Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Semente de feijão resistente a aquecimento global é produzida em El Salvador

Uma nova variedade de sementes de feijão vermelho resistentes à seca e às pragas foi apresentada nesta quinta-feira em El Salvador para mitigar o impacto das alterações climáticas, que este ano causaram perdas de 100 milhões de dólares.


A semente desenvolvida pelo Centro Nacional de Tecnologia Agropecuária (Centa) representa “novas opções para melhorar a produção e enfrentar os efeitos do aquecimento global”, declarou o presidente do país centro-americano, Salvador Sánchez Cerén, durante ato de apresentação numa fazenda de Quezaltepeque, 35 km ao norte da capital.

A semente de feijão foi denominada EAC, pelas iniciais do proprietário de terras Enrique Álvarez Córdova, que após entregar sua fazenda a agricultores pobres, foi assassinado por esquadrões da morte ultradireitistas em 1980.

O feijão e o milho são os grãos básicos na dieta salvadorenha.

A nova variedade, segundo técnicos do Centa, ode ser cultivada entre 50 e 800 metros de altura, e produz entre 35 e 46 fangas por 0,7 hectare.

O feijão, desenvolvido em experimentos realizados durante cinco anos nos laboratórios do Centa, tem maior resistência à seca, às elevadas temperaturas e às intensas chuvas que ocorrem em decorrência das mudanças climáticas registradas ultimamente.

Outra novidade destacada pelo presidente salvadorenho é que o feijão EAC “é resistente às doenças e, com isso, os produtores poderão reduzir o uso de agroquímicos”.

No ano que está por acabar, o ministério da Agricultura informou que a seca deixou prejuízos de quase 100 milhões de dólares na colheita de milho e feijão durante os meses de junho e julho em El Salvador.

A seca, produto do fenômeno El Niño, atingiu 104 dos 262 municípios do país e afetou 102.609 agricultores.

Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros