Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Projeto oferece educação ambiental para escolas públicas no DF

Um projeto das secretarias de Educação e do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental pretende levar alunos de escolas do ensino integral da rede pública do Distrito Federal para os parques ecológicos da capital, para que eles tenham aulas de educação ambiental.

Estudo identifica 34 mil quilômetros quadrados de áreas produtivas, no AP

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou nesta quinta-feira (2) em Macapá, dados atualizados do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) que identificou áreas para plantio e cultivo de matéria-prima para biomassa, que é qualquer produto oriundo de matéria orgânica animal ou vegetal que pode ser usado na produção de energia.

Senadores aprovam prorrogação do prazo para fechamento dos lixões

Os municípios terão mais tempo para acabarem com seus lixões. O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (1º) o projeto (PLS 425/2014) que prorroga, de forma escalonada, o prazo para os municípios se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

O Ministério Público e as questões ambientais, artigo de José de Castro Silva

O Ministério Público é uma das instituições mais respeitadas num Estado Democrático de Direito e tem assegurada total autonomia funcional, administrativa e financeira, sem estar vinculado e sem qualquer subordinação aos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.

Agrotóxicos: pobre daquele que crê estar seguro pela atuação governamental, artigo de Anderson Valle

As vendas anuais de agrotóxicos e afins no Brasil entre os anos de 2000 e 2012 tiveram um crescimento de 194,09%. Este crescimento tem se dado de forma exponencial atingindo 477.792,44 toneladas de ingredientes ativos comercializados nesse ano.

Meta do Brasil é produzir 3 milhões de toneladas anuais de pescado até 2020

O Ministério da Pesca e Aquicultura tem uma meta de crescimento anual de 20% na produção de pescado para que o Brasil alcance, até 2020, 3 milhões de toneladas produzidas, na pesca de captura e na aquicultura, e esteja entre os cinco maiores ofertantes de proteína de pescado do mundo.
quarta-feira, 1 de julho de 2015

Produtores e comerciantes são multados por mau uso de agrotóxicos no Ceará

Trinta e oito estabelecimentos, entre propriedades rurais de pequeno, médio e grande porte e comércios receberam autuações pelo armazenamento, venda ou uso indevido de agrotóxicos em cinco municípios da região Centro Sul cearense: Iguatu, Icó, Quixelô, Acopiara e Cariús. 

O que torna uma cidade sustentável?

A cidade de Essen, no oeste da Alemanha, foi escolhida a "capital verde" da Europa para o ano de 2017 – um prêmio dado anualmente pela Comissão Europeia para exemplos de ações ambientalmente importantes, incluindo esforços locais para melhorar o meio ambiente no perímetro urbano e promover o crescimento sustentável.

O colapso dos grandes herbívoros

De acordo com uma revisão publicada recentemente na revista Science Advances, 60% das espécies remanescentes de grandes mamíferos herbívoros – aqueles com massa corporal igual ou maior que 100 quilogramas – correm risco de extinção. Quase todas as populações ameaçadas estão nas nações em desenvolvimento.

Acidificação da água aumenta ameaça ao salmão-rosado, diz estudo

O salmão presente no Oceano Pacífico corre duas vezes mais risco de sofrer com a acidificação ligada às emissões de gases de efeito estufa, que desacelera seu crescimento inicial nos rios e interrompe a química da água do mar, mostrou um estudo na segunda-feira (29).

Dilma promete reflorestar 120 mil km² e zerar desmatamento ilegal até 2030

Em declaração conjunta dos governos do Brasil e dos Estados Unidos divulgada nesta terça-feira (30), a presidente Dilma Rousseff assinou compromisso de, até 2030, recuperar 120 mil km² de florestas. Em entrevista à imprensa, ela se comprometeu ainda a zerar o desmatamento ilegal em 15 anos.

Reserva Biológica de Duas Bocas, artigo de Roberto Naime

No estado do Espírito Santo, nas proximidades da capital Vitória, mais especificamente na área rural do município de Cariacica, estão localizados os 2.910 ha da antiga reserva florestal de Duas Bocas, transformada em Reserva Biológica em 1991, muito citada, e também foco de atuação e de interesse do Instituto Últimos Refúgios, que tem notável acervo de realizações.

Projeto investigará origens de jazidas de minérios no fundo do Atlântico

Em algumas áreas no fundo dos oceanos, em profundidades que podem atingir 5 mil metros, é possível encontrar diversos tipos de depósitos de metais. Os mais comuns são nódulos de manganês, com diâmetro entre 10 e 20 centímetros, distribuídos no assoalho oceânico, sobre o sedimento marinho, compostos por manganês, ferro, cobre, níquel e cobalto.

Como os desodorantes usados nos anos 1970 prejudicam o ambiente ainda hoje

O flúor é um gás que pode causar problemas sérios. E também é usado para fabricar uma série de outros gases artificiais, alguns dos quais quase deixaram a humanidade exposta a queimaduras por luz ultravioleta – e ainda hoje contribuem para o aquecimento do planeta.
segunda-feira, 29 de junho de 2015

Brasil se destaca em pesquisa sobre biodiversidade

O conhecimento dos brasileiros sobre temas ambientais teve destaque entre os nove países participantes da pesquisa Barômetro da Biodiversidade, divulgada nesta quinta-feira (25) em Paris pela União para o BioComércio Ético (UEBT). O levantamento foi feito em março e abril e ouviu cerca de 8,7 mil pessoas no Brasil, Equador, México, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Holanda, França, Alemanha e Índia. Para 88% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, o maior índice entre todos os países, o assunto é considerado “essencial”.

OC lança proposta de meta para o Brasil em Paris

As emissões de gases de efeito estufa do país ficam limitadas a 1 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente até 2030. O número representa 35% de redução em relação às emissões de 2010. Para concretizar o plano, o Observatório do Clima lista o conjunto de providências que devem ser asseguradas por políticas públicas, colaborando para que o aumento da temperatura global não supere 2ºC.

É possível despoluir Lagoa Rodrigo de Freitas até Olimpíadas, diz especialista

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que será um dos palcos das Olimpíadas de 2016 nas provas de remo, pode ser completamente despoluída até o início das competições, em agosto do próximo ano, evitando cenários que se repetem periodicamente, de grande mortalidade de peixes, garante o professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Cesar Rosman.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros