Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

A acidificação dos oceanos já levou à extinção de 50% dos recifes de corais do mundo. Entrevista com Anna Carolina Lobo

“Os oceanos, para as nossas vidas, são tão ou mais importantes que as florestas terrestres: mais de 60% do oxigênio é produzido por algas marinhas, embora as pessoas associem a produção do oxigênio somente às florestas”, diz a coordenadora do Programa Marinho do WWF.

Gelo feito a partir de energia solar leva desenvolvimento a comunidade isolada

Há dois meses, as oito famílias que vivem na Vila Nova do Amanã, pequena localidade do município de Maraã, na região do Médio Solimões, no Amazonas, passaram a ter acesso a um item básico para a maioria dos brasileiros, mas considerado um luxo no local. A comunidade ribeirinha recebeu três máquinas de gelo que funcionam com energia solar e estão produzindo 90 quilos por dia.

Brasil se prepara para um verão de extremos

O próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média.

Sul-coreano assume painel do clima da ONU pedindo cobrança sobre CO2

O sul-coreano Hoesung Lee, 69, escolhido nesta terça-feira (6) para liderar o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática), se diz favorável à uma maior “precificação” do carbono para estimular a redução de gases do efeito estufa. A criação de impostos sobre a emissão de CO2 ou a implementação de mercados de emissões que as limitem serão um caminho importante, afirmou.

Quatro anos de seca resultam em medidas mais duras na Califórnia

Há três gerações a família Diener cultiva os mesmos 26 mil metros quadrados no Vale Central da Califórnia. Na década de 1920, eles produziam cevada e alfafa para alimentar as tropas de mulas que serviam aos canteiros de obras de Los Angeles. Na década seguinte, com a substituição da força animal pelos veículos a motor, passaram a cultivar o algodão usado na fabricação dos pneus de borracha.

Por uma infância brincante

O Centro Cultural da Juventude (CCJ) lança, no próximo dia 7 (quarta-feira), durante o mês das crianças, a exposição Por uma infância brincante. Organizada pelo grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais, o evento ocupará o CCJ até o dia 31/10 com rodas de conversa, oficinas, brinquedos e brincadeiras.

Dez milhões em risco de fome

Pelo menos dez milhões das pessoas mais pobres do planeta poderiam passar fome em 2015 e 2016 devido às condições climáticas extremas e ao fenômeno El Niño, segundo a organização humanitária Oxfam. No informe Entrando em Águas Inexploradas, a Oxfam assinala a existência de padrões climáticos erráticos, incluídas altas temperaturas e secas, o que perturba as safras e a produção agrícola em todo o mundo.

Inundações costeiras em Santos podem causar prejuízos bilionários

A inundação de áreas costeiras das zonas sudeste e noroeste de Santos, causada pela combinação da elevação do nível do mar com ressacas, marés meteorológicas e astronômicas e eventos climáticos extremos, pode causar prejuízos acumulados de quase R$ 2 bilhões até 2100 se não forem implementadas medidas de adaptação.

Metas enviadas à ONU sobre aquecimento não limitam aumento de temperatura a 2°C

O Climate Action Tracker, organização composta por instituições científicas que monitoram o aquecimento global, divulgou na quinta-feira (1º) uma análise de 19 Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas (INDC), que são documentos com as metas de cada país para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Brasil aposta em energia renovável, combate ao desmatamento e replantio para cumprir meta do clima

Aumentar o uso de energia renovável, acabar com o desmatamento ilegal e restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de vegetação em território nacional são algumas das iniciativas que o Brasil pretende adotar para reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, segundo exposição feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em audiência pública promovida nesta quinta-feira (1º) pela Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC).

Prefeito de SP sanciona lei que permite entrada forçada em casas para combater dengue

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou uma lei que permite a entrada à força em imóveis, durante ações de combate à dengue. Segundo o texto, a medida poderá ser tomada quando houver recusa ou ausência de alguém para abrir a porta à equipe e quando a entrada for fundamental para a contenção da doença.

Defesa Civil pede ajuda à população para atuar no combate às queimadas

O céu de Montes Claros (MG) está mais cinza nos últimos dias. Porém, não é sinal de chuva. Um incêndio que começou no dia 23 de setembro em uma propriedade particular atingiu, no fim da semana passada, a área de preservação permanente do parque estadual da Lapa Grande e consome parte a vegetação.

Agricultura familiar tem nova rotina no sertão

Desde 2012, agricultores familiares de 16 municípios do território da Bacia do Jacuípe, no semiárido baiano, vêm mudando a sua rotina de trabalho. O principal impulso para essa transformação foi dado a partir do projeto Adapta Sertão, desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), com o apoio de R$ 2,2 milhões do Fundo Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (recebidos no período de 2012 a 2014).

Pesquisadores alertam para impactos da elevação do nível do mar

Estudo patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), feito em parceria entre pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra, alerta que, por causa do aquecimento global e de fenômenos climáticos, o nível do mar na cidade paulista de Santos poderá se elevar até 30 centímetros até 2050, trazendo tanto impactos ambientais quanto econômicos.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros