Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Aquaponia: Produção caseira de peixes e hortaliças se desenvolve na Europa

Já imaginou se, no aquário que decora a sua casa, crescesse o peixe que você vai saborear no jantar, e a água ainda irrigasse as alfaces que servirão de acompanhamento? A aquaponia está em franco desenvolvimento na Europa e é vista como uma alternativa sustentável de agricultura urbana.

Usina Nuclear de Angra 3 e a Operação Lava Jato, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Apesar de toda a movimentação no cenário internacional acerca dos problemas e riscos de instalações nucleares, que ficou exacerbada após o desastre de Fukushima (11/3/2011), surpreende a posição das autoridades do Ministério de Minas e Energia, dos “lobistas” da área nuclear, das empreiteiras e fornecedoras de equipamentos, pois todos continuam insistindo na instalação de mais quatro usinas nucleares no país até 2030, sendo duas delas no Nordeste brasileiro. Além da construção de Angra 3 já aprovada.

Brasil registra número recorde de queimadas no início do ano, diz Inpe

O Brasil registrou nos dois primeiros meses deste ano 6.948 focos de incêndio. Trata-se do maior número de queimadas já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em janeiro e fevereiro desde 1999, quando os satélites começaram a captar os focos de calor pelo país ao longo de todo o ano.

Novo biovidro reduz risco de falhas em implantes de titânio

Pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um novo vidro com propriedades bioativas (biovidro) que, ao ser depositado sobre a superfície de implantes dentários e ortopédicos feitos de titânio, reduz o risco de falhas causadas por infecções bacterianas e acelera o processo de ligação dessas próteses metálicas com o tecido ósseo (osseointegração).
quinta-feira, 12 de março de 2015

A crise elétrica e a grande imprensa, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Sem dúvida é grave a situação do setor elétrico. E pode se tornar dramática se medidas urgentes não forem tomadas. Pode-se até repetir o desabastecimento ocorrido há 15 anos, por deliberada decisão política de não se fazer os investimentos necessários na geração, transmissão e distribuição de energia.

Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

Agentes ambientais da Superintendência do Ibama na Paraíba identificaram e embargaram 44 áreas que estavam sendo desmatadas ilegalmente, num total de 492 hectares, durante a primeira etapa da operação Mandacaru. A fiscalização foi durante o período de 21 de fevereiro a 09 de março último, e tinha por objetivo coibir o desmatamento ilegal e a exploração irregular de vegetação nativa no bioma Caatinga.

Campanha tenta reduzir o consumo de água em 7 milhões de litros diários em Araras/SP

Após cinco meses de racionamento, Araras realiza uma campanha para reduzir o consumo de água na cidade. De 32 milhões litros diários, a meta é atingir a marca de 25 milhões de litros por dia, 7 milhões economizados. De acordo com o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), a medida visa poupar as quatro represas que abastecem a cidade e assim, passar a depender apenas da água que vem do Rio Mogi Guaçu.

Guarapiranga vai a 71,6% e supera nível que tinha há um ano

O Sistema Guarapiranga, que abastece 5,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, alcançou nesta quarta-feira (11) o nível de 71,6% da capacidade e superou pela primeira vez em mais de um ano o nível que tinha 12 meses antes. No dia 11 de março de 2014, o nível era de 71,2%.

Companhia de Operações Ambientais vai conter desmatamento na Amazônia

Acordo assinado nesta quarta-feira (11) entre os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) prevê a criação e o aparelhamento da Companhia de Operações Ambientais, que usará efetivo da Força Nacional de Segurança para ações de combate ao desmatamento ilegal da Floresta Amazônica.
quarta-feira, 11 de março de 2015

25 gramas são o máximo de açúcar que se pode ingerir por dia

A inocente sobremesa depois do almoço já não é mais tão inocente assim. Diante dos comprovados prejuízos que o excesso de açúcar tem provocado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma nova diretriz: incentivar os países a reduzirem o consumo de açúcar para até 5% da dieta diária da população.

Nível do Sistema Cantareira sobe pela quarta vez e atinge 13,3% da capacidade

A redução na quantidade de água bombeada e a chuva acima da média estão ajudando a elevar o nível do Sistema Cantareira que na terça-feira (10) operou com 13,3% de sua capacidade. É a quarta alta seguida com um acréscimo de 0,4 ponto percentual em relação a segunda-feira (9). Desde o início de março choveu 100,5 milímetros (mm), representando 56,46% da média histórica para todo o mês (178 mm).

Agroecologia urbana promove alimentos mais nutritivos para a população

Produzir alimentos livres de insumos químicos e agrotóxicos e aproveitar os resíduos orgânicos para  servir como adubo são alguns dos objetivos da tecnologia social “Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano”, que será implementada em empreendimentos habitacionais populares do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU). A metodologia também pretende motivar os moradores a reutilizar recipientes antes descartados como lixo e incentivar a troca de saberes populares sobre produção de alimento.

Leis da oferta e procura, artigo de Roberto Naime

Brincando de forma quase jocosa, todos tem convicção e por isto se gera a situação cômica, de que não é possível revogar as leis naturais da oferta e da procura, da gravidade ou outras. Então isto justifica e determina o aprofundamento das notícias e a validação da reflexão que se propõe. Pode parecer excêntrica e complicada, mas não é. É apenas uma reflexão que faz sentido e se valida holisticamente dentro de uma interpretação maior de todos os fatos.

A luta pelo meio ambiente é política, não ideológica

Nos últimos anos, temos assistido a grandes retrocessos na política socioambiental brasileira. Aprovado há mais de dois anos com diversas concessões à bancada ruralista no Congresso Nacional, o novo Código Florestal (Lei 12.651/12) é o exemplo mais claro desse movimento que busca o enfraquecimento da legislação ambiental em prol de interesses de grupos pontuais.
terça-feira, 10 de março de 2015

Cachorro treinado detecta câncer de tireoide em urina humana

Um cachorro treinado por cientistas americanos foi capaz de detectar câncer de tireoide em pessoas não diagnosticadas, segundo um estudo apresentado na 97ª edição da reunião anual da Sociedade Endocrinologista dos Estados Unidos, realizada neste fim de semana em San Diego.

Unidades de conservação ajudam a preservar recursos hídricos

Criar e manter unidades de conservação (UCs) da natureza nas áreas urbanas pode ser uma resposta para a falta de água. A escassez está associada a vários fatores, como a carência de planejamento dos assentamentos urbanos, os equívocos no manejo do uso do mineral, a utilização de equipamentos urbanos de distribuição ineficientes e responsáveis por enormes desperdícios, e a pouca consciência do brasileiro em relação à escassez deste recurso.

Indústrias terão que diminuir em 30% captação de água na região de Jundiaí/SP

Toda vez que os rios estiverem com volume muito abaixo do normal, as indústrias da região de Jundiaí (SP) terão que diminuir em 30% a captação de água. Isso funciona para as empresas que utilizam água das bacias dos rios Piracicaba, Capiravi e Jundiaí. Na região, há mais de cinco milhões de pessoas, em 76 cidades do interior paulista.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros