Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Fernando Meirelles afirma que tema ambiental está “desgastado”

O cineasta Fernando Meirelles disse na quinta-feira (24) que o debate sobre a questão climática e ambiental está “desgastado” devido ao enfoque que recebeu nos últimos anos.


“O tema ficou um pouco desgastado, lembro de quando começaram as primeiras campanhas pelo mico leão dourado, ’salve as baleias’, mas o negócio foi crescendo tanto que só isso não atrai mais (o público)”, declarou.

O diretor fez estas declarações ao falar sobre seu novo trabalho, uma série que será produzida pela “BBC” na qual abordará a questão ambiental, durante sua participação VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado em Curitiba pela Fundação O Boticário.

De acordo com Meirelles, este novo trabalho, que será gravado em vários lugares do mundo, será realizado levando em conta esta situação de desgaste e abordará o tema de um ponto de vista menos “chato”, usando o formato de um thriller de suspense.

Meirelles, que é um dos diretores brasileiros de maior repercussão internacional graças a filmes como “O jardineiro fiel” e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008), é também um dos responsáveis pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecerá no estádio Maracanã em 5 de agosto de 2016.

Graças a esta reputação e a seu interesse em temas ambientais, o diretor recebeu um convite da emissora pública britânica para colaborar com eles e ele decidiu apresentar um projeto que tratará questões sobre a mudança climática.

Com roteiro do britânico Jack Thorne, está previsto que a série tenha seis episódios e comece a ser rodada no final de 2016.

Este é o segundo projeto deste tipo realizado pelo cineasta, que recentemente lançou no Brasil o documentário “A Lei da Água” (2015), que critica o Código Florestal aprovado no Brasil em 2012, por seu conceito de “desmatamento legal”.

“Estou querendo desesperadamente dizer: ‘Shell, pare de fazer prospecções de petróleo no Ártico’”, comentou Meirelles, que por outro lado reconheceu que se só atacasse à companhia petrolífera seu documentário “se transforma em jornalismo”.

De acordo com o brasileiro, neste caso, “o mercado não tem nenhum interesse; isto não é um tema comercialmente interessante”.

Por esse motivo, a série não será promovida como um trabalho sobre o aquecimento global, mas como “um thriller político, com ação e sequestros”, revelou Meirelles, ressaltando estar consciente que poucos filmes deste tipo fizeram sucesso.

“São raros os filmes sobre esse tema que deram certo. Mesmo quando eu propus essa história para a BBC e falei do tema, tive que fazer um pacote pra vender algo bacana”, concluiu. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros