Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

São Paulo terá novo modelo de sacola de supermercado a partir de fevereiro

Os estabelecimentos comerciais da capital paulista têm até o dia 5 de fevereiro para adaptar-se ao novo modelo de sacola padronizada, previsto no Decreto 55.827, publicado na quarta-feira (7) no Diário Oficial do município. As novas regras regulamentam a Lei 15.374 de 2011, que proíbe a distribuição gratuita ou a venda das tradicionais embalagens plásticas no comércio.

Sancionada lei que exige eclusa em rios para corrigir desnível causado por barragem

A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que obriga a construção de eclusas junto a hidrelétricas em rios de potencial energético (Lei 13.081/15). As eclusas corrigem o desnível causado pela barragem das hidrelétricas e restabelecem a navegação dos rios.

Sistema Cantareira tem nova queda e chega a 6,9% da capacidade

O volume do Sistema Cantareira voltou a cair na terça-feira (6). Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os reservatórios estão com 6,9% da capacidade. Na segunda-feira (5), o nível era 7%. O sistema é o principal manancial usado no abastecimento da capital paulista. Nos primeiros seis dias do mês foram registrados 15 milímetros (mm) de chuva nas cabeceiras do sistema. A média histórica do mês é 271,1mm.

Nova família de animais marinhos é descoberta no litoral paulista

Pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Smithsonian Marine Station, nos Estados Unidos, descobriram 12 espécies de briozoários (animais invertebrados marinhos que vivem incrustados em substratos, como rochas e algas) na baía do Araçá, situada entre Ilhabela e São Sebastião, no litoral paulista.

Modelo teórico permite prever o desempenho de células de combustíveis

A lenta deterioração dos catalisadores, que ocorre à medida que a superfície do equipamento é recoberta por uma pátina de óxidos, representa um fator crítico em células de combustíveis – que convertem energia química em energia elétrica e são utilizadas, por exemplo, na propulsão de veículos.

Vegetação na Europa absorve mais CO2 do que era esperado inicialmente

A vegetação na Europa absorve um volume anual de dióxido de carbono (CO2) duas vezes maior do que se esperava inicialmente, segundo um estudo elaborado a partir de informações obtidas por satélites e divulgadas nesta segunda-feira (5) pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Obesidade não significa estar mal de saúde

Pesquisadores da Washington University School of Medicine de St Louis, no Missouri, incentivaram 20 pessoas obesas a comer mais durante vários meses e descobriram que parte do grupo manteve um bom estado de saúde, apesar de ter engordado, revela nesta sexta-feira o Journal of Clinical Investigation.

Cantareira mantém nível de água em 7,1% há três dias, diz Sabesp

O nível dos seis reservatórios que formam o Sistema Cantareira, principal manancial da região metropolitana de São Paulo, manteve-se no domingo (4) em 7,1%, a mesmo patamar registrado desde o dia 2 de janeiro, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Até a manhã deste domingo, a Sabesp marcava 6,7 milímetros (mm) de chuva no Cantareira. A última queda registrada no sistema foi 0,1 ponto percentual no dia 1º de janeiro.

Sensor para medição em reservatórios de petróleo é desenvolvido por pesquisadores

O petróleo extraído de poços terrestres e marítimos é composto por diferentes concentrações de gás, óleo, água e detritos, como areia, além de outros sedimentos. A fim de possibilitar a separação desses materiais não misturáveis (miscíveis), o petróleo extraído dos poços é armazenado em tanques nas refinarias para que ocorra a decantação fracionada, em que os materiais que compõem o líquido oleoso se acomodam em camadas estratificadas e sobrepostas.

E o “verde”, como fica?

Nesta entrevista exclusiva, Izabella Teixeira revela em que momento foi chamada para permanecer no Ministério do Meio Ambiente, quais as prioridades acertadas com a presidente Dilma para os próximos quatro anos, suas expectativas em relação aos novos colegas de primeiro escalão – especialmente Kátia Abreu e Aldo Rebelo – e como vem recebendo as críticas dirigidas a ela pelo movimento ambientalista.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros