Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Sistema de baixo custo economiza até 30% de água na agricultura

Uma ferramenta que permite evitar o desperdício de água em até 30% no manejo da irrigação na agricultura foi desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Segundo os criadores, ela pode ser aplicada em produções agrícolas de todos os portes de forma prática.

Energia solar produz água no sertão do RN

O governo federal, em parceria com o governo do Rio Grande do Norte, entregou, nessa quarta-feira (17/06), o primeiro sistema de dessalinização alimentado por energia solar. O projeto piloto, instalado no assentamento Maria da Paz, município de João Câmara (RN), oferta água potável para 220 pessoas.
quinta-feira, 18 de junho de 2015

Casas populares em Pelotas são construídas com método sustentável alemão

Um sistema de construção que é realizado em um terço do tempo em relação ao método convencional foi adaptado para a realidade de famílias carentes em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O resultado foi um conjunto habitacional com 270 unidades, bonito e sustentável.

Canadense de 6 anos planta horta orgânica para ajudar crianças carentes

Oliver Cillis é um garoto comum, que vive na cidade de Hamilton, em Ontário, Canadá. Hoje ele tem dez anos, mas, no auge de seus seis anos ele decidiu fazer algo extraordinário: plantar alimentos em seu quintal para ajudar crianças carentes na região em que vive.

Brasil pode avançar no combate à seca e à pobreza, diz especialista

Pesquisa divulgada na quarta-feira (17) – Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação – pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mostra que 16% do território nacional estão suscetíveis à desertificação.
quarta-feira, 17 de junho de 2015

Fórum discute um futuro de baixo carbono

Com apoio do Grupo Carrefour e do Instituto Ethos, realiza-se, em São Paulo, o Fórum de Diálogos – Mudanças Climáticas, com o tema“Desafios e oportunidades para um futuro de baixo carbono”. O evento será no dia 18 de junho de 2015, no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O Pico do Solo e a degradação da biocapacidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 2015 como Ano Internacional dos Solos. É uma tentativa de chamar atenção para a riqueza e a fragilidade deste patrimônio natural que tem sido usado como um recurso próprio dos interesses egoísticos da humanidade. Os solos do mundo têm sido degradados pelo crescimento urbano, da agricultura e da pecuária. O dia 5 de dezembro foi instituído Dia Mundial do Solo.

Obama coordena esforço de US$ 4 bilhões contra mudança climática

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (16) que coordenará um investimento do setor privado de US$ 4 bilhões para reduzir as emissões de dióxido de carbono e potencializar o uso de energias renováveis, como parte de sua estratégia de luta contra a mudança climática.

Urgência nas discussões sobre a água

Um dos maiores especialistas em sensoriamento remoto do país e chefe do departamento de distribuição de imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Paulo Roberto Martini, alerta para o agravamento da crise hídrica e a necessidade premente de água voltar as agendas em todos os setores da sociedade, principalmente dos poderes públicos.

Incêndio destrói oito hectares em reserva florestal no Rio

Incêndio destruiu no último domingo (14) cerca de oito hectares de mata, o equivalente a oito campos de futebol, na Reserva Florestal de Grajaú, na zona norte do Rio. Segundo relatos de moradores, ainda havia focos de incêndio na manhã de segunda-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, a solicitação de viaturas foi feita por volta das 7h da manhã de domingo. O último foco foi combatido no mesmo dia na parte da tarde.

Brasil pode importar mais eletricidade de países vizinhos

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, disse na segunda-feira (15) que a importação de eletricidade de países vizinhos pode ser ampliada para evitar a falta de energia no Brasil. “Vamos começar a trabalhar desde já para não sermos surpreendidos no verão, como ocorreu no começo deste ano.”

Agência pede fim de subsídio a combustível fóssil contra aquecimento

O investimento em energias renováveis e a eliminação de subsídios aos combustíveis fósseis são a chave para a redução das emissões nocivas de gases-estufa e limitação da temperatura global em 2ºC, de acordo com um novo relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia, a AIE, nesta segunda-feira (15).
segunda-feira, 15 de junho de 2015

Família troca casa e bons empregos para viver viajando em trailer

Josh, Jessa e Jack Works são os três integrantes de uma família norte-americana que decidiu trocar todo o conforto de uma grande casa e bons empregos por uma vida mais livre. Em 2011 o casal vendeu a residência em que moravam, com cinco quartos, e comprou um trailer para viajar por todo o país com o filho ainda criança.

Projeto propõe transformar pessoas mortas em adubo

Transformar corpos humanos em composto orgânico pode ser uma das soluções para reduzir o impacto ambiental dos enterros tradicionais. A opção foi pensada pela norte-americana Katrina Spade, que projetou um centro de compostagem humana, como alternativa aos cemitérios e crematórios.

Tecnologia a favor das cidades

Em um mundo em que cerca de 3,2 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas (53% da população do planeta), nada mais natural que boa parte dos problemas esteja concentrado nas cidades. Para solucioná-los, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa. A Google acaba de fundar uma nova companhia com esse foco, a Sidewalk Labs.

Pesquisa avalia impactos dos extremos climáticos na Amazônia

Seca e cheia são fenômenos naturais na Amazônia, aos quais as comunidades ribeirinhas encontram-se bem adaptadas. Nos últimos anos, porém, esses eventos têm se tornado mais extremos, deixando moradores de locais remotos cada vez mais sujeitos à escassez de água, alimentos e sem acesso a transporte, serviços de saúde ou de ensino.

O fantasma da extinção em massa, artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves

A regulagem do clima e de diversos ciclos na Terra é feita pela água, elemento mais abundante cobrindo 3/4 da superfície terrestre, possuindo características sui generis em suas diferentes fases: sólida, líquida e gasosa. Nas regiões glaciais o aquecimento global como consequência da ação antrópica acelera o degelo, passando a água da fase sólida para a líquida.

OMS estima que 400 milhões não têm acesso a serviços básicos de saúde

Quatrocentos milhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços essenciais de saúde e custeá-los está empurrando muitas delas para a pobreza, escreveram o Banco Mundial (BM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório publicado nesta sexta-feira (12).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros