Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Em MT, 33% dos produtores ainda não fizeram o cadastro ambiental

O prazo para que o produtor rural inscreva sua propriedade no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) foi prorrogado nesta semana pelo Governo Federal e a inscrição agora pode ser feita até o dia 5 de maio de 2016. Em Mato Grosso, não se chegou à totalidade de imóveis previstos.

Enzima extraída da folha da palmeira auxilia na quebra da biomassa para a obtenção de biocombustível

Pesquisadores do Grupo de Biotecnologia Molecular (Biotechmol), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, têm realizado análises estruturais da peroxidase, uma enzima extraída da folha da palmeira que pode auxiliar no processo da quebra da biomassa para a obtenção de biocombustível. Ele é uma fonte de energia limpa e renovável, cujas principais matérias-primas são cana-de-açúcar, soja, resíduos agrícolas, semente de girassol, entre outras.
quarta-feira, 6 de maio de 2015

Urgência não é pressa: o Brasil e a novela das contribuições para a COP21

O negociador chefe do Brasil na Convenção de Clima, José Marcondes, disse na última quinta-feira 23/04 que “a pressa é inimiga da ambição”. Respondendo a ele, enfatizo que a pressa só se torna inimiga da ambição quando temos tempo. E tempo ainda, é uma incerteza recorrente da minha geração!

Extensão da camada de gelo do Ártico é a menor desde o final dos anos 70

A extensão de camada de gelo no Ártico agora é a menor desde o final da década de 1970, quando começaram os registros com satélite, devido à mudança climática e ao aquecimento global, e cada vez é mais fina, informou nesta terça-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. (NOAA).

Governo debate desenvolvimento sustentável

Realizada desde segunda-feira (4), no Palácio do Planalto, a terceira edição da oficina “Diálogos sobre a Agenda pós-2015”, destinada a gestores internacionais dos governos federal, estaduais e municipais, terminou nesta terça-feira (5), com ampla discussão sobre a nova agenda global de desenvolvimento sustentável.

Fiordes são aliados naturais contra as mudanças climáticas, aponta estudo

Os fiordes (grandes entradas de mar entre montanhas) que existem em locais como o Alasca e a Noruega absorvem o carbono possivelmente prejudicial à atmosfera, o que os torna um aliado natural na compensação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana. As informações fazem parte de um estudo apresentado na segunda-feira (4) na revista “Nature Geoscience”.
terça-feira, 5 de maio de 2015

Planejamento pode conciliar recuperação florestal e expansão agrícola

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) sustenta que a restauração florestal pode coexistir sem problemas com a agricultura, embora isso pareça um dos grandes desafios para a sustentabilidade ambiental e social global.

O uso das drogas como ‘estratégia’ para a felicidade contemporânea, artigo de Daniel Clemente

Os mais próximos se distanciam do cotidiano dizendo e orientando, parentes sem a familiaridade com a realidade citam exemplos desastrosos, a televisão que distorce a imagem transforma a decadência do indivíduo em reportagem sensacionalista, nas escolas a cidadania estatal dita a regra moral e cívica descompromissada com a prática governamental, o positivismo da ordem e do progresso se desfaz diante do caos e do subdesenvolvimento.

Radiação espacial pode afetar o cérebro de astronautas, alerta estudo

Enviar pessoas para o espaço profundo, como missões a Marte ou rumo a um asteroide, é uma das grandes ambições da Nasa, mas estudos feitos com camundongos sugerem que a exposição prolongada à radiação causa danos permanentes no cérebro, revela um estudo publicado nesta sexta-feira (1º).

Acordo climático de Paris precisa reforçar novo fundo da ONU, diz diretora

O novo acordo global sobre a mudança climática, que deve ser firmado em Paris em dezembro, precisa abrir caminho para um aumento ambicioso no financiamento para os países em desenvolvimento, à medida que aumentam os gastos relacionados ao clima, afirmou a diretora do principal fundo climático da ONU.

Clima: “Pressa é inimiga da ambição”, diz negociador

O negociador-chefe do Brasil na Convenção do Clima, José Antônio Marcondes, disse nesta quarta-feira que o país não tem pressa para apresentar sua proposta de redução de emissões de gases de efeito estufa para o acordo de Paris. “A pressa é inimiga da ambição”, afirmou, citando uma frase da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

Meio ambiente violentado, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Final de 2014 e início de 2015 foram catastróficos para o meio ambiente no Brasil. Várias notícias na mídia mostram o quanto à natureza tem sido “violentada”. E a eterna contradição entre o discurso e a prática está mais que presente na política brasileira.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros