Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Uma corrida social na área do clima

Pode parecer descabida a insistência do autor destas linhas, nos artigos das sextas-feiras, no tema de mudanças climáticas e problemas com elas relacionadas nas áreas de suprimento de água, tratamento de esgotos, recuperação de recursos hídricos, políticas de governos nesses setores ou suas deficiências e até ausência em tantos níveis.

Áreas Contaminadas e a Responsabilidade do Degradador Ambiental, artigo de Sandra Marcondes

Área contaminada, de acordo com a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo -, pode ser definida como “uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural…”

Itamaraty admite que Brasil poderá antecipar entrega de contribuição à COP21

O Brasil poderá antecipar a data de entrega da Contribuição Nacional Determinada (INDC, do nome em inglês) à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), que ocorrerá em Paris, França, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano.

Cidade do aço da China sente impacto de regulação da poluição

Lutando com a demanda fraca e encarando novas regras para diminuir a poluição, algumas firmas na principal cidade chinesa produtora de aço diminuíram suas produções ou até mesmo fecharam completamente, sustentando os preços locais do aço após mínimas de 20 anos.

Voo sobre o rio Tietê mostra água escura e espuma de SP até Salto

Representantes da Prefeitura de Salto (SP) sobrevoaram nesta quinta-feira (6) o rio Tietê para verificar as condições de lixo e poluição do local. O objetivo da ação é fazer um inventário visual, por meio de fotografias, das condições do rio, especialmente nas barragens de Santana de Parnaíba e de Pirapora, chegando também à usina de Rasgão, para comprovar a degradação e o risco que esse acúmulo de material pode trazer para o município.

Em debate, sustentabilidade no setor público

Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), gestores públicos e especialistas de diversos países se reuniram, nesta quinta-feira (6), para discutir a sustentabilidade na esfera administrativa. Promovido pelo MMA, o evento abordou boas práticas de contratações públicas sustentáveis e recomendações para formulação de políticas públicas.
quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Trilhões para a agenda sustentável

Após mais de dois anos de intensas negociações, os 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) acordaram por unanimidade a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos, que incluem a erradicação da pobreza extrema e da fome e que devem ser alcançados até 2030.

Precisamos dos rios do Paraná vivos

A qualidade das águas dos nossos rios ainda é discutida com pouca familiaridade pela sociedade. Sabemos identificar aqueles em pior estado, seja por problemas que a poluição causa ou pela percepção de caraterísticas desagradáveis quando estamos próximos aos rios, como odor ou lixo aparente. Mas será que conhecemos a classe dos rios da nossa cidade e como essa classificação é essencial para a qualidade da água que consumimos?

Ibama multa e embarga dois mil hectares em Paragominas e Ulianópolis, no Pará

Cinco fazendas dos municípios de Paragominas e Ulianópolis, no sudeste paraense, foram multadas e embargadas pelo Ibama por danificar vegetação nativa, em desacordo com a licença da autoridade ambiental competente. No total, aproximadamente 2.000 hectares foram desmatados e o material lenhoso resultante foi queimado com o intuito de limpar a área para a plantação de soja.

SC: Fundação do Meio Ambiente é proibida de autorizar corte de Mata Atlântica sem manifestação do Ibama

Mesmo restrita a 8,5% de sua cobertura vegetal original, a Mata Atlântica continua perdendo remanescentes florestais e somente entre 2012 e 1013 foram quase 24 mil hectares desmatados, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica e do INPE.

Os resíduos da construção civil no Brasil em 2014, artigo de Antonio Silvio Hendges

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil em 2014, pesquisa realizada pela Abrelpe – Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais traz a descrição da coleta realizada nas diferentes regiões do país dos resíduos da construção civil que pela Lei 12.305/2010 que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos são os provenientes de construções, reformas, reparos, demolições e escavações e a destinação adequada é responsabilidade dos geradores, sejam empreendimentos privados ou públicos.

Rios Voadores, artigo de Roberto Naime

Em 2.007 trabalhando com a equipe do Prof Luiz Duarte, na implantação do curso de engenharia ambiental do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), se viabilizou a oportunidade de ter o primeiro contato com o casal Gérard e Margi Moss, que estavam desenvolvendo já sob o patrocínio da PETROBRÁS, o projeto “rios voadores”.

Grupo da USP cria máquina que usa a luz para evitar infecções hospitalares

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) desenvolveram um equipamento que usa a luz ultravioleta para esterilizar ambientes contaminados. A máquina, patenteada pela instituição e disponível no mercado, age sobre fungos, bactérias e vírus e pode ajudar no combate às infecções hospitalares.
quarta-feira, 5 de agosto de 2015

El Niño mais forte aumenta risco de queimadas no leste da Amazônia

Com a intensificação do fenômeno El Niño, em 2015, as águas estão mais quentes na superfície do Pacífico, levando à supressão de chuvas no leste da Amazônia e ao aumento do risco de queimadas. Maranhão, Mato Grosso e Pará são os estados brasileiros com maior risco de queimadas este ano. Foto: Divulgação/Doug Morton/Nasa

Influenciando os sistemas ecológicos, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

O naturalista francês, Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829), criador do termo “Biologia”, ao escrever sua obra “Sistema Analítico dos Conhecimentos Positivos do Homem”, em 1820, observou que “o homem, por seu egoísmo muito pouco clarividente para com seus próprios interesses, por sua propensão a fruir de tudo o que está a sua disposição, em uma palavra, por sua falta de preocupação com o futuro e seus semelhantes, parece trabalhar na ruína de seus meios de conservação e na própria destruição de sua própria espécie”.

Consumo consciente, artigo de Junior Ruiz Garcia

O elevado grau de degradação do ambiente natural e suas inúmeras consequências negativas para a sociedade, a escassez de energia, água potável e outros recursos, a onda de informações a respeito das potenciais consequências das mudanças climáticas para o bem-estar humano e as constantes discussões sobre desenvolvimento sustentável têm colocado em xeque a sociedade de consumo e do desperdício.

Para ONU, plano de energia limpa de Barack Obama é “visionário”

As Nações Unidas reagiram ao anúncio do Plano de Energia Limpa, divulgado esta segunda-feira (3) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na avaliação do secretário-geral da ONU, o projeto mostra “a determinação do país em combater o aquecimento global”.

Governo dos Estados Unidos anuncia plano para reduzir emissão de carbono

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou na segunda-feira (3) um plano que pretende reduzir em 32% a emissão de carbono das centrais termoelétricas até 2030. O chamado Plano Energia Limpa, ou Clean Power Plan, propõe um cronograma de ações para minimizar o impacto do aquecimento global no mundo.

Iniciativa irá educar crianças em todo o mundo sobre a importância dos solos

Uma nova série de materiais educativos desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Associação Nacional para Conservação de Distritos (NACD), sediada em Washington, nos Estados Unidos, está ensinando as crianças a importância de solos saudáveis para a nossa comida, ambiente, meios de vida e bem-estar.

Cidades Comestíveis

Você já pensou em cultivar seu próprio alimento e depender cada vez menos da agricultura convencional e da indústria alimentícia? Para os agricultores urbanos do projeto Cidades Comestíveis, é possível plantar hortelões comunitários no espaço urbano e construir um novo cenário para a cidade, com comida brotando em jardins, calçadas, rotatórias e até mesmo telhados.

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 sob fogo

Já começaram a chover críticas à ambiciosa Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive antes mesmo de ter sido acordada, o que deverá acontecer em uma cúpula mundial no mês de setembro. Uma rede mundial de organizações da sociedade civil, conhecida como Grupos Principais das Nações Unidas (UNMG), alertou que a agenda, que inclui os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “carece de urgência, estratégia de implantação clara e prestação de contas”.

Ministro diz que Rio vai atender a exigências sobre águas da Baía de Guanabara

O ministro do Esporte, George Hilton, disse na sexta-feira (31) que as autoridades brasileiras estão preocupadas em cumprir as exigências do Comitê Olímpico Internacional sobre a qualidade das águas da Baía de Guanabara para os eventos dos Jogos Olímpicos de 2016.

Criada a Política de Combate à Desertificação

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.153/ 2015 que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. A norma está publicada na edição desta sexta-feira (31/07) do Diário Oficial da União (DOU). É resultado do projeto (PLS 70/2007) aprovado pelo Senado no último dia 8.

Pesquisadores do AC desenvolvem linha de cosméticos à base de bambu

Pesquisadores da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) desenvolveram uma linha de cosméticos feitos com extrato de bambu da Amazônia. A linha de produtos foi lançada, nesta sexta-feira (31), no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, durante a Expoacre, principal feira de negócios do estado, que se estende até o domingo (2).

Casa de PVC que fica pronta em sete dias é apresentada em feira no Acre

Sete dias. Esse é tempo para modular, montar e entregar pronta uma casa feita com PVC. A ideia é apresentada por uma empresa acreana dentro do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, durante a Expoacre 2015, em Rio branco. De acordo com o proprietário, Eder dos Santos, o PVC utilizado na construção é fabricado na Colômbia e importado para o Brasil. Já a montagem fica por conta de uma empresa do estado de Rondônia.

Os muitos lixos na nossa vida

É muito bem-vinda a notícia (28/7) de que o Brasil acaba de adotar um projeto comum com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês) e o Global Environment Facility (GEF) para pesquisar o ciclo do mercúrio e a capacitação do País em gerenciar os riscos desse tipo de substância metálica.

Parasita bioluminescente é usado para estudar fase crônica da doença de Chagas

Pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Inglaterra, criaram uma versão geneticamente modificada do parasita causador da doença de Chagas capaz de emitir luz vermelha, o que tem permitido monitorar a infecção em camundongos mesmo em níveis muito baixos.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros