Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Relatório aponta aponta desafios e mudanças globais

O Projeto Millennium e o Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) da PUC-SP lançam, dia 28 de outubro, em São Paulo, nova edição do relatório global “O Estado do Futuro 2015/16”, considerado o mais importante estudo sobre o futuro do mundo, com a análise de 15 desafios globais.


O novo relatório traz as tendências mundiais com base em 28 indicadores de progresso e de retrocesso; novos insights sobre 15 desafios globais; impactos da inteligência artificial, a biologia sintética, a nanotecnologia e outras tecnologias avançadas que irão impactar o emprego nos próximos 35 anos; A mudança econômica será inevitável em 2050. “Este relatório mundial acumula mais dados, informação, inteligência e sabedoria sobre o futuro do mundo como nunca visto antes, tudo organizado em um só relatório “, diz Jerome Glenn, CEO do Projeto Millennium e principal autor do relatório. “Deve ser lido aos poucos e mantido em sua mesa como uma referência.” O sumário executivo está disponível na Internet em vários idiomas.

Esta é a 18ª avaliação global sobre o futuro previsível. Destila grande parte da pesquisa de organizações da ONU, governos, think-thanks, e insights de pensadores e lideranças ao redor do mundo. Este relatório de 300 páginas inclui mais de 50 tabelas e gráficos.

“Funciona como uma bússola para tomada de decisões”. que o cidadão mundial educado deve saber”, diz Rosa Alegria, Diretora do Projeto Millennium no Brasil e Vice-Presidente do NEF Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP. Desde 1997, cada “Estado do Futuro” baseia-se na última edição, gerando uma avaliação cumulativa e única sobre o futuro do mundo.

Algumas das descobertas-chave:

• O conceito de trabalho vai mudar ao longo da próxima geração ou duas; nesse contexto, líderes globais estão divididos sobre as melhores políticas que permitam uma transição suave.

• Em 2050, serão necessários novos sistemas de alimentação, água, energia, educação, saúde, economia e governança global para evitar desastres ambientais e humanos de grande dimensão.

• A segurança ambiental deve ser o foco de metas conjuntas para construir confiança estratégica entre os EUA e a China.

• O Índice do Estado do Futuro (IEF) de 2015 mostra uma melhora lenta, mas fortes avanços no bem-estar humano em geral, ao longo dos últimos 20 anos e nos próximos 10 anos, mas às custas do meio ambiente e com o agravamento da violência, do terrorismo, da corrupção, do crime organizado e da desigualdade econômica entre o países.

• O futuro pode ser muito melhor do que pensa a maioria dos pessimistas, mas também poderá ser muito pior do os otimistas estão dispostos a explorar.

• A humanidade tem os recursos para enfrentar seus desafios globais, mas não está claro que um conjunto integrado de estratégias globais e locais serão implementados em conjunto, em tempo suficiente e na escala necessária para construir um futuro melhor.

O Projeto Millennium é um think tank participativo global conectando 56 países ao redor do mundo que identificam importantes desafios e estratégias de longo alcance, e conduzem estudos prospectivos, workshops, simpósios e programas de formação avançados. Sua missão é aprimorar o pensamento sobre o futuro e disponibilizar através de uma série de meios e canais, o conhecimento acumulado sobre o futuro para que lideranças em todos os níveis tomem decisões mais acertadas. Também produz os relatórios anuais “O Estado do Futuro”, a série “Metodologias Prospectivas”, o Sistema de Inteligência Prospectiva Global (GFIS – Global Foresight Intelligence System), e diversos estudos especiais. Mais de 4.500 futuristas, acadêmicos, planejadores, empresários, educadores, agentes sociais, políticos, lideranças de organizações internacionais, entre outros atores, têm participado das pesquisas do Projeto Millennium o qual foi selecionado entre os 10 mais importantes grupos de geração de ideias e novos paradigmas pelo Indice dos Think Thanks (Go To Think Thank Index 2013 e 2014) da Universidade da Pensilvânia e laureado em 2012 pela Computer World pelas contribuições a sistemas de inteligência coletiva.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros