Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Chegamos ao limite

Mais uma vez, foram menos de oito meses para que a humanidade utilizasse todos os recursos naturais existentes para o ano inteiro. 13 de agosto é o Dia de Sobrecarga da Terra, conhecido em inglês como Overshoot Day. A data marca como a demanda anual sobre a natureza vai além do que o planeta pode regenerar durante um ano.

INB admite que urânio contamina água na Bahia

Pela primeira vez, em mais de 14 anos de atividade no semiárido baiano, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) admitem a contaminação da água em Lagoa Real, município limítrofe com Maniaçu, distrito de Caetité, onde opera a única unidade de mineração e concentração de urânio ativa na América Latina, a cerca de 700 km de Salvador, capital da Bahia.

Uma leitura sobre a agricultura familiar: por dentro e por fora, artigo de Sucena Shkrada Resk

Existem hoje dois contextos da agricultura familiar brasileira, que refletem situações diversas no cenário nacional e internacional, revelando os desafios principalmente internos do campo teórico ao prático nos recortes socioambiental e da segurança alimentar.

Projetos de lei ameaçam futuro hídrico, climático e a biodiversidade do país, artigo de Jaime Gesisky

O Congresso Nacional retomou as atividades esta semana, e com isso voltam a tramitar pela Câmara e o Senado diversos projetos de lei que colocam em risco o patrimônio natural brasileiro. Mesmo com as evidências sobre o papel das áreas protegidas na manutenção das fontes de água, do equilíbrio climático e manutenção da biodiversidade, os parlamentares insistem em reduzir as áreas protegidas do país.

Queimadas consomem 47% de terra indígena em MT, denunciam ONGs

A terra indígena Marãiwatsédé, de mais de 165,2 mil hectares no nordeste de Mato Grosso, já teve mais de 47% de sua área – mais de 78 mil hectares – consumidos pelas queimadas este ano. A constatação é das organizações não-governamentais Operação Amazônia Nativa (Opan) e Instituto Socioambiental (ISA) com base em dados obtidos por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Governo argentino rebate críticas sobre gestão de inundações

O governo argentino respondeu nesta quinta-feira (13) às críticas ao manejo da situação causada pelas inundações, que deixaram milhares de desalojados nos últimos dias na província de Buenos Aires, cujo governador, o governista Daniel Scioli, retornou nas últimas horas ao país.

Plano de consumo sustentável terá ciclo 2

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) consultou, na quarta-feira (12), órgãos de governo e da sociedade civil para estimular a sustentabilidade nos costumes do brasileiro. Realizada em Brasília, a rodada de debates faz parte da construção do segundo ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), previsto para ser lançado até o fim do ano.

Empresas brasileiras assinam carta sobre mudanças climáticas

Um grupo de empresários brasileiros lançou, nesta quinta-feira (13), um documento em que as companhias assumem compromissos para reduzir o impacto das mudanças climáticas nos próximos anos, além de fazer propostas sobre o que o governo brasileiro deve priorizar nas negociações internacionais da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 21 (COP 21), que acontece em dezembro em Paris.

Rumo a Paris e à energia renovável

Muitos no mundo consideram que a energia renovável é uma solução de desenvolvimento rentável, tanto para as nações industrializadas como para as que não o são. Os países se dão conta lentamente de que o uso de carvão, e a enorme quantidade de emissões contaminantes que gera, prejudica o ambiente e tem impacto sobre nossas atividades econômicas.

Luz síncrotron aprofunda conhecimento sobre solo brasileiro

Os processos químicos, físicos e biológicos que controlam, em grande parte, a disponibilidade de nutrientes, o transporte de poluentes, a contaminação do ambiente e outros aspectos relacionados estão sendo mais facilmente desvendados com o auxílio da luz síncrotron – radiação eletromagnética produzida por aceleradores de partículas.

Os resíduos de saúde no Brasil em 2014, artigo de Antonio Silvio

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil em 2014 publicado pela Abrelpe – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais traz as informações sobre os resíduos dos serviços de saúde – RSS coletados e encaminhados para destinação final, especificados por regiões e com os totais nacionais obtidos através da somatória das projeções regionais.

Aposentado já plantou mais de 16 mil árvores em SP

Caminhando pela parte mais fechada da vegetação até o local onde as mudas são recém-plantadas, o administrador aposentado Hélio da Silva, 62, sabe dizer a idade de quase todas as árvores do parque linear Tiquatira, na Penha, zona leste de São Paulo. É ele quem vem plantando exemplares na região há 10 anos.

Brasil cumprirá meta de redução de CO2 para 2020, mas com viés de alta

O Brasil reduziu suas emissões de dióxido de carbono e se manteve relativamente estável nos últimos anos de modo a atingir a meta oficial definida para 2020, avaliou um estudo divulgado na terça-feira (11). No entanto, a tendência projetada a partir de dados de 2010 alerta para um aumento nas emissões de gases, segundo o estudo Análises das emissões de gás de efeito estufa no Brasil (1970-2013), realizado pelo Observatório do Clima, entidade que reúne trinta organizações do setor.
quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Exploração de combustíveis fósseis ameaça oceanos, afirma pesquisa alemã

Cientistas alemães concluíram que é urgente acabar com o consumo de combustíveis fósseis para salvar os oceanos do acúmulo de dióxido de carbono (CO2). Caso contrário, “uma catástrofe de extinção em massa poderá acontecer”, afirmou a pesquisadora Sabine Mathesius, do Centro de Pesquisa Oceânica Helmholtz, da cidade de Kiel, na Alemanha.

Petrobras reduz investimentos em proteção ambiental e projetos sociais

Os prejuízos registrados pela Petrobras em 2014 atingiram diretamente investimentos da companhia em proteção ambiental e em projetos sociais e culturais, marcas fortes da empresa ao longo de sua história. A informação consta do Relatório de Sustentabilidade, divulgado ontem (11) pela estatal.

28,5% da água de SP tem quantia inadequada de flúor, diz estudo

Quase 30% da água do estado de São Paulo tem quantidade inadequada de flúor, segundo um grande levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol-USP) e pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (FOP-Unicamp), cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira (11).

Observatório do Clima: Brasil reduziu em 15% emissão de gases de efeito estufa

As emissões brutas de gases do efeito estufa (GEE) no Brasil, entre 1990 e 2013, diminuíram de 1,83 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente (GtCO2e) para 1,59 bilhão de toneladas, o que representa uma queda de 15%. No mesmo período, as emissões globais cresceram mais de 35% alcançando cerca de 52 bilhões de toneladas.

Austrália promete reduzir em 26% emissões de CO2 até 2030

A Austrália planeja reduzir suas emissões de CO2 em ao menos 26% até 2030 em relação aos níveis de 2005, anunciou nesta terça-feira (11) o primeiro-ministro, Tony Abbott, destacando a determinação de seu governo em buscar um equilíbrio entre objetivos ambientais e econômicos. “É um bom objetivo, sólido, responsável do ponto de vista econômico, responsável do ponto de vista ambiental”, disse.

Carona Solidária, artigo de Roberto Naime

São cada vez mais disseminadas as iniciativas de fomentar atividades de carona solidária, chamadas de eco-carruagens e de outras denominações, conforme a criatividade das pessoas. Em geral ocorre através de “sites” na internet que promovem caronas entre a população. Em serviços gratuitos que promovem encontros de indivíduos com roteiros de deslocamentos concordantes.

Justiça multa Funai por não cumprir ordem para seguir demarcação de terra indígena Munduruku

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal de Itaituba intimou a Fundação Nacional do Índio sobre o descumprimento de uma sentença judicial que ordenava o prosseguimento da demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, dos índios Munduruku. Com a intimação, a Funai passa a pagar multa de R$ 3 mil por dia de descumprimento da decisão, a contar pelo dia 6 de agosto, quando a sentença deveria ser cumprida.

RJ: Justiça determina à CSN comprimento de TAC, com medidas de proteção da Floresta da Cicuta

FLORESTA DA CICUTA – Uma área ecológica destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. Pelo Decreto 90.792, de 06/01/85, o Governo Federal tornou a Floresta da Cicuta Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta.

Papa estabelece dia anual de cuidado com meio ambiente para os católicos

O papa Francisco, na esteira da reação em grande medida positiva à sua encíclica sobre ecologia, estabeleceu, nesta segunda-feira (10), um “Dia Mundial de Prece pelo Cuidado com a Criação” para os católicos, cujo objetivo é atrair atenção para os riscos enfrentados pelo planeta.

Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o país. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.

Com volume 77% menor, Piracicaba vira ‘rio de pedras’ no interior de SP

O Rio Piracicaba registrou vazão de 12,3 mil litros de água por segundo, neste domingo (9), de acordo com a medição do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee). Este volume é 77,4% menor que a média para agosto, que é de 54,87 mil litros por segundo no trecho próximo ao Centro de Piracicaba (SP). Quem visitou pontos turísticos da cidade, como o Mirante, viu um “rio de pedras” na tarde de domingo.

Mesmo com chuva, volume do Sistema Alto Tietê cai 0,2 mm

Mesmo com uma chuva de 0,2 milímetros na área das represas que compõem o Sistema Alto Tietê, o volume armazenado de água caiu de 17,2% para 17% neste domingo (9). Essa é a 11ª queda consecutiva no volume, que vem reduzindo consecutivamente desde o dia 30 de julho, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Holandês de 21 anos embarca para missão de limpar Pacífico de plásticos

O holandês Boyan Slat era um adolescente quando teve a ideia de livrar os oceanos de resíduos de plástico. Aos 21 anos, ele conseguiu reunir, via financiamento coletivo, os US$ 2,2 milhões para começar a tarefa, e agora dá o primeiro passo da missão: a elaboração de um mapa deste tipo de resíduos no Pacífico.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros