Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cientistas criam prótese de pé que recicla energia

O pé artificial facilitará a caminhada de pessoas que sofreram amputação, reduzindo a energia gasta por elas em cada passo

Pesquisadores da Universidade de Michigan criaram um pé artificial que deixará mais confortável o andar de pessoas amputadas. A prótese recicla a energia desperdiçada em uma passada e a usa para ativar um motor que exerce força similar a de um tornozelo humano.

As próteses comercializadas até hoje não reproduzem a força tipo “mola” que o tornozelo desempenha para empurrar o corpo à frente. Assim, seus usuários têm um gasto adicional de 23% de energia, o que equivale à experiência de uma pessoa normal carregando um peso extra de mais de dez quilos.

A solução encontrada foi empregar a mesma tecnologia usada nos freios de veículos híbridos e elétricos, o Kinetic Energy Recovery System, ou sistema de recuperação de energia cinética. A técnica aproveita a energia gasta na frenagem, gerando energia para auxiliar a mover o carro posteriormente.

Os testes mostraram que a nova prótese conseguiu reduzir para 14% a energia gasta pelo usuário em cada passo. E, como recicla a energia, o pé artificial usa apenas 1 Watt de eletricidade a partir de uma pequena bateria portátil - grande diferencial entre outras próteses que usam o efeito de mola, mas que têm baterias e motores grandes.

Segundo os pesquisadores, o novo modelo deverá estar no mercado até o final de 2010. Assita a vídeo feito pelo site Endgadget para vê-lo em funcionamento:

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros