Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Destinação incorreta de pneu e óleo pode contaminar água

Os pneus inservíveis, isto é aqueles que estão “carecas” ou sofreram algum tipo de dano que inviabiliza o uso com segurança, transformaram-se nos últimos anos em um grande passivo ambiental devido à irresponsabilidade de diversos agentes desta cadeia, que deixaram pneus em margens de rios, lagos, estradas, entre outros locais.

Quedas de árvores: o bem-estar sob risco nas cidades, artigo de Sérgio Brazolin

Verão é tempo de chuvas e ventos fortes! Não é novidade a suscetibilidade das árvores nessas condições climáticas. Prefeituras e concessionárias de energia elétrica têm que se preparar para evitar acidentes, que podem afetar o trânsito, os serviços de fornecimento de energia elétrica e causar danos às propriedades e, na pior situação, às pessoas.

É hora de poupar água… Mas só fechar a torneira não basta, artigo de Ricardo Granja

O Brasil acordou – muito tardiamente – para a questão da falta d’água. A preocupação começou a se intensificar em São Paulo, com o rápido esvaziamento de importantes reservatórios, e em poucos meses já se estendeu para os outros estados do Sudeste, que também se encontraram frágeis e despreparados para enfrentar estações mais secas. Outras regiões do país, momentaneamente, parecem estar em posição mais confortável, mas ninguém deve esperar para ver o pior acontecer.

Política de combate à desertificação volta ao Senado antes de virar lei

A Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca está prestes a se tornar lei. Em tramitação desde 2007, o Projeto de Lei (PL) 2447, que trata do assunto, foi aprovado na quarta-feira (25) na Câmara de Deputados. Devido às emendas, a matéria agora retorna ao Senado.

Chuvas ajudam a elevar pela 21ª vez nível do Cantareira

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, apresentou na quinta-feira (26) a 21ª alta consecutiva deste mês de fevereiro, ao passar de 10,8% para 11,1%. O volume de chuva sobre o manancial de quarta (25) para quinta-feira (26) foi 15,2 milímetros (mm). A dois dias de encerrar o mês, o acumulado está em 293 mm, acima da média histórica para esse período (199,1 mm).

Especialistas alertam para fim do período de chuvas no RJ

Apesar de o Rio de Janeiro não ter mais reservatórios que operam no volume morto, especialistas afirmam que a crise hídrica ainda não terminou. O principal alerta é sobre o fim do período de chuvas. Portanto, a partir de abril, o Rio Paraíba do Sul não terá a mesma facilidade para se abastecer com água da chuva.

Resíduos de melanina danificam DNA

Sob a ação da luz solar, o pigmento da pele, a melanina, pode se fragmentar e formar compostos químicos muito reativos que podem danificar a estrutura da molécula de DNA, mantida no núcleo das células, e facilitar o desenvolvimento de câncer de pele, de acordo com um estudo publicado na revista Science da semana de 20 de fevereiro.

Hora do Planeta terá crises hídrica e energética como temas centrais no Brasil

A organização ambientalista internacional WWF lançou nesta quarta-feira (25), em âmbito global, a Hora do Planeta 2015, que ocorrerá no dia 28 de março. Nesta data, pessoas, empresas e cidades devem apagar suas luzes por 60 minutos, como um alerta mundial contra o aquecimento global. Este é o sétimo ano consecutivo que a WWF promove a iniciativa para enfrentar as mudanças climáticas.

Cerca de 95% dos córregos de SP estão poluídos

A escassez de chuvas tem despertado a atenção para a necessidade de se encontrar fontes alternativas de abastecimento para a Grande São Paulo. Para muitos especialistas, a solução da crise hídrica, além de aumentar a capacidade dos reservatórios, seria fundamental o tratamento das águas de rios e córregos.

UE oferece reduzir 40% de suas emissões até 2030

O comissário europeu de Ação climática e Energia, Miguel Arias Cañete, anunciou nesta quarta-feira (25) que a União Europeia (UE) se oferecerá a reduzir em pelo menos 40% suas emissões até 2030 na cúpula climática da ONU de Paris, que será realizada no final do ano, na qual espera conseguir um acordo ambicioso.

Extremos climáticos devem ocorrer com mais frequência e intensidade em São Paulo

A variação climática observada na Região Metropolitana de São Paulo nos últimos anos – caracterizada por chuvas intensas concentradas em poucos dias, espaçadas entre longos períodos secos e quentes – deve se tornar tendência ou até mesmo agravar nas próximas décadas.

Preso o maior desmatador da Amazônia de todos os tempos

Ezequiel Antônio Castanha, o maior grileiro da BR 163, foi preso pelo Ibama no último sábado (21), em Itaituba, no Pará. A ação contou com a participação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça Federal de Itaituba por ação movida pelo Ministério Público do Pará.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Às agressões humanas, a Terra responde com flores

Mais que no âmago de uma crise de proporções planetárias, nos confrontamos hoje com um processo de irreversibilidade. A Terra nunca mais será a mesma. Ela foi transformada em sua base fisico-quimica-ecológica de forma tão profunda que acabou perdendo seu equilíbrio interno. Entrou num processo de caos, vale dizer, perdeu sua sustentabilidade e afetou a continuação do que, por milênios, vinha fazendo: produzindo e reproduzindo vida.

Cantareira sobe pela 19ª vez e recupera segunda cota do volume morto

Pela 19ª vez seguida, o nível do principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Cantareira, subiu. Na terça-feira (24), o percentual passou de 10,6% para 10,7%. O aumento recupera a segunda cota da reserva técnica, também conhecida como volume morto, registrada em 15 de novembro do ano passado, segundo informação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Software vai medir impacto da pressão humana em florestas inundáveis

O Instituto Mamirauá, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Universidade Federal do Pará lançaram um software para medir o impacto da pressão humana em florestas inundáveis. O Índice de Antropização de Florestas Inundáveis (IAFI), disponível para download no site do Instituto Mamirauá, resulta em um dado numérico obtido a partir da análise de 15 indicadores de pressão humana. Esse dado numérico poderá variar entre zero (áreas sem impacto) e um (áreas com muito impacto).
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

‘Aumento na produção agrícola mundial não é sinônimo de fim da fome’, afirma FAO

O modelo de produção agrícola predominante nos dias de hoje não é apropriado para responder aos desafios de segurança do século 21, disse o chefe da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nesta sexta-feira (20), em um Fórum Internacional na França. Para o brasileiro José Graziano da Silva, o mundo precisa de umnovo modelo mais sustentável, inclusivo e resiliente.

A crise da água e o Rio Grande do Sul, artigo de Antonio Silvio Hendges

Uma das notícias com mais repercussão nos últimos meses é a crise de abastecimento de água e a diminuição dos recursos hídricos necessários às diversas atividades humanas e econômicas na Região Sudeste, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, para onde está previsto nos próximos meses o colapso quase irreversível da disponibilidade deste recurso fundamental, inclusive com a possibilidade do êxodo de atividades econômicas e cidadãos para outras regiões e Estados do País.

Projeto vai plantar 60 mil mudas de árvores em Imperatriz/MA

Lançado no mês de janeiro, o projeto “Adote uma Árvore” da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) de Imperatriz já começa a dar frutos. Ao todo serão 60 mil novas árvores na cidade. Doze mil mudas já estão prontas para o plantio e 48 mil estão em processo cultivo no viveiro municipal.

Programa Produtor de Água começa a apresentar primeiros resultados

O governo federal, estimulado pelo grande sucesso das ações, estuda a melhor forma de ampliar o Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agencia Nacional de Águas (ANA). Hoje são 38 projetos em execução, abrangendo área de 400 mil hectares, dos quais 40 mil já recuperados. São mais de 1.200 produtores recebendo por serviços ambientais e uma população impactada de mais de 40 milhões.

Pesquisa da Ufes mostra como reduzir em 30% o consumo de água

Um levantamento feito em Vitória mostrou que o uso de hidrômetros individuais e descarga com caixa acoplada pode gerar uma economia de até 30% no consumo de água. A pesquisa feita pelo departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizou estudos em bairros da capital do estado. Os pesquisadores também concluíram que o reúso da água e a condição financeira dos moradores também interferem no consumo de água.

Game que ajuda no tratamento do Alzheimer é desenvolvido em Petrolina/PE

Estimular a concentração e a memória de pacientes com Alzheimer é a proposta de um jogo eletrônico, na forma de aplicativo, desenvolvido por uma terapeuta ocupacional de Petrolina, no Sertão pernambucano. O game é resultado da pesquisa de mestrado de Denise Cavalcanti, que foi defendida na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), e tem o diferencial de ser personalizável.

Plano de combater mosquitos com mosquitos transgênicos abre batalha na Flórida/EUA

Nesta pequena comunidade perto Key West, como tantas outras atormentadas por mosquitos na região de Flórida Keys, os moradores há muito tempo fizeram as pazes com o despejo de inseticidas por aviões ou por caminhões aspersores. Latas de Off são oferecidas em festas ao ar livre. As telas nas janelas são recebidas com alívio.

Despoluição da Baía de Guanabara chega a 49%, diz governador

O programa de despoluição da Baía de Guanabara para as Olimpíadas de 2016 já chegou a 49%, segundo o Governador Luiz Fernando Pezão. Ele afirma que irá contar com a compreensão do Comitê Olímpico Internacional, que está na cidade esta semana para encontros com os governos municipal e estadual, caso a meta de 80% da despoluição não seja atingida.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros