Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Guerra síria faz outra vítima: a água potável

Agoniado por uma onda de calor, em um verão boreal com temperaturas excepcionalmente altas, a população da atribulada cidade de Alepo, no norte da Síria, tem de enfrentar outro inimigo: a sede. O conflito, que começou em março de 2011 como um levante popular contra o regime do presidente Bashar al Assad, não dá sinais de cessar os combates entre os múltiplos grupos armados, com destaque para o Estado Islâmico.

Quênia debate crescimento baixo em carbono

Alexander Muyekhi, um operário da construção da aldeia de Ebubayi, no oeste do Quênia, desfruta com seus filhos de um pequeno dispositivo solar, entregue pela organização britânica Azuri Technologies, graças ao qual tem luz elétrica em sua casa e pode ouvir rádio. Agora sua família já não precisa usar lamparinas à querosene, que dão uma luz tênue e emitem fumaça nociva à saúde.

Aliança pela proteção do pampa argentino

As tradições dos gaúchos (homens do campo) e a moderna tecnologia agropecuária se uniram na Argentina, em uma singular aliança entre pecuaristas e ambientalistas, que busca conservar a biodiversidade das pastagens e melhorar a produtividade e o sabor de sua famosa carne. “Os parques nacionais deixam o homem de fora. Quisemos pensar algo que integrasse o homem, mas também a atividade humana como mais um componente do bioma”, afirmou à IPS Gustavo Marino, da organização Aves Argentinas.

Atletas podem contrair doenças nas ‘águas olímpicas’ do Rio, diz agência

Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016 terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscarão a contrair alguma doença e não poder concluir as provas, de acordo com uma investigação da Associated Press.

Fogo na floresta mobiliza 1.413 brigadistas

Nos últimos dias, informações sobre incêndios tiveram destaque nos principais veículos de comunicação. No dia 24 de julho, por exemplo, pelo menos 1.106 hectares de vegetação foram destruídos por um incêndio no Parque Estadual dos Pireneus, em Pirenópolis (Goiás). Dias antes (21 de julho), um incêndio no Parque Burle Marx, no centro de Brasília, atingiu 335 mil metros quadrados.

Árvores necessitam de até 4 anos para se recuperar de uma seca, diz estudo

As árvores precisam, em média, de dois a quatro anos para recuperar suas taxas de crescimento após secas severas, um período maior do que o estabelecido pelos modelos globais que relacionam clima e vegetação, e que assumem uma recuperação quase imediata.
quinta-feira, 30 de julho de 2015

Captação de água da chuva em prédios novos poderá ser obrigatória

Proposta em análise na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) determina que novas construções residenciais, comerciais e industriais, públicas ou privadas, tenham em seu projeto técnico item referente à captação de água da chuva para uso não potável. O PLS 324/2015, de iniciativa do senador Donizeti Nogueira (PT-TO). A emissão de cartas de habite-se das edificações será condicionada ao atendimento dessa exigência.

Faltou água? Entenda mais

Está no ar o primeiro episódio da websérie “Volume Vivo” , que busca denunciar as principais causas da falta de água no Estado de São Paulo. “Negação da Crise” expõe a falta de informação sobre a maior crise hídrica da região e narra a trajetória do Sistema Cantareira, que caminha rumo ao colapso.

Comissão suspende exploração do gás de xisto por cinco anos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que suspende a exploração do gás de xisto pelo período de cinco anos. O relator, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), votou pela aprovação da proposta (PL 6904/13), com emendas.

Seca no Nordeste prejudica produtores em áreas irrigadas

Com o baixo nível do Açude Pereira de Miranda, os produtores de coco no perímetro irrigado Curu-Paraipaba, na região metropolitana de Fortaleza, estão mantendo 40% da atividade, registrando queda de 60%. O açude era a principal fonte de água para irrigação. Agora, a atividade depende dos poços que alguns produtores conseguiram cavar para manter os coqueiros.

Evento muda lógica de produção e consumo

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará seminário sobre boas práticas de contratações públicas sustentáveis e recomendações para formulação de políticas públicas. Realizado em colaboração com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), o evento ocorrerá, em Brasília, no dia 6 de agosto.

Sistema Cantareira amplia limite de abastecimento de água em agosto

A partir de sábado (1º), o Sistema Cantareira poderá fornecer mais água para abastecer cerca de 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Na terça-feira (28), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Agência Nacional de Águas (ANA) aprovaram comunicado conjunto em que estabelecem o novo limite de vazão de retirada do Sistema Cantareira, na Estação Elevatória de Santa Inês, que vai valer até o final de agosto. Depois desse período, entre setembro e novembro, a retirada máxima permitida volta ao limite atual.

Agência Internacional de Energia aponta o país como o 5º colocado mundial no ranking dos coletores solares para aquecimento de água

A Agência Internacional de Energia acaba de divulgar o relatório “Aquecimento Solar no Mundo – o mercado e sua contribuição para o suporte de energia”. O estudo avalia a capacidade total instalada em operação no mundo até o final de 2013. O relatório aponta o Brasil como o 3º colocado mundial em coletores solares abertos instalados e o 4º colocado em coletores fechados.

Paraná terá rede de centrais de reciclagem geridas por catadores

O Paraná terá uma rede de coleta de embalagens vazias como garrafas, papel e papelão, plásticos, metais e outros materiais destinados à reciclagem. Sete Centrais de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMRs ) serão implantadas no Estado e cada uma atenderá municípios que estão em um raio de 100 quilômetros da unidade-sede.

Poluição no Rio Pajeú compromete produção agroecológica no Semiárido Pernambucano


“Se a gente não pode beber, plantar, alimentar os animais com a água do Rio Pajeú, como vamos viver se só temos essa fonte de água?”, questionou a agricultora Lucineide Lopes, do Assentamento Poço do Serrote, município de Serra Talhada. Assim como Lucineide, mais de 200 famílias que dependem de água potável estão vivendo esse mesmo impasse.

Uso de glifosato pode causar riscos à saúde, indica parecer técnico de pesquisadores da UFSC

Agrotóxico mais vendido no Brasil, o glifosato pode estar relacionado ao aparecimento de doenças como câncer, depressão, Alzheimer, diabetes, autismo e mal de Parkinson, conforme o parecer técnico N. 01/2015, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sol, terra, ar: energia pouco aproveitada

Com localização privilegiada pelas correntes aéreas e pela radiação solar, a América Central continua presa à geração de energia térmica e hidrelétrica em grande escala e desperdiça a possibilidade de incluir as comunidades em projetos menos invasivos e mais limpos. Embora há anos tente avançar na geração de energia renovável, a região tem, em média, 36% de eletricidade produzida a partir de enormes usinas que consomem carvão e derivados de petróleo.

Butantan está no final da fase 2 de teste da vacina da dengue

O Instituto Butantan está em vias de finalizar a vacinação dos últimos voluntários participantes dos ensaios clínicos de fase 2 da vacina contra a dengue que desenvolve em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, em inglês), dos Estados Unidos, com apoio da FAPESP.

Brasileiro tem pouca informação sobre como se contrai hepatite C, diz estudo

Os brasileiros têm poucos conhecimentos sobre as formas de contágio da hepatite C, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. Apesar de 59% da população citar corretamente o sangue como uma das formas de contágio da doença, uma porcentagem grande incluiu em sua resposta formas de contágio que não estão relacionadas a essa hepatite.
terça-feira, 28 de julho de 2015

Belo Monte: prevenção e mitigação não se concretizam e obra causa novos impactos sobre indígenas

Infográfico incluído no dossiê “Belo Monte – Não há condições para a Licença de Operação”, lançado pelo ISA, mostra que ações previstas para beneficiar povos e terras indígenas não se concretizaram e Plano Emergencial trouxe mais consequências negativas

Produção de lixo no país cresce 29% em 11 anos, mostra pesquisa

A geração de lixo no Brasil aumentou 29% de 2003 a 2014, o equivalente a cinco vezes a taxa de crescimento populacional no período, que foi 6%, de acordo com levantamento divulgado ontem (27) pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A quantidade de resíduos com destinação adequada, no entanto, não acompanhou o crescimento da geração de lixo. No ano passado, só 58,4% do total foram direcionados a aterros sanitários.

Filtragem de água de chuva na Amazônia, artigo de Roberto Naime

As civilizações antigas já valorizavam e desenvolveram importantes obras para captação, armazenamento e aproveitamento de água das chuvas. Particularmente é notável a contribuição dos árabes durante o período em que habitaram o sul da Espanha e tornaram mais conhecidas técnicas que já datavam de milhares de anos. Existem registros de utilização por pretéritas civilizações em várias localidades.

Pesquisadores desenvolvem aplicativo de celular para apoiar no diagnóstico de malária

Com o objetivo de facilitar o diagnóstico de malária em áreas remotas do globo, está sendo desenvolvido por pesquisadores da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos um aplicativo para smartphones que utiliza um sistema automatizado para detecção e contagem de parasitas da doença.

Brasil controlará uso de mercúrio no País

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) terá, até 2017, diagnóstico preciso da situação atual do mercúrio no País, em especial um inventário de emissões e liberações. O documento trará, também, uma avaliação da infraestrutura e capacidade nacional para a gestão do mercúrio, inclusive a legislação nacional.

Mesmo com política de resíduos, 41,6% do lixo tem destino inadequado

Mesmo com o fim do prazo para a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2014, a situação do destino do lixo no Brasil pouco mudou. Se, em 2013, 41,7% do lixo era depositado em locais considerados inadequados (lixões e aterros controlados), em 2014, essa parcela foi de 41,6% – redução de apenas 0,1 ponto percentual.
segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brasil pode demorar 65 anos para reduzir desperdício de água. Entrevista com Pedro Scazufca

“A grande questão é que hoje não há uma evolução no indicador de redução de desperdício de água. A evolução é muito lenta, e por isso a nossa projeção é de que demore tanto tempo para se reduzir o índice de desperdício”, diz o consultor do Instituto Trata Brasil.

Clima: texto de negociação diluído é colocado à disposição dos países

Os estados participantes das negociações sobre o clima têm à disposição, a partir desta sexta-feira, uma versão sintética do texto de negociação do futuro acordo climático, destinado a ajudar a facilitar a retomada das negociações no final de agosto.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros