Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gelo do Ártico atinge quarta menor cobertura da história


A superfície gelada do oceano Ártico alcançou no dia 11 de setembro sua menor extensão para o ano de 2015, 4,41 milhões de quilômetros quadrados (km2), conforme um estudo do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC), dos Estados Unidos, divulgado recentemente.

Hoje, como ontem. E amanhã, como será?

É bastante disseminada a crença de que são de origem recente os grandes problemas que atormentam hoje a humanidade – como mudanças climáticas; concentração da renda no mundo e nos países, agravando os problemas sociais, a pobreza, a miséria; os gravíssimos problemas no campo dos recursos hídricos, no Brasil e fora daqui; o crescimento infindável da geração de lixo; e até a “nova diáspora da terra”, de feições a cada dia mais trágicas e agora incluindo o território europeu, com a fuga para lá de africanos, turcos, sírios (já há no mundo 60 milhões de emigrados clandestinos, segundo a ONU).

ONGs cobram criação de comissão para agenda de desenvolvimento da ONU no Brasil

Representantes de organizações da sociedade civil estão negociando para que o governo federal crie uma comissão para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Os ODS vão guiar os países em uma agenda global de desenvolvimento sustentável até 2030 e substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vigentes até o fim deste ano.

‘Bebemos água, não bebemos minério’, gritam comunidades em Campo Formoso, BA

A 21º edição do Grito dos Excluídos realizada em Campo Formoso, no Centro-Norte baiano,  no último dia sete reuniu cerca de 400 pessoas que, entre as palavras de ordem a favor da vida, clamaram por água, afirmando: “Nós bebemos água, não bebemos minério”. 
quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Alerta Geral: todo dia é Dia da Criança!

Ana Candida Echevenguá*

Art. 5º, Lei 8.069/1990. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

A mídia e seu papel primordial no emburrecimento do povo brasileiro

Ana Candida Echevenguá

Política partidária e televisão são duas instâncias na sociedade brasileira que parecem reunir o maior número de pessoas despreparadas e desqualificadas. É como se escolhessem a dedo as piores pessoas, com raras exceções, para legislar ou executar, animar shows de auditórios ou de entrevistas, etc... (Marilene Felinto). 

Água - a crise humanitária silenciosa

Ana Candida Echevenguá* 

O consumo da água multiplicou-se por seis no século XX, ou seja, foi duplamente superior à taxa do crescimento demográfico do planeta. Baseado em tais dados, calcula-se que em 2025 cerca de 3,5 bilhões de pessoas estarão sofrendo com a escassez de água. A continuidade do efeito estufa e o fracasso das práticas preservacionistas em escala mundial reforçam o problema.  

Seu jardim é composto por plantas seguras?

Coloridas, cheirosas e de diversos tamanhos e formas, as plantas são superatraentes para as crianças, sobretudo, entre os três e sete anos, ao descobrir coisas novas, manipular objetos e leva-los à boca. Por isso, fique sempre atento, pois durante uma brincadeira no jardim ou na hora de fazer a comida ao brincar de casinha, as folhas podem virar um tempero perigoso nas panelas dos pequenos.

Redução do desmatamento da Amazônia evita 1,7 mil mortes por ano

A diminuição do desmatamento da Amazônia e das emissões de fumaça de queimadas nos últimos dez anos tem causado a redução de, em média, 30% da concentração de material particulado (aerossóis), além de ozônio, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e outros poluentes atmosféricos emitidos pelas queimadas durante a estação seca na região Sul do país, além do Paraguai, norte da Bolívia e Argentina.

Unesco denuncia saques “em escala industrial” a sítios arqueológicos na Síria

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, denunciou na quarta-feira (16) que sítios arqueológicos na Síria estão sendo saqueados “em escala industrial” e que os rendimentos destes saques estão sendo usados para financiar os extremistas do Estado Islâmico.

Brasil propõe redução de 40% no uso de gases que destroem a camada de ozônio

Na quarta-feira (16) comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e o Brasil tem motivos para comemorar. Entre 2012 e 2015, o país reduziu em 16,6% o uso de substâncias com potencial de destruir o ozônio, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Organizações da sociedade civil pedem metas mais ambiciosas para zerar desmatamento

O manifesto “Desmatamento Zero e o Futuro do Brasil”, assinado por diferentes organizações socioambientais, o ISA entre elas, ressalta que zerar o desmatamento e levar metas mais ambiciosas para a Convenção do Clima da ONU, em dezembro, reforçarão a liderança ambiental do País.

Degradação do solo custa trilhões de dólares ao ano, diz estudo da ONU

A degradação do solo, assim como uma expansão de desertos em partes da África, custa trilhões de dólares na economia mundial por ano e pode conduzir dezenas de milhões de pessoas para fora de casa, de acordo com um estudo da ONU divulgado nesta terça-feira (15).

Incêndio já destruiu 9 mil hectares da Chapada Diamantina

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, já destruiu 9 mil hectares da unidade de conservação, informou na terça-feira (15) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o órgão, o fogo atinge áreas de difícil acesso, o que complica o trabalho dos brigadistas.

Dia da camada de ozônio terá comemoração

O Ministério do Meio Ambiente comemora, nesta quarta-feira (16/09), o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, com a entrega de certificados para empresas do setor de espumas de poliuretano que eliminaram completamente o uso dos hidroclorofluorcarbonos (HCFC) do tipo 141b em processos industriais. Essas substâncias artificiais causam danos à película de gases naturais que serve como um filtro protetor da Terra contra o excesso de raios ultravioletas.

Conseguir a segurança alimentar para todos

Após o entusiasmo da última Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, as questões centrais e os muitos níveis do que está em jogo estão claros. De fato, um assunto complexo como a fome, que é uma prioridade permanente em matéria de desenvolvimento, continua sendo motivo de luta diária para quase 795 milhões de pessoas no mundo.

Redução de maioridade penal: Brasil ignora compromissos internacionais

“O cerne da questão, que não é mencionado neste debate, é se a redução da maioridade penal é efetiva ou não para combater a violência. Nesse sentido, basta dar uma olhada nos regimes penitenciários da região para entender que mais penas não é sinônimo de menos crimes, evidenciando o fracasso sistemático das leis e políticas restritivas no tema.”

Alunos de escola público do AC desenvolvem ‘mini placa solar’

Um projeto desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Rio Branco utiliza o calor do sol para a produção de energia de forma sustentável. De acordo com os estudantes, o trabalho deles foi selecionado para participar de uma feira de ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul.

Projeto transforma cigarros irregulares em adubos ecológicos

Um projeto desenvolvido no município de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, transforma cigarros irregulares apreendidos nas rodovias federais em adubos ecológicos para plantas. Desde 2011, quando os trabalhos foram iniciados, mais de 25 toneladas do produto já viraram fertilizantes.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros