Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Queimadas, artigo de Roberto Naime

Gabriel Zacharias, sub-chefe do Prevfogo, serviço de prevenção e combate ao fogo vinculado ao IBAMA, em programa veiculado pela NBR, canal de notícias do governo federal, na tarde de 23/07/14, afirma que dados indicam que cerca de 75% da contribuição brasileira aos gases de efeito estufa provém das queimadas.

Ministro diz que 56 cidades do Nordeste estão em colapso por causa da seca

Mesmo com o cenário de chuvas favorável na Região Sudeste no mês de março, os níveis dos reservatórios não voltaram à normalidade e é preciso manter as ações de controle e economia de água, disse na quarta-feira (1º) o grupo de monitoramento da situação hídrica do governo federal.

Sociedade defende flora e fauna nas ações contra o efeito estufa

A biodiversidade poderá ser uma aliada nas estratégias adaptativas às mudanças climáticas. O Plano Nacional de Adaptação, em fase de elaboração coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), será colocado em consulta pública no segundo semestre deste ano e deverá conter ações de uso sustentável da fauna e da flora brasileiras no combate aos prejuízos causados pelo efeito estufa.

“A chave de um país sustentável está em sua biodiversidade”

Fomentar a resiliência e conseguir cidades mais sustentáveis, mediante a redução do consumo de água e energia, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade de vida e a participação da comunidade, é o objetivo que se propõe o Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Energia mais barata, perto de quem consome

Passo importante para enfrentar a questão energética no Brasil foi dado há poucos dias pelo Ministério de Minas e Energia, ao autorizar (pela Portaria 44/15) distribuidoras de energia elétrica a contratar em leilão a “energia excedente de autogeradores”, como shopping centers, indústrias, hotéis , cooperativas e outros.
quarta-feira, 1 de abril de 2015

Brasil recebe prêmio das Nações Unidas por projeto de gestão da água

Diretor-geral da partre brasileira da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu distinção em Nova York; programa “Cultivando Água Boa”, do oeste do Paraná, foi escolhido entre dezenas de iniciativas semelhantes pelo mundo.

Everest, a montanha mais alta do mundo, está cheia de fezes e sem saneamento

Escalar o Everest tem sido alvo da ambição do ser humano há mais de meio século, mas a glória não é a única coisa duradoura a mais de 6 mil metros de altitude, já que os excrementos daqueles que atingem o topo do mundo se transformaram em um problema e limpá-los é outro ainda maior.

Entre petróleo e energias renováveis, América Latina busca seu caminho

A América Latina continua buscando seu caminho para cobrir suas crescentes necessidades energéticas, em uma região com países como a Venezuela, o território com maiores reservas de petróleo no mundo, mas também o Uruguai, um dos mais avançados em energia eólica.

Cerejeiras atingem plena floração e movimentam turismo no Japão

As cerejeiras do Japão já atingiram a plena floração – um espetáculo tão bonito quanto fugaz, já que as flores dessas árvore duram cerca de 15 dias por ano. Nesta primavera, elas floresceram na segunda-feira da semana passada, três dias antes do esperado.

Projeto associa conservação de polinizadores à sustentabilidade

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza até esta terça-feira (31), em Brasília, o seminário “Projeto GEF Polinizadores Biodiversidade e Agricultura”. O objetivo do evento é divulgar os resultados da iniciativa, compartilhar as lições aprendidas e discutir as políticas que precisam ser fortalecidas para promover a conservação e o uso sustentável dos polinizadores.

Ecossistemas marinhos podem levar milênios para se recuperar do aquecimento global

Os ecossistemas oceânicos alterados pelas rápidas mudanças climáticas podem exigir milhares de anos para se recuperar, de acordo com um estudo realizado por cientistas norte-americanos em conchas fossilizadas no fundo do mar divulgado nesta segunda-feira (30).

Inovador brasileiro usa substância da casca da laranja para limpar solos contaminados

Estima-se que todos os anos cerca de 80 milhões de toneladas de solo sejam contaminados por óleo. Só no Brasil, são 2,5 milhões de toneladas. As técnicas utilizadas atualmente para solucionar o problema têm mais de quarenta anos. Além de caras, muitas vezes geram impacto ambiental.
segunda-feira, 30 de março de 2015

A crise do clima e a COP-21: uma tragédia anunciada?

O 5º Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), divulgado no ano passado, alerta que o aquecimento do clima vem ocorrendo a ritmo mais rápido do que o previsto. As Nações Unidas colocaram a meta de um aumento de temperatura limitado a 2°C até o final do Século 21, mas este objetivo corre o risco de ser atingido em 2030.

Crise hídrica de São Paulo é denunciada na ONU

O Conectas Direitos Humanos e a Aliança pela Água, coletivos de organizações do qual o WWF-Brasil faz parte, denunciaram a crise hídrica de São Paulo durante a 28ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na última sexta-feira, dia 20.

Redução no número de filhos por família é maior entre os 20% mais pobres do país

Nos últimos dez anos, o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%. Entre os 20% mais pobres, a queda registrada no mesmo período foi 15,7%. A maior redução foi identificada entre os 20% mais pobres que vivem na Região Nordeste: 26,4%.

Pesquisadores desenvolvem novos meios de medir pressão intracraniana

Pesquisadores liderados por Sérgio Mascarenhas, coordenador de Projetos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em São Carlos (SP), desenvolveram métodos de medição da pressão intracraniana que dispensam cirurgias e negociam a aplicação dos modelos em grandes hospitais do país.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros