Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Racismo e “branquitude” na sociedade brasileira

O racismo é crime no Brasil, previsto pela Constituição Federal, nos termos do Artigo 5º, Inciso XLII. “A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”, diz o texto. No entanto, ao longo do ano passado, manifestações abertas de racismo multiplicaram-se nas redes sociais e nos espaços públicos, pondo em xeque a cômoda ideia da “democracia racial” brasileira. Esse racismo estava encoberto e veio à superfície? Ou foi acirrado recentemente?

Projeto que multa desperdício de água passa por comissão da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei 529/2014, que prevê multa de R$ 1 mil para quem usar água tratada da rede da Sabesp para lavar calçada ou carro. O texto ainda depende de aprovação em plenário em primeira e segunda votações antes de ir à sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).

Risco de falta de água e queimadas é iminente em Roraima, diz geólogo

Caso não se tomem medidas para a gestão dos recursos hídricos de Roraima, o estado corre o risco de falta de água e queimadas, segundo avaliou o geólogo Vladmir de Souza em entrevista à Rede Amazônica Roraima na terça-feira (3). Conforme o especialista, para evitar isso, as autoridades devem se atentar para a proteção das matas ciliares e bacias hidrográficas.

Secretaria estabelece embargo para exploração madeireira no Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou o calendário florestal para 2015 e até o final de abril diversos municípios do Pará deverão cumprir o embrago de exploração madeireira. Dependendo da região, o embargo será em diferentes períodos.

Minas Gerais inova e aposta na governança das águas

Em meio à maior crise hídrica do Brasil, responsável por submeter mais de dois milhões de moradores ao racionamento em São Paulo e deixar em alerta o Rio de Janeiro, Minas Gerais inova e será o primeiro estado em aplicar o conceito de governança em sua Política Estadual de Recursos Hídricos.

A água no mundo e sua escassez no Brasil

A atual situação de grave escassez de água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos obriga, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, acolitado por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Água: escassez em abundância no país

Falta d’água, racionamento, reservatório vazio, volume morto do Cantareira, racionamento… Essas foram às palavras mais ouvidas nos últimos dias, principalmente na maior metrópole do país, São Paulo. A sensação de pavor assola a população que já está vivendo racionamento de água. É a primeira vez que o Brasil se encontra nesse estado lastimável de falta de água.

ANA reduz saída de água de reservatórios do rio Paraíba do Sul e do rio São Francisco

A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução temporária, até o dia 28 de fevereiro, do limite mínimo de vazão à barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro, de 190 metros cúbicos por segundo em Santa Cecília para 140 metros cúbicos por segundo, devido à seca que atinge a Região Sudeste.

O licenciamento ambiental, artigo de Roberto Naime

O licenciamento ambiental é sem dúvida o mais importante instrumento a disposição da sociedade para viabilizar o desenvolvimento com proteção ambiental sadia que mantenha a qualidade de vida de todos e garanta a passagem a um estágio de desenvolvimento sustentável, que inclua eficiência econômica, equidade social e preservação ambiental.

Nível do Cantareira fica estável no início de fevereiro

O mês de fevereiro começou com chuvas fracas e moderadas sobre os mananciais de abastecimento da região metropolitana de São Paulo. No maior conjunto de reservatórios, o Sistema Cantareira, que enfrenta a pior situação hídrica em relação aos demais sistemas, o nível de armazenamento foi mantido em 5% depois de ter caído 0,1 ponto percentual de sábado para domingo.

Empresa alemã cria máquina que “faz chover” em locais secos

Uma das grandes preocupações da humanidade atualmente é a crise da água, recurso cada vez mais escasso no mundo, e que hoje atinge até o sudeste brasileiro – e não apenas o nordeste. Ao pensar nisso, a fundação alemã Desert Greening criou um dispositivo que leva chuva a locais secos. Semelhante aos para-raios, o sistema atrai nuvens e chuvas em um raio de aproximadamente 200 km².

Especialistas alertam para condição de hidrelétricas em duas regiões do país

O diretor do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), Luiz Pinguelli Rosa, avaliou que se não chover em quantidade satisfatória, algumas hidrelétricas que geram energia para as regiões Sudeste e Centro-Oeste só terão condições de operar por mais um mês. O alerta foi feito em carta que o diretor encaminhou ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e que inclui dados do estudo do diretor do Instituto de Desenvolvimento do Setor Energético (Ilumina), Roberto D’Araujo.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Galápagos sob nova ameaça com vazamento tóxico de navio encalhado

O arquipélago equatoriano de Galápagos, um dos ecossistemas mais frágeis do mundo e patrimônio da humanidade, enfrenta uma nova ameaça, provocada após o encalhe, na quarta-feira (28), de um navio, que já derramou substâncias tóxicas no mar.

Alckmin diz que governo ainda não definiu se haverá rodízio de água em São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse na sexta-feira (30) que o governo ainda não definiu se irá adotar um sistema de rodízio de abastecimento de água no estado, nem qual seria o esquema implantado. Segundo ele, por enquanto o governo trabalha com a redução da pressão de água à noite e com a oferta de bônus para quem consume menos água.

Cantareira fica estável e chuvas elevam nível do Guarapiranga

O nível do Sistema Cantareira continua em 5,1%, mesmo percentual registrado nos últimos cinco dias. Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que, de quinta para sexta-feira (30), não choveu no manancial. A pluviometria – volume de chuva que cai em uma região – acumulada no mês chega a 147,8 milímetros (mm). A média histórica para o período é 271,1mm.

Estiagem beneficia despoluição da Lagoa de Araruama, no RJ

A estiagem em uma época típica de chuvas está colaborando com a despoluição da Lagoa de Araruama, no interior do Rio, afirma um especialista. Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, comentarista de meio ambiente da Inter TV, a falta de chuvas faz com o que o sistema de captação de esgoto nas cidades da Região dos Lagos, que funciona em tempo seco, consiga tratar todo o esgoto que é captado.

Governo do RJ estuda dessalinizar água do mar para abastecimento

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e seu secretário de ambiente, André Corrêa, vão se reunir no dia de 10 fevereiro com técnicos de Israel e Espanha para discutir a dessalinização da água do mar para abastecimento do estado. A proposta seria uma alternativa para fornecer água à população devido à estiagem.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros