Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cientistas preveem aumento do nível do mar em 2020

Cientistas reunidos na Fiocruz, no Rio de Janeiro, apresentaram os primeiros resultados de um estudo internacional que mostra o impacto das mudanças climáticas nas cidades nas próximas décadas.


O relatório completo vai ser divulgado em dezembro em Paris, na Cop 21 – uma das principais conferências mundiais sobre o assunto.

A previsão do tempo para as próximas décadas se resume a uma palavra: mudança. Já pensou no nível do mar no Rio de Janeiro até 14 centímetros mais alto? Esse é o cenário que os cientistas projetam para daqui a pouco: por volta de 2020.

E São Paulo? A cidade vai enfrentar mais chuvas, e também épocas de mais seca. São algumas das conclusões de um estudo feito pela rede de pesquisas sobre mudanças climáticas urbanas, divulgadas nesta terça-feira (13) no Rio.

O vídeo mostra uma praça às margens da Baía de Guanabara. Imagine se o nível do mar sobe demais, ou se faz tanto calor que não dá nem pra passear ao livre por ali? Pois as mudanças climáticas afetam não só a estrutura das cidades como o dia a dia das pessoas. É por isso que quando se trata de clima, os cientistas querem prever o futuro pra que as cidades e as pessoas possam se planejar para as mudanças que vêm por aí.

Por volta de 2080, o nível do mar pode se elevar em até 82 centímetros no Rio de Janeiro. Se
E as cidades vão esquentar: em 2080, a temperatura no Rio pode subir até 3,4°C. Em São Paulo, quase 4°C.

E o calorão, segundo uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, trás desafios para a saúde pública, pode causar stress pro organismo principalmente dos mais velhos, que vão ter mais dificuldades de respirar.

“Nós não começamos, ainda, a agir como deveríamos. Temos que começar rápido”, alertou Martha Barata pesquisadora da Fiocruz. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros