Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Coletores de lixo vão usar triciclos e motos na região central de SP

SÃO PAULO - Coletores de lixo vão usar triciclos e motocicletas para recolher resíduos da região central de São Paulo. O modelo, ainda em fase de teste, foi lançado pelo prefeito de Fernando Haddad (PT) na manhã desta quinta-feira, 28, e poderá ser ampliado a outras regiões.

Energia solar fotovoltaica terá investimentos de R$ 7 bilhões em 20 anos

A energia solar fotovoltaica (energia elétrica obtida a partir de luz solar) no Brasil está em um “momento emergente”, disse na quinta-feira (28) no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro, o diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia e a perspectiva é de expansão acentuada, com um potencial de gração de 20 empregos para cada MW instalado e investimentos de R$ 7 bilhões ao longo de 20 anos.

Número de fumantes cai 30,7% em 9 anos no país, diz Ministério da Saúde

O número de fumantes caiu 30,7% no Brasil nos últimos nove anos, anunciou o Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira (28) em Brasília. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2014, serviço ligado à pasta, 10,8% da população no país é de fumantes. Em 2006, o índice chegava a 15,6%.

EPE propõe discussão de novos reservatórios que podem gerar impactos ambientais

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) identificou 71 projetos de reservatórios hidroelétricos que poderiam ser construídos para aumentar em 50,7 gigawatts (GW) médios a capacidade de armazenamento do Brasil. Apesar disso, segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, deve ser feito um debate sobre esses projetos, por causarem impactos socioambientais.

São Paulo reabre processo para criar ‘RG’ de árvores urbanas

A prefeitura de São Paulo deve abrir em breve um edital para contratar uma empresa para cadastrar as árvores urbanas da capital. Segundo estimativas da administração municipal, deverão ser catalogadas 650 mil árvores que estão presentes em calçadas, canteiros e ruas.

Pesquisadores descobrem ilha feita de fezes de peixe

Pesquisadores da Universidade de Exeter descobriram que a ilha Vakkaru, nas Maldivas, é na verdade formada por fezes de peixe, segundo informações publicadas pelo IFL Science. Os cientistas calculam que os peixes que comem coral produziram cerca de 85% dos sedimentos que criaram a ilha.

De acordo com o estudo dos pesquisadores, publicado na revista Geology, ilhas próximas a grandes recifes de corais são formadas pelos sedimentos de peixes – contudo, não souberam explicar como a formação se dá.

Desmatamento na Mata Atlântica tem queda de 24%, segundo relatório

O desmatamento da Mata Atlântica caiu 24% no período de 2013 a 2014, em comparação ao período de 2012 a 2013. Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgados nesta quarta-feira (27) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
quarta-feira, 27 de maio de 2015

No Sertão de PE, 34% dos criadores declararam vacinação contra aftosa

No Sertão de Pernambuco, cerca de 34% dos criadores de bovinos e bubalinos declararam ter vacinado os rebanhos contra a febre aftosa. Para não serem considerados inadimplentes, os pecuaristas precisam regularizar sua situação na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

Vacina em desenvolvimento pode controlar pressão por seis meses

Quem sofre de hipertensão pode, no futuro, livrar-se da obrigação de tomar comprimidos diários. Cientistas estão desenvolvendo uma vacina capaz de controlar a pressão arterial por até seis meses, o que diminuiria os riscos relacionado à falta de aderência ao tratamento.

Poluição do ar mata 8 milhões de pessoas ao ano e governos precisam agir

A poluição do ar é uma das principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3,7 milhões de pessoas morrem anualmente devido à contaminação lançada ao ar livre, enquanto outras 4,3 milhões de mortes são resultantes de contaminação em ambientes mal ventilados.

Costa britânica é invadida por praga de águas-vivas gigantes

Dezenas de milhares de águas-vivas gigantes são vistas na costa britânica de Dorset, uma das mais populares do Reino Unido. Banhistas ficam assustados ao se deparar com os cnidários que chegam a ter quase dois metros e até 30 quilos. As informações são do Daily Mail.

Composto natural é testado contra leishmaniose e doença de Chagas

Um composto natural isolado de árvores da espécie Nectandra leucantha, popularmente conhecida como canela-seca ou canela-branca, apresentou em experimentos in vitro atividade antiparasitária e anti-inflamatória com potencial aplicação no tratamento da leishmaniose visceral e da doença de Chagas.

Sem estudo de impacto ambiental e econômico, projeto chinês de canal da Nicarágua preocupa especialistas

Em uma manhã recente, o professor Jorge Lopez e um amigo estavam pescando à beira do rio Brito, na Nicarágua, a pouco mais de um quilômetro do oceano Pacífico. Ele apontou para a curva do rio estreito e disse: “Há macacos bugios, crocodilos e papagaios por todo o curso d’água. Seria terrível perder tudo isso”.

Saiba Mais – Agências de Águas, por Antonio Silvio Hendges

A Lei Federal 9.433/1997 – Política Nacional de Recursos Hídricos, PNRH – estabeleceu os fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos para a gestão das águas no território brasileiro, regulamentou o artigo 21, inciso XIX da Constituição Federal, que prevê a implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e a definição dos critérios para as outorgas e cobranças pelos direitos de uso deste recurso natural.

Vazamento da BP em 2010 causou mortes e doenças pulmonares em golfinhos

Golfinhos que nadaram nas águas contaminadas com petróleo do Golfo do México após o vazamento da BP em 2010 sofreram lesões pulmonares incomuns e tiveram alta taxa de mortalidade por causa da poluição, informaram cientistas norte-americanos nesta quinta-feira.

França proíbe supermercados de destruírem comida não-vendida

Os deputados franceses aprovaram por unanimidade a lei que proíbe o supermercados de destruir os alimentos que sobram nas prateleiras. A medida visa diminuir o desperdício alimentar, inibindo uma prática muito comum entre as grandes redes varejistas: despejar água sanitária sobre os alimentos que não foram vendidos para deixá-los impróprios para o consumo.

Estudo mostra que aquecimento dos oceanos pode provocar desequilíbrio

A revista Science publicou nesta sexta-feira (22) o resultado de uma pesquisa ambiciosa que envolveu cientistas de vários países, inclusive do Brasil. Esse estudo vai ajudar a entender mais sobre criaturas essenciais à vida do planeta, tão importantes quanto as florestas.

Geleiras da Antártica estão derretendo rapidamente, diz estudo

Geleiras em parte da Antártica começaram a derreter rapidamente, contribuindo ainda mais para o aumentando do nível do mar que ameaça os litorais e cidades de Nova York a Xangai, afirmou uma equipe de cientistas num estudo publicado nesta sexta-feira (22) na edição impressa da revista “Science”.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros