Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dalai Lama mostra preocupação com efeitos do aquecimento global no Tibete

O Dalai Lama lançou nesta terça-feira um apelo em favor da proteção do Tibete frente ao aquecimento global, considerando que se trata de um assunto crucial para todo o planeta.


“O planeta é nossa única casa e o Tibete é o nosso teto. É o terceiro polo, tão vital quando o Ártico ou a Antártida”, disse o líder espiritual dos tibetanos.

“O planalto tibetano deve ser protegido, não somente pelos tibetanos, mas também pelo bem do meio ambiente e a permanência do mundo inteiro”, completou.

O planalto tibetano, o mais alto do mundo, contém as duas maiores geleiras da Terra, depois dos polos norte e sul, e por isso é chamado de “terceiro polo”.

O aquecimento global desta planície acontece duas vezes mais rápido do que o previsto para o resto do mundo, causando o degelo de milhares de geleiras que alimentam sete grandes rios que atravessam a Índia, Bangladesh, China e a parte sudeste da Ásia.

A China, que governa o Tibete desde o envio de suas tropas, em 1951, se comprometeu em reduzir suas emissões de gás do efeito estufa a partir de 2030.

Para os dirigentes tibetanos, a proteção da região do Himalaia deve estar no centro das negociações sobre as mudanças climáticas previstas em Paris a partir do próximo dia 30 de novembro.

“Os tibetanos têm direito a dizer o que se passa em sua terra”, disse Lobsang Sangay, chefe de governo tibetano exilado em em Dharamsala, Índia. 

Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros