Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Fogo destrói 25% dos 4 mil hectares no Parque da Serra do Rola Moça/MG

Os focos de incêndio que atingiram o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte, por seis dias da última semana, destruíram mil dos quatro mil hectares da unidade de conservação.
A área corresponde a cerca de mil campos de futebol e 25% da dimensão do parque. O dado foi divulgado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais e confirmado pelo subgerente, Lauro Tuller, nesta terça-feira (20).

Segundo Tuller, o incêndio começou na última terça-feira (13), mas foi divulgado na quarta (14). O fogo só foi controlado no domingo (18). Focos atingiram as áreas conhecidas como Mirante das Três Pedras e mananciais do Barreiro e Pitangueiras, na Região do Barreiro. Em um único dia, o combate chegou a envolver 179 pessoas.

A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso. No sábado (17), o gerente-geral do parque informou que um homem foi visto colocando fogo na vegetação. A ação foi presenciada por um funcionário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Quando os seguranças do parque chegaram ao local, o suspeito havia fugido. Nesta terça-feira, Tuller também disse que o suspeito foi visto colocando fogo em vários pontos.

Em todo o estado, a destruição causada pelos incêndios gera preocupação e, devido à grande incidência, o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência. A medida vale por 90 dias e serve para agilizar os procedimentos de combate.

Na segunda-feira (19), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), liberou R$ 8 milhões para combater os incêndios no estado. O dinheiro será usado na compra de equipamentos, no pagamento do aluguel de aviões e em outras ações emergenciais. A ação é imediata e há projeto de ações a longo prazo. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros