Oito países pedem que COP21 reconheça o papel da Amazônia no controle do aquecimento global

Países se reuniram para fazer declaração para a Conferência do Clima (COP 21), que acontecerá em Paris em dezembro. A Amazônia abrange o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, com 33 milhões de pessoas dependentes de seus recursos naturais.

Gestão dos Resíduos e Educação Ambiental nos Condomínios, artigo de Antonio Silvio Hendges

A Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos, PNRS – estabeleceu a coleta seletiva, a responsabilidade compartilhada e a logística reversa como instrumentos de gestão dos resíduos do consumo diário, sejam recicláveis (plásticos, metais, papéis, vidros), orgânicos (restos de alimentos, óleo de cozinha, limpeza) ou tecnológicos (lâmpadas, pilhas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pneus, embalagens).

Dobrar energia nuclear para 2040 ajudaria a conter mudança climática, diz ONU

Apesar do medo gerado após o acidente de Fukushima em 2011 e a rejeição ao seu uso em muitos países, a energia nuclear pode ser um aliado essencial na luta contra a mudança climática se sua capacidade de produção dobrar para o ano 2040, segundo um relatório da agência da ONU apresentado nesta terça-feira (20) em Viena.

MT é líder em desmatamento da Amazônia Legal em setembro

Em setembro deste ano, Mato Grosso concentrou a maior parte (55%) do desmatamento na Amazônia Legal. Foi detectado um desmatamento de 229 km² em toda a Amazônia Legal, sendo que o estado desmatou 127 km². Os dados foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a partir de registros feitos pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Desastres naturais são fenômenos políticos, dizem especialistas


Repensar os desastres naturais como fenômenos sociais e políticos, construídos a partir da ação do homem, foi o desafio da mesa-redondaFormações sócio-históricas e ambientais, que abriu o primeiro dia de debates do seminário Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, realizado no Museu da Vida, no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Brasileiro desconhece importância da polinização na produtividade em lavouras, pomares e matas

Pesquisas do projeto Polinizadores do Brasil constataram, nos últimos cinco anos, que abelhas, insetos e aves são fundamentais para o aumento da produtividade em lavouras, pomares e matas. Em alguns casos de polinização com abelhas, principalmente, a produtividade pode aumentar em até 70%, de acordo com o projeto coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Ministério do Meio Ambiente.

A ilusão dos ‘projetos de desenvolvimento’ em Pernambuco, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Nos últimos anos em Pernambuco, a máquina de propaganda do governo estadual, aliado a mídia empresarial, e a setores cooptados da academia tem insistentemente anunciado a implantação de grandes empreendimentos econômicos para mudarem a vida dos pernambucanos. Chamam a isso de “desenvolvimento”, mas que na realidade acaba promovendo conflitos socioambientais de grandes proporções. Vejam bem.

Reunião prévia à cúpula do clima de Paris começa com divergências

A última reunião prévia à Cúpula do Clima de Paris, que pretende fechar um acordo vinculativo e global contra a mudança climática, começou nesta segunda-feira em Bonn (no oeste da Alemanha) obscurecida pelas diferenças entre as economias avançadas e as em vias de desenvolvimento.

“Não temos plano B nem planeta B” sobre preservação da Terra, diz Ban Ki-moon

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse na segunda-feira (19) que não há tempo a perder para se alcançar um novo acordo global climático na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), em dezembro, em Paris.

Pesquisador da USP estuda uso de plástico de painéis solares na retina

Uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e o Politécnico di Milano está proporcionando descobertas que, no futuro, poderão beneficiar pacientes com doenças degenerativas na retina. Os pesquisadores descobriram que o polímero politiofeno, usado em placas solares, funciona também na água e em olhos de animais.
segunda-feira, 19 de outubro de 2015

‘Quanto mais demorarmos para lidar com as mudanças climáticas, mais caro vai ficar’

Eleita vice-presidente do IPCC até 2020, a pesquisadora brasileira Thelma Krug fala sobre a certeza dos cientistas sobre a influência humana no clima do planeta e os desafios dos governos para frear o aquecimento global.

OMS defende mais testes bacteriológicos para melhorar qualidade da água do Rio

Faltando menos de 300 dias para os Jogos Olímpicos de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou oficialmente nesta sexta-feira (16) testes bacteriológicos mais frequentes e focados nas bactérias Enterococci e E. coli nas águas da Baía de Guanabara para garantir a saúde dos atletas e das pessoas que entrem em contato com a água durante a competição.

Com estiagem, região metropolitana do Rio sofre com falta d’água

Alguns bairros das cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, além da Ilha de Paquetá, bairro da cidade do Rio de Janeiro que fica na região nordeste da Baía de Guanabara, enfrentam falhas no fornecimento de água desde a semana passada.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros