Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Barragens Subterrâneas Amenizam Efeitos da Seca no Semiárido

Saindo de Recife e adentrando pelos estados de Pernambuco e Alagoas, a paisagem dominante era a da vegetação seca sob o sol inclemente do semiárido: alguns poucos cultivos de mandioca e palma subsistiam em meio à caatinga e desafiavam o clima seco. Chegamos então à propriedade de Seu Dedé, no pequeno município de São José da Tapera, em Alagoas.

Árvores ajudam a conservar água no solo em sistema integrado com lavoura

As perdas de água pelo escoamento superficial são menores em sistemas de integração lavoura-floresta do que em sistemas produtivos apenas com culturas anuais. Isso é o que indicam os primeiros dados coletados pela Embrapa Agrossilvipastoril em um experimento realizado em Sinop (MT).

Empresa espanhola quer gerar energia eólica com turbinas sem hélices

Aquelas enormes turbinas com pás usadas para gerar energia eólica podem estar com os dias contados graças a uma empresa espanhola. Chamada de Vortex Bladeless, a companhia conta com um projeto de torre que dispensa as hélices, mas que é feita do mesmo material delas e balança para frente e para trás para gerar eletricidade.

Entidades e ambientalistas sugerem TAC para despoluir Baía de Guanabara

O governo estadual e o Ministério Público Federal deveriam firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para pactuar esforços que garantam a despoluição da Baía de Guanabara, com a apresentação de um cronograma físico-financeiro para a execução das obras necessárias.
quarta-feira, 20 de maio de 2015

Doutor Sérgio Dall'aqua




Nota do Instituto Eco&Ação

O movimento ambientalista catarinense perdeu, em vinte de maio de dois mil e quinze, um de seus mais combativos integrantes: doutor Sergio Dall'ácqua. A OAB/SC – de igual sorte - tambem perde um advogado exemplar.

O engenheiro agrônomo Gert Fischer, e amigo pessoal do doutor Sergio, assim nos informou esta manhã:



"Prezados,

informo com grande dor e pesar o falecimento do meu especial amigo, nosso companheiro de lutas ambientais, Sergio Dall'ácqua, que, por tantos anos, nos acompanhou nas ações voluntárias em defesa dos recursos ambientais de SC. Presidente da APREMA-SC por diversos mandatos  e membro da FEEC - Federação das Entidades Ecológicas Catarinenses -, sempre esteve a serviço do povo do nosso estado.
Que o Senhor o tenha em paz!

Gert Roland Fischer
Fundador da APREMA-SC  - Associação de Preservação e Equilíbrio do Meio Ambiente de SC – fundada em 15 de março de 1977"


Com sua alegria contagiante e paixão pela vida, doutor Sérgio deixa-nos um bom exemplo de cidadania, voluntariado e uso das ferramentas do Direito na defesa e preservação do meio ambiente.  


Seminário debate Programa da Sociobiodiversidade

O ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, ressaltou, nesta terça-feira (19), em Brasília, na abertura do II Seminário Nacional da Sociobiodiversidade, os avanços das políticas públicas para a agricultura familiar e extrativistas, como a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio).

Nível do Cantareira fica estável

Pelo terceiro dia seguido, manteve-se estável o nível dos seis reservatórios que formam o Sistema Cantareira, o manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, que ainda vive a pior condição hídrica entre os seis administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
terça-feira, 19 de maio de 2015

Líderes mundiais se reúnem em Berlim para discutir luta contra aquecimento do planeta

Representantes de 35 países estão reunidos em Berlim a partir desta segunda-feira (18) para o “Diálogo de Petersburgo”, evento lançado em 2010 pela chanceler alemã, Angela Merkel, após o fracasso da cúpula de Copenhague, em 2009.

Ribeirinhos de Rio Madeira (RO) estão sob maior risco de exposição ao mercúrio

O organismo humano conta com um sistema capaz de proteger nosso corpo da ação de radicais livres, que são moléculas produzidas durante o processo de respiração aeróbica, ou no metabolismo de substâncias químicas, e que podem causar danos celulares.

Brasileiro está preocupado com mudanças climáticas, aponta pesquisa

O brasileiro está preocupado com as mudanças climáticas e acredita que o governo tem feito muito pouco para enfrentar o problema. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace Brasil, para medir o conhecimento e preocupação da população brasileira com as mudanças climáticas e o grau de informação sobre a microgeração de energia solar, aquela que é colocada nos telhados das casas.

Registro de água pré-pago faz retroceder êxitos da África

Muitos países se aproximam da meta de reduzir pela metade a população sem acesso à água potável, parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mas numerosos ativistas denunciam que várias nações da África que instalaram registro pré-pago do serviço dificultam a população pobre a contar com o recurso.

Biodiversidade em um clique

As coleções de livros e outras publicações em papel pertencentes às bibliotecas das principais instituições de pesquisa no mundo – incluindo as do Brasil –, com acervos relevantes sobre biodiversidade, estão sendo digitalizadas e disponibilizadas para acesso livre na internet por meio do consórcio internacional de bibliotecas botânicas e de história natural Biodiversity Heritage Library (BHL).

Geladeira eficiente consome menos energia e pode esquentar água de chuveiro

Uma geladeira que resfria os alimentos, esquenta a água do chuveiro e das torneiras e ainda gasta menos energia em seu funcionamento. Parece magia, mas esse sistema já é real. Ele foi desenvolvido e patenteado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e pode chegar ao mercado em breve.

Pesquisadores brasileiros discutem redução de uso de animais em testes

A busca por alternativas ao uso de animais em ensaios clínicos e testes de produtos intensificou-se na última década. Um dos casos mais representativos é o programa Tox 21 (Toxicologia do Século 21), criado com a colaboração de agências federais norte-americanas como os National Institutes of Health (NIH) e a Environmental Protection Agency (EPA).

Estudo de Impacto ambiental na Antártica é aprovado. Obras começam em dezembro

Os integrantes do Grupo de Avaliação Ambiental (GAAm), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), aprovaram, nesta sexta-feira (15), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) referente à reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz e 24 projetos científicos a serem desenvolvidos na área de abrangência da base brasileira.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros