Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pesquisa feita no Rio Tietê revela técnica para despoluição de águas contaminadas

Resultados de pesquisa iniciada em 2013 pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) revelam a possibilidade de aplicação de medidas visando a despoluição de águas contaminadas por metais pesados e agroquímicos.

TTIP, tirem as mãos da comida! artigo de Esther Vivas

Uma ameaça paira sobre as políticas agroalimentares na Europa. Trata-se do Tratado de Livre Comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia, mais conhecido como TTIP, a sua sigla em inglês, a longa sombra do agronegócio que se estende do campo ao prato. Como vampiros em busca de sangue, as multinacionais do setor esperam lucrar, e muito, com estas novas medidas de liberalização comercial.

Observações sobre os estudo de impacto ambiental e relatórios de impacto ambiental (EIA-RIMA), artigo de Roberto Naime

As práticas de elaboração de estudos de impacto ambiental evoluíram a partir de práticas americanas e europeias e foram regulamentados no Brasil pela Resolução 001/86 de 23 de janeiro de 1.986 pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

EUA anunciam medidas para reduzir emissões de metano em até 45%

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (14), no âmbito da luta contra as alterações climáticas, um conjunto de medidas que visam a reduzir as emissões de metano, que representam perto de 10% dos gases de efeito estufa emitidos pelos Estados Unidos. O objetivo traçado pela administração norte-americana é reduzir as emissões de metano, ligadas à exploração e à distribuição de gás e de petróleo, entre 40% e 45% até 2025, em relação aos índices de 2012.

Ministra diz que licenciamento de garimpos ajuda a combater desmatamentos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reafirmou na quarta-feira (14) a necessidade de o governo federal apoiar os estados no licenciamento para a regularização ambiental de garimpos “e separar aquilo que é efetivamente ilegal, sem esquecer que as atividades ilegais financiam o desmatamento na Amazônia”. Segundo ela, esse problema está sendo investigado pelo sistema de inteligência da Polícia Federal.

Escócia começa a construir maior usina de energia das marés do mundo

O condado de Caithness, no litoral nordeste da Escócia, está prestes a ganhar uma estrutura no fundo do mar que vai gerar energia suficiente para abastecer 175 mil casas. Trata-se da MeyGen, a maior usina de energia das marés do mundo, com potencial total de 400 MW, que começará a ser construída este mês.

Izabella Teixeira elogia modelo fluminense de recuperação da Mata Atlântica

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, disse na quarta-feira (14), na posse do novo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, que o Rio de Janeiro tem uma política bem sucedida de recuperação da Mata Atlântica, e adiantou a ideia, já acordada com o secretário, de discutir a questão de desmatamento zero na Mata Atlântica.

Estudo encontra relação entre receptor celular e sepse

Experimentos realizados na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), sugerem haver uma correlação entre a gravidade dos casos de sepse e a expressão de um receptor celular conhecido como aril hidrocarboneto (Ahr, na sigla em inglês).

Manejo inadequado contribui para a queda de árvores em SP, diz especialista

A cidade de São Paulo registrou, nos últimos 15 dias, pelo menos 760 quedas de árvores, segundo balanço da prefeitura. Com as tempestades de verão, as árvores fragilizadas por terem sido plantadas em lugares inadequados, recebido poda errada ou por apresentarem apodrecimento acabam não resistindo.

Cerveja de ‘testículos de baleia defumados’ é vendida na Islândia

Uma pequena cervejaria da Islândia anunciou uma nova cerveja aromatizada com “testículos de baleia defumados”. A cerveja Hvalu 2, fabricada pela cervejaria Stedji, está sendo vendida por tempo limitado para marcar o mês de Thorri, que corresponde à metade do inverno no país, segundo o site Visir.

Ativistas dos EUA colocam em xeque técnica de fratura para extrair gás

O uso do “fracking” (tecnologia de fratura hidráulica) no Golfo do México está sob os olhares de organizações ambientalistas dos Estados Unidos, que denunciaram o governo por não informá-las sobre as atividades que as empresas petrolíferas realizam na região para extrair gás e petróleo.

Plataforma EducaRES reúne experiências em resíduos sólidos

Mais de 150 experiências sobre educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos estão disponíveis na plataforma virtual EducaRES. Essa nova ferramenta digital tem o objetivo de divulgar ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral, a oportunidade de buscar boas iniciativas de todas as regiões do país.

Alterações das precipitações e mau uso dos aquíferos estão entre os fatores da escassez de água em parte do país

A Amazônia não é apenas a maior floresta tropical que restou no mundo. Esse sem-fim de verde entrecortado por rios serpenteantes de tamanhos e cores variados também não se limita a ser a morada de uma incrível diversidade de animais e plantas.
terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mexicano cria máquina que recicla plástico sem usar água

Os processos tradicionais de reciclagem de plástico necessitam de muita água, para que o material seja transformado em grânulos reciclados. No entanto, uma máquina criada pelo mexicano Marco Adame promete oferecer o mesmo resultado, mas sem a necessidade de usar água no processo.

Falta de água força 36 milhões de latino-americanos a escolher entre necessidades básicas

O alerta é do Banco Mundial, que acrescenta que, com as mudanças climáticas, o problema da falta de chuvas – e de abastecimento – tende a piorar nas regiões mais áridas do mundo. Projetos de cooperação buscam soluções no tema.

A resiliência ambiental, artigo de Roberto Naime

Os ecossistemas naturais tornam-se degradados quando perdem sua capacidade de recuperação natural após distúrbio ou seja, perdem sua resiliência. Para entender de uma forma simples o que é resiliência vamos imaginar uma borrachinha de banco, destas de guardar dinheiro. Enquanto tu não rebenta a borrachinha, a gente puxa a borrachinha, ela cede bastante porque é elástica, mas volta ao normal inicial. Até que a gente rebenta a borrachinha. Aí ela não volta mais ao normal, sofre o que se chama ruptura.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Vídeo mostra como fazer adubo orgânico 100% vegetal

Os adubos orgânicos, em sua maioria, utilizam esterco bovino e cama de aviário que, além de difícil obtenção e custo elevado, podem apresentar problemas de contaminação química e biológica. Mas a Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) desenvolveu uma tecnologia para produção de adubos e substratos orgânicos de origem 100% vegetal. E esta tecnologia já está ao alcance dos produtores de todas as regiões do País por meio do vídeo “Composto 100% vegetal”.

Licença de hidrelétrica de Santo Antônio pode ser suspensa

A hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, pode ter a licença de operação suspensa. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual entraram com pedido liminar para que a empresa Santo Antônio Energia cumpra o programa de remanejamento da população atingida pela construção da usina no Reassentamento Santa Rita.

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem plástico filme comestível

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram um plástico filme comestível que pode ser produzido a partir de alimentos como espinafre, mamão, goiaba e tomate. As características do produto (resistência, textura e capacidade de proteção), no entanto, são muito similares às de um papel-filme convencional.

Novo presidente da Sabesp admite que crise hídrica pode piorar

Ao tomar posse, no início da tarde de sexta-feira (9), o novo presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Jerson Kelman, disse que a crise hídrica que atinge o estado pode se agravar nos próximos meses. “Seria irresponsabilidade, no quadro em que estamos hoje, 9 de janeiro, olhar para a frente com otimismo. Temos que estar preparados para o pior”, destacou Kelman.

Testes finais de vacina contra Ebola terão inicio em janeiro ou fevereiro

O estágio final de testes de vacinas experimentais contra o Ebola terá início em janeiro ou fevereiro nos países da África Ocidental mais afetados pelo vírus, enquanto cientistas e fabricantes de medicamentos correm para segurar o contágio da doença, informou nesta quinta-feira (8) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Software identifica expressões de dor em recém-nascidos

Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolveram um software que detecta expressões faciais relacionadas à sensação de dor em recém-nascidos, que poderá auxiliar no cuidado com os bebês, possibilitando intervenções mais ágeis e precisas.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros