Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Brasil e Alemanha discutem projeto de energia heliotérmica

Energia heliotérmica ou energia solar térmica concentrada ou internacionalmente conhecido como CSP (ingl.: Concentrating Solar Power) é uma tecnologia de geração de energia elétrica renovável que transforma irradiação solar direta em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica. Através da concentração dos raios solares diretos, temperaturas acima de 1000°C podem ser atingidos. Fonte: Wikipedia

O Pico dos Combustíveis Fósseis deve acontecer antes do esgotamento das reservas, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A humanidade está em uma encruzilhada, pois necessita cada vez mais de energia para tocar sua incessante máquina de produção, transporte e consumo, mas caso utilize todas as reservas de combustíveis fósseis conhecidas e com viabilidade econômica vai emitir mais gases de efeito estufa (GEE) e provocar um aquecimento global acima dos 2º graus em relação ao período pré-industrial, limite considerado minimamente seguro.

SOS Mata Atlântica recebe propostas para restauração florestal no Sistema Cantareira

Com a seca no Sudeste, a prioridade do momento é conservar e proteger os recursos hídricos. Pensando nisso, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou edital que seleciona áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica na região do Sistema Cantareira, em São Paulo.

Computadores quânticos podem revolucionar teoria da informação

A perspectiva dos computadores quânticos, com capacidade de processamento muito superior aos atuais, tem levado ao aprimoramento de uma das áreas mais versáteis da ciência, com aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento: a teoria da informação. Para discutir essa e outras perspectivas, o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou, de 19 a 30 de janeiro, a SPCoding School.

Governo do Rio garante que Baía de Guanabara estará limpa para Jogos Olímpicos

O secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola, afirmou na quinta-feira (29) que o Rio de Janeiro cumprirá o compromisso com o Comitê Olímpico Internacional, de sanear 80% da Baía de Guanabara até a disputa dos Jogos, no próximo ano. De acordo com o secretário, o acordo não prevê a “limpeza” de 80% da baía, mas o tratamento de 80% do esgoto que é despejado nela.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Crise energética. Governo federal segue amarrado aos velhos modelos de geração de energia. Entrevista com Telma Monteiro

“O mundo já saiu na frente, buscando as alternativas para a questão da diversificação de fontes genuinamente limpas para gerar energia elétrica. E o Brasil? Não saiu do lugar”, diz a especialista.

Oferta de produtos agroflorestais é ampliada com alimentos processados

Os alimentos ecológicos advindos das agroflorestas recebem um incremento. Trata-se da Agroindústria Frutos da Vida, iniciativa coletiva da Cooperafloresta(Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo/SP e Adrianópolis/PR), que está processando produtos advindos das agroflorestas para compor o cardápio dos brasileiros.  A iniciativa está sendo apoiada pelo Projeto Agroflorestar, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

As polêmicas da avaliação de impactos ambientais, artigo de Roberto Naime

Sempre que realizamos estudos ambientais sistêmicos, procuramos entender todas as relações envolvidas, propriedades emergentes e resultantes possíveis. No entanto, não existem métodos perfeitos de avaliação de impacto ambiental, nem os métodos são perfeitos e nem as pessoas que operam estes métodos são perfeitas, portanto sempre temos que ter a humildade de reconhecer possíveis erros ou carências dos trabalhos.

Desidratação é um dos principais riscos do verão, alerta cardiologista

O calor intenso registrado na maior parte do país, com sensação términa superior a 40 graus Celsius no Rio de Janeiro, nas últimas semanas, é um alerta para o perigo da desidratação nesta época do ano, disse na terça-feira (27) à Agência Brasil o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Cláudio Tinoco.

Poluição pode deixar ursos polares impotentes

Poluentes químicos estão enfraquecendo o osso dos pênis de ursos polares, o que pode resultar em impotência na hora do acasalamento do animal. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, em um estudo publicado na revista Environmental Research.

Planta da Serra da Mantiqueira tem composto com ação anti-inflamatória

Pesquisadores do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) isolaram e caracterizaram um composto bioativo de uma planta encontrada na região da Serra da Mantiqueira que tem propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antiparasitária.

‘A Funai está sendo desvalorizada e sua autonomia totalmente desconsiderada’, diz ex-presidente

Na primeira entrevista desde que deixou o cargo, Maria Augusta Assirati fala sobre a interferência política no órgão indigenista, liderada pela Casa Civil e pelo Ministério da Justiça. E revela a manobra do governo para licenciar a usina de São Luiz do Tapajós

Como aproveitar o lixo orgânico?

Você sabia que o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de lixo por dia? E que menos da metade, 13%, é reciclado ou aproveitado como lixo orgânico? Preocupados com essas informações do Ministério do Meio Ambiente, resolvemos dividir com você uma dica de como aproveitar o lixo orgânico por meio da compostagem.

Crise hídrica está 25% pior do que a maior seca registrada no Paraíba do Sul

Com o nível dos reservatórios em queda a cada dia, o efeito da estiagem no Rio Paraíba do Sul é o pior já registrado. De acordo com o diretor executivo do Comitê Guandu, Julio Cesar Antunes, que participou na terça-feira (27) da reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento de Operações Hidráulicas, a situação está 25% pior do que ficou na maior seca registrada até então.

Sabesp pode adotar rodízio de 5 dias sem água por semana, diz diretor

A Sabesp pode adotar rodízio de cinco dias sem água por semana se o volume de chuvas não aumentar no Sistema Cantareira, afirmou o diretor metropolitano da companhia, Paulo Massato Yoshimoto, em visita a Suzano, ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A medida seria adotada em situação extrema.

Nariz eletrônico identifica madeiras e pode ajudar no combate à extração ilegal

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) construíram “narizes eletrônicos” capazes de identificar e classificar – pelo odor – diferentes tipos de madeira e de plásticos e de detectar precocemente a contaminação de laranja por fungos.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pesquisa inédita na América Latina busca baratear tratamento de água

Um professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo uma pesquisa inédita na América Latina para a dessalinização da água. Estudos baseados na ‘deionização capacitiva’ já existem nos Estados Unidos e na Europa, mas são uma novidade por aqui, onde a intenção é desenvolver um processo mais barato para a transformação da água salobra em potável, auxiliando regiões como o semiárido nordestino.

Nível baixo dos reservatórios leva segunda hidrelétrica a parar

A Usina de Santa Branca, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, pertencente à Light, fornecedora do Rio de Janeiro, chegou ao nível do volume morto e parou de gerar eletricidade no domingo (25), de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). É a segunda usina hidrelétrica integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN) que parou de funcionar por falta d’água.

Sobre os métodos de avaliação de impactos ambientais, artigo de Roberto Naime

Os métodos de avaliação de impactos ambientais foram desenvolvidos a partir de meados do século passado e hoje tem uma metodologia internacionalmente aceita. BISSET em 1982 (Methods for EIA, a selective survey with case studies) explicita o que são métodos de avaliação de impactos ambientais: “são os mecanismos estruturados para coletar, analisar, comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta”.

Aberta consulta pública para aperfeiçoar plano de agricultura de baixo carbono

O Observatório ABC, iniciativa lançada em 2013 para envolver a sociedade brasileira no debate sobre a agricultura de baixo carbono, iniciou ontem (26), em Belém, no Pará, uma consulta pública para receber sugestões para o aperfeiçoamento do plano de agricultura de baixo carbono do governo federal, conhecido como Plano ABC.

O calor e a seca que continuará: que fazer? artigo de Washington Novaes

“Se o Brasil tivesse cumprido o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, aprovado em 2009, dizem os estudos, estaríamos chegando já em 2015 ao desejado desmatamento zero. Mas, como diz o dirigente do Instituto SocioAmbiental, Beto Ricardo, todos os projetos multilaterais para a Amazônia são “ridículos'”, escreve Washington Novaes, jornalista, em artigo publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo e reproduzido pelo sítio Comissão Pastoral da Terra, 23-01-2015.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Mutirão contra dengue recolhe mais de 10 toneladas de lixo em Iperó/SP

A região de Sorocaba (SP) está em mobilização contra a dengue. Neste fim de semana, um mutirão realizado em Iperó (SP) retirou mais de 10 toneladas de lixo das ruas do bairro. A ação contou com várias equipes da Secretaria da Saúde, que percorreram as ruas do bairro de George Oetterer para eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença.

RN tenta superar obstáculos para explorar potencial da energia eólica

Posicionado na chamada “esquina do continente”, o Rio Grande do Norte é responsável pela maior produção de energia eólica do Brasil, pouco mais de 30% do total, mas ainda patina nas tentativas de aproveitar todo o seu potencial e colocar a eletricidade gerada a partir dos ventos como alternativa real no país – uma oportunidade reforçada após o apagão da última semana.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros