Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Principais gases de efeito estufa bateram recordes em 2014, diz relatório

Em 2014 os oceanos do mundo incharam, os principais gases de efeito estufa que alimentam o aquecimento global bateram recordes e a temperatura da superfície do planeta atingiu seu ponto mais quente em 135 anos – informaram pesquisadores internacionais nesta quinta-feira (16).

Ursos polares estão mais ameaçados pelo aquecimento global que o esperado

Os ursos polares podem ser ainda mais prejudicados pelo aquecimento global do que se imaginava. Um estudo realizado na Universidade de Wyoming, nos EUA, que será publicado na Science desta sexta-feira (17), conclui que esses animais têm um metabolismo menos adaptável às mudanças climáticas do que o esperado. Por isso, a sobrevivência da espécie estaria ameaçada, segundo os cientistas.

Crises hídricas tendem a se agravar, afirma especialista

A crise hídrica que algumas regiões do Brasil estão enfrentando atualmente não é um fenômeno atual, mas já vem ocorrendo há muito tempo no mundo e é caracterizada não apenas pela seca e a falta de água em regiões, como o Sudeste do país, mas também por extremos hidrológicos, como as inundações que estão acontecendo na região Sul.

Chapada Imperial, artigo de Roberto Naime

O Brasil é um país continente, multidiverso e habitado por um povo repleto de grande e prodigiosa capacidade de perpetrar iniciativas. E todas as grandes iniciativas que se conhece, devem ser exaltadas e enaltecidas. Existem muitos empreendimentos com enorme vocação de prestar serviços ecossistêmicos na preservação ambiental, mas um dos mais notáveis e importantes é a Chapada Imperial situada no distrito federal.

O crescimento demoeconômico da África, degradação do solo e insegurança alimentar, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A África é o continente que apresenta as maiores taxas de pobreza e de pessoas passando fome no mundo. Mesmo apresentando crescimento econômico acima da média mundial nos últimos 15 anos, a produção per capita de alimentos ficou abaixo de outras regiões do mundo. O mais grave é que o futuro pode estar comprometido em decorrência da degradação ambiental, da perda de biodiversidade e dos danos às terras aráveis e à produção de comida.

Brasil: país submergente, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Parece que o Brasil está caminhando para uma segunda década perdida. O ultimo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicado em abril de 2015, traz dados sobre o panorama da economia mundial entre 2011 e 2014 e estimativas para o período 2015 a 2020. Evidentemente o quadro pode mudar nos próximos anos, mas a comparação entre os países é útil para se avaliar as tendências passadas e as perspectivas futuras.

Imac identifica pontos de desmate ilegal e queimadas no interior do AC

Imagens de satélite ajudaram equipes que atuam na Operação Floresta Viva a identificar pontos de desmatamento em projetos de assentamentos na região do Vale do Juruá. Um sobrevoo foi realizado nos locais mapeados esta semana. A operação ocorre em todo o Acre e tem a intenção de reduzir 80% dos focos de incêndio no estado.

Geólogo diz que lixo nas ruas não é vilão e critica piscinões antienchentes

O geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos apresentou nesta terça-feira (14), na reunião anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos (SP), a conferência “Enchentes urbanas: causas e soluções” e trouxe à tona mitos sobre o assunto. Para o consultor, o lixo jogado nas ruas, tido como vilão, não é o fator que mais contribui para o problema e os piscinões são verdadeiras bombas sanitárias.

Mudança do clima tem que ser questão de estado, sugere estudo

Governos deveriam lidar com as mudanças climáticas tão seriamente quanto tratam ameaças à segurança nacional ou à saúde pública, olhando mais para os piores cenários que podem surgir por conta das crescentes temperaturas, disse um relatório internacional nesta segunda-feira.
terça-feira, 14 de julho de 2015

Hong Kong decreta alarme após alto conteúdo de chumbo na água ser encontrado

Centenas de moradores de Hong Kong pediram ao governo novos testes de controle sobre a provisão de água corrente dias depois de algumas análises revelarem níveis excessivos de chumbo na água de um complexo de residências públicas na cidade.

Para brasileiros, cientistas são mais confiáveis do que médicos, diz estudo

Um estudo divulgado na manhã desta segunda-feira (13) na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos (SP), revelou que, apesar de manter pouco contato com a ciência, o brasileiro tem uma visão positiva sobre a área e confia mais nos pesquisadores do que nos médicos. Em um índice de – 1 a 1, os pesquisadores ficaram com 0,89, contra 0,74 de jornalistas, 0,7 de médicos, 0,53 de religiosos e – 0,96 de políticos.

Sebastião Salgado e outros fotógrafos inundam Toronto com questões ambientais

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, além de mais cinco artistas americanos, transformaram dois pontos cruciais de Toronto, sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em palcos de uma extraordinária exposição fotográfica que explora o tema da água e do meio ambiente.

Quinhentos anos de legislação ambiental no Brasil, artigo de Sandra Marcondes

As primeiras normas disciplinadoras do meio ambiente do Brasil são encontradas na legislação portuguesa que aqui vigoraram até o advento do Código Civil de 1916. Na época do descobrimento do Brasil vigiam em Portugal as denominadas Ordenações Afonsinas de 1446 que previam como “crime de lesa-majestade” o corte “de árvores alheias, que dêem fruto”.
segunda-feira, 13 de julho de 2015

Depois de um ano, Usina de Itaipu abre vertedouro por excesso de água

O excesso de chuvas que tem atingido a região oeste e noroeste do Paraná levou a Usina Hidrelétrica de Itaipu a abrir os vertedouros neste fim de semana. Desde sexta-feira (10), a hidrelétrica vem liberando água aos poucos para evitar acúmulo no reservatório. Neste domingo (12), a unidade decidiu deixar os vertedouros abertos até o próximo fim de semana.

Resíduos de melanina danificam DNA

Sob a ação da luz solar, o pigmento da pele, a melanina, pode se fragmentar e formar compostos químicos muito reativos que podem danificar a estrutura da molécula de DNA, mantida no núcleo das células, e facilitar o desenvolvimento de câncer de pele, de acordo com um estudo publicado na revista Science da semana de 20 de fevereiro.

Alguns corais já estão prontos para encarar o aquecimento global

Estudo divulgado na revista americana Science pode representar alívio para oceanógrafos e climatologistas. Uma equipe da Universidade do Texas, em parceria com a Universidade de Oregon, descobriu que alguns corais da espécie Acropora millepora, localizados em áreas quentes da Grande Barreira de Corais, na Austrália, já apresentam variações genéticas que os tornam resistentes a águas mais quentes.

É possível ser um consumidor consciente

Consumidor consciente é aquele que pensa antes de adquirir um produto para além das questões de preço e marca. Ele leva em conta o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Esse tipo de atitude ainda pode parecer distante da realidade de muitos consumidores, mas o Ministério do Meio Ambiente (MMA) dá dicas simples que promovem mudanças significativas no dia a dia.

Pesquisa sugere que cigarro pode favorecer distúrbios psiquiátricos

Conhecido por causar câncer e doenças cardiovasculares, o cigarro também poderia aumentar o risco de transtornos psiquiátricos graves, como a esquizofrenia. As informações fazem parte de um estudo publicado nesta sexta-feira (10) na revista “Lancet Psychiatry”.

Supermercados voltam a cobrar por sacolinhas nesta segunda-feira

O prazo acordado entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Fundação Procon de São Paulo para a distribuição gratuita de duas sacolinhas plásticas por consumidor acabou na sexta-feira, mas lojas de grandes redes, como Carrefour, Pão de Açúcar e Extra, não cobraram pelo item no fim de semana. A expectativa é de que a cobrança volte nesta segunda.

Senado amplia prazo de erradicação dos lixões no Brasil para 2021, por Antonio Silvio Hendges

No dia 01 de julho deste ano de 2015, o Senado aprovou o Projeto de Lei 425/2014 que prorroga para julho de 2021 o prazo para os municípios brasileiros substituírem os lixões por aterros sanitários adequados à gestão ambiental dos resíduos sólidos.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros