Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Reaproveitar alimentos contra desperdício

Uma iniciativa nascida nesta cidade do norte da Grã-Bretanha tem o ambicioso objetivo de acabar com o desperdício de alimentos, de uma vez por todas. Fundado em dezembro de 2013, O Projeto da Real Comida-Lixo (TRJFP), é criação do cozinheiro Adam Smith e consiste em uma rede de restaurantes onde são oferecidos alimentos destinados ao lixo, após serem recolhidos por voluntários e convertidos em pratos comestíveis e nutritivos.

Redução de gases de efeito estufa traz ganho econômico ao país, diz observatório

O Observatório do Clima, rede de 37 entidades brasileiras voltadas para a discussão das mudanças climáticas no país e no mundo, apresentou nesta quarta-feira (2), em Bonn, na Alemanha, à imprensa internacional, a proposta da sociedade civil para a redução da emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Pelo documento, o país deve limitar as emissões a 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente em 2030, uma redução de 35% em relação aos níveis de 2010.

Aquecimento climático continua a aumentar, mostra estudo

Os objetivos de redução dos gases de efeito estufa, anunciados até agora em nível mundial, levariam a um aquecimento climático “bem superior a 2 graus”, limite fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo estudo divulgado na quarta-feira (2) em Bonn (Alemanha).

Rumo à COP21: o desmatamento na Amazônia continua a ser um desafio, artigo de Sucena Shkrada Resk

Dados recentes divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam que houve um aumento de 63% no desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto a julho (2014-2015), com 3.322 km2 comparativamente ao mesmo período entre 2013-2014, com 2.044 km2.

Usinas de reciclagem de entulho em Belo Horizonte e a reciclagem de resíduos da construção civil, artigo de Roberto Naime

Os resíduos sólidos resultantes do setor de construção civil, incluindo não apenas construções novas, mas também demolições costuma dobrar o montante de resíduos sólidos produzidos por uma comunidade. As pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento dos materiais advindos de construções e demolições são inúmeros.

Prorrogada consulta à lei de biodiversidade

O prazo para recebimento via Internet das contribuições da sociedade civil à regulamentação da Lei de Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade foi prorrogado até 15 de setembro. Mesmo após essa data, o cidadão que desejar contribuir ainda poderá fazê-lo, já sobre a minuta de decreto a ser apresentada à Casa Civil da Presidência.

Cientistas criam droga que ‘altera’ DNA e inibe evolução do câncer

Cientistas da Universidade de Brasília desenvolveram uma droga capaz de alterar a estrutura do DNA e assim evitar a multiplicação de células com câncer. A pesquisa começou há quatro anos, e o grupo aguarda atualmente a liberação de R$ 170 mil para prosseguir com o estudo. A expectativa é de que o remédio já esteja no mercado daqui a 12 anos.

Cerca de 90% das aves marinhas têm plástico no organismo, diz estudo

A quantidade de lixo no oceano tem colocado em risco as aves marinhas do mundo. Um estudo conduzido por pesquisadores do Imperial College London e da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade da Austrália (CSIRO) concluiu que cerca de 90% das aves marinhas têm plástico em seu organismo atualmente.

Água e educação ambiental terão fórum

O tema água norteará a programação do IV Encontro Formativo Nacional Integrado de Educação Ambiental para a Gestão das Águas que acontece, entre os dias 1º e 3 de setembro, na cidade de São Pedro (SP) e que contará com a presença do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Sanidade animal e vegetal vai reunir representantes de 36 países em Brasília

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse na segunda-feira (31) que a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional (Risavia 2015) será um “marco” para a agricultura brasileira. O evento reunirá representantes de 36 países interamericanos, quarta (2) e quinta-feira (3) desta semana, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Areia de praças e creches coloca saúde das crianças em risco no Rio, diz Fiocruz

Uma análise da qualidade ambiental da areia de parques, praças e creches feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nas zonas norte, sul e oeste do Rio de Janeiro atestou que o risco de contrair doenças nesses locais é alto.

Especialistas alertam que situação dos reservatórios do Rio é grave

Apesar da situação grave dos reservatórios da Bacia do Paraíba do Sul, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro, não deve faltar água até o próximo período chuvoso, no verão. Porém, os especialistas ouvidos pela Agência Brasil alertam que é preciso economizar água para o sistema não entrar em colapso em 2016.

Biodiversidade: lei é instrumento contra preconceito para povos tradicionais

A Lei da Biodiversidade, apesar de tratar especificamente do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado a esse patrimônio, está servindo de instrumento de luta contra a discriminação para alguns povos e comunidades tradicionais. É o caso dos ciganos e dos povos de terreiro e de matriz africana.

Carro compacto movido a ar comprimido quase não polui

O AirPod é um carro movido a ar comprimido arquitetado pela empresa de tecnologia MDI, de Luxemburgo, e pela companhia automotiva indiana Tata Motors. Ao contrário do que parece, o veículo não se movimenta por meio de um jato de ar que o impulsiona para frente, como em filmes de ficção.

Programa restaura floresta no Sul da Bahia

Desde a sua inauguração, em novembro de 2014, o Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, uma das maiores iniciativas para a restauração da Mata Atlântica no Sul da Bahia, criou uma rede de restauração florestal com fundamentos socioambientais e respeito à diversidade.

Mais de 100 multas foram aplicadas por queimadas em terrenos de Cuiabá/MT

O calor e o tempo seco aumentam o risco de queimadas em Cuiabá nesta época do ano. Somente entre o início do mês de julho até o dia 25 agosto, a Prefeitura Municipal aplicou 115 multas a proprietários de terrenos, que tiveram registros de queimadas. Na área urbana, as queimadas são proibidas o ano todo.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros